A educação em seu sentido mais amplo, é o caminho direcionador para mudanças e conquistas nos diversos âmbitos da sociedade. Com o meio ambiente não é diferente, a educação ambiental é fundamental para que haja conscientização e sensibilização da população de forma a evitar o descarte inadequado de resíduos sólidos, incentivando o reaproveitamento e minimizando impactos negativos. O número de condomínios residenciais tem crescido consideravelmente, nos últimos anos em todo o Brasil. Os resíduos domésticos são em sua grande maioria coletados sem nenhuma preocupação ambiental e são descartados simplesmente para serem levados por caminhões de coleta comum. Atualmente em muitos estados brasileiros, já existem leis que obrigam a implantação de sistema de coleta seletiva em condomínios residenciais a partir de três andares. O presente trabalho teve como objetivo o diagnóstico ambiental em um condomínio residencial localizado na cidade de Campina Grande- PB, visando observar o nível de conhecimento ambiental relacionado à gestão de resíduos sólidos domésticos para posterior implantação de projetos de coleta seletiva. Para o diagnóstico, foi utilizado um questionário estruturado com questões relacionadas à educação ambiental. Os dados obtidos mostraram que, apesar dos moradores do condomínio terem algum conhecimento sobre educação ambiental, ainda há necessidade de ações pedagógicas relacionadas à educação ambiental como um todo e direcionada a coleta seletiva. A grande maioria dos participantes da pesquisa, demostraram interesse em receber mais informações sobre educação ambiental e coleta seletiva.