A presente pesquisa dialoga aspectos parciais do projeto de pesquisa em desenvolvimento, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia-ICSEZ/UFAM, no município de Parintins-Baixo /Amazonas, sob a denominação de “Formação Docente: As Relações entre os Saberes Docentes e os Fazeres da Prática na Escola”, que resultou das experiências de iniciação à docência de uma acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. O objetivo principal desta pesquisa consiste em investigar se e como o processo vivencial no PIBID possibilita o desenvolvimento da formação docente inicial, assim como sua integração com professores da rede pública de ensino e com os alunos da educação básica. Durante o período em que esteve como bolsista do programa questionou-se acerca da relevância de tais experiências antecipadas na sua futura área de atuação profissional. Dentre umas de suas inquietações mais pertinentes, destaca-se a seguinte questão-problema: Quais as relações dos saberes adquiridos na universidade no que concerne à formação docente em escolas públicas da cidade de Parintins-AM? Com o objetivo de investigar esta relação, lançou mão da pesquisa qualitativa e bibliográfica, baseando-se em autores como Tardif, Pimenta e Guedes. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as observações de campo, relatórios mensais das atividades realizadas e entrevistas com os bolsistas e professores supervisores do programa. Dessa forma, a pesquisa se torna relevante ao promover a reflexão por parte dos licenciandos/futuros educadores quanto à sua formação docente por meio do PIBID.