A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
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O Objetivo do artigo é refletir sobre a importância da Educação do campo e da permanência do camponês em seu lugar de origem, analisando as questões referentes à Educação do Campo, influenciada pelos movimentos populares. Os movimentos sociais tiveram influência na construção da proposta dos princípios teórico-metodológicos da educação do campo que lutam por sua autonomia. Utilizamos a metodologia qualitativa numa perspectiva participativa através de uma pesquisa de campo numa Escola Municipal de Alagoa Nova, onde nos propomos a analisar os índices de analfabetismo, suas possíveis causas, realizaremos uma comparação com as escolas da zona urbana, a pesquisa visa evidenciar proposições que contemplem as propostas da Educação do Campo de forma a considerar a integração teoria e prática concebida a partir das propostas elaboradas junto aos movimentos sociais. Para nos basearmos dialogamos com autores que tratam sobre a Educação do Campo como educação que possibilita a garantia de acesso e permanência do espaço rural com qualidade, onde a população terá uma educação básica e profissional, que consolidem a cidadania das pessoas que se apropriem dessa educação qualificadora em seu próprio meio social, e assim contribuir para a diversidade social e cultural, respeitando os demais espaços, com a educação inclusiva. Fazendo relação com a Pedagogia da Alternância que estimula um desenvolvimento sustentável das áreas rurais do Brasil, preocupada com o equilíbrio entre as práticas agrárias, a saúde daqueles que os praticam e o meio ambiente, que o auxilie em seu cotidiano, com tempos alternados entre a teoria e a prática. Durante uma semana ou um mês os alunos aprendem a parte teórica e na outra semana vão colocar em prática o que aprenderam para utilizar na sua vivência. 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