FORMAÇÃO DOCENTE: AS RELAÇÕES ENTRE OS SABERES DOCENTES E OS FAZERES DA PRÁTICA NA ESCOLA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8809 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1409 "inscrito_id" => 1516 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: AS RELAÇÕES ENTRE OS SABERES DOCENTES E OS FAZERES DA PRÁTICA NA ESCOLA" "resumo" => "A presente pesquisa dialoga aspectos parciais do projeto de pesquisa em desenvolvimento, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia-ICSEZ/UFAM, no município de Parintins-Baixo /Amazonas, sob a denominação de “Formação Docente: As Relações entre os Saberes Docentes e os Fazeres da Prática na Escola”, que resultou das experiências de iniciação à docência de uma acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. O objetivo principal desta pesquisa consiste em investigar se e como o processo vivencial no PIBID possibilita o desenvolvimento da formação docente inicial, assim como sua integração com professores da rede pública de ensino e com os alunos da educação básica. Durante o período em que esteve como bolsista do programa questionou-se acerca da relevância de tais experiências antecipadas na sua futura área de atuação profissional. Dentre umas de suas inquietações mais pertinentes, destaca-se a seguinte questão-problema: Quais as relações dos saberes adquiridos na universidade no que concerne à formação docente em escolas públicas da cidade de Parintins-AM? Com o objetivo de investigar esta relação, lançou mão da pesquisa qualitativa e bibliográfica, baseando-se em autores como Tardif, Pimenta e Guedes. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as observações de campo, relatórios mensais das atividades realizadas e entrevistas com os bolsistas e professores supervisores do programa. Dessa forma, a pesquisa se torna relevante ao promover a reflexão por parte dos licenciandos/futuros educadores quanto à sua formação docente por meio do PIBID." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, INSERÇÃO NA ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_13_04_40_idinscrito_1516_882b09cc4a54bb8ec16b6faac5c778d8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICY DOS ANJOS AMAZONAS" "autor_nome_curto" => "GLEICY" "autor_email" => "gleicyanjos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8809 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1409 "inscrito_id" => 1516 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: AS RELAÇÕES ENTRE OS SABERES DOCENTES E OS FAZERES DA PRÁTICA NA ESCOLA" "resumo" => "A presente pesquisa dialoga aspectos parciais do projeto de pesquisa em desenvolvimento, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia-ICSEZ/UFAM, no município de Parintins-Baixo /Amazonas, sob a denominação de “Formação Docente: As Relações entre os Saberes Docentes e os Fazeres da Prática na Escola”, que resultou das experiências de iniciação à docência de uma acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. O objetivo principal desta pesquisa consiste em investigar se e como o processo vivencial no PIBID possibilita o desenvolvimento da formação docente inicial, assim como sua integração com professores da rede pública de ensino e com os alunos da educação básica. Durante o período em que esteve como bolsista do programa questionou-se acerca da relevância de tais experiências antecipadas na sua futura área de atuação profissional. Dentre umas de suas inquietações mais pertinentes, destaca-se a seguinte questão-problema: Quais as relações dos saberes adquiridos na universidade no que concerne à formação docente em escolas públicas da cidade de Parintins-AM? Com o objetivo de investigar esta relação, lançou mão da pesquisa qualitativa e bibliográfica, baseando-se em autores como Tardif, Pimenta e Guedes. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as observações de campo, relatórios mensais das atividades realizadas e entrevistas com os bolsistas e professores supervisores do programa. Dessa forma, a pesquisa se torna relevante ao promover a reflexão por parte dos licenciandos/futuros educadores quanto à sua formação docente por meio do PIBID." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, INSERÇÃO NA ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_13_04_40_idinscrito_1516_882b09cc4a54bb8ec16b6faac5c778d8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICY DOS ANJOS AMAZONAS" "autor_nome_curto" => "GLEICY" "autor_email" => "gleicyanjos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }