Neste artigo discutimos sobre a identidade do negro no contexto da literatura infanto-juvenil a partir da obra “Nó na garganta” de Mirna Pinsky. Nosso objetivo é refletir e buscar compreender de que modo o texto literário constrói a identidade do negro nas narrativas textuais e de que forma a produção desta identidade reflete na maneira de como as crianças negras e não negras recepcionam o texto literário com este tipo de temática na escola. A importância desse texto é desenvolver reflexões sobre como a literatura tem construído ou desconstruído as identidades do povo negro, uma identidade que historicamente e educacionalmente foi negada. Este estudo parte dos trabalhos desenvolvidos por MUNANGA (2005) a partir da reflexão do racismo, GOMES (2002) no sentido de refletir sobre uma educação para as relações étnicos-raciais e discutimos com CANDAU (2008) a questão da multiculturalidade para perceber no viés literário como a questão racial é vista no contexto social brasileiro hoje. Como abordagem metodológica trabalhamos com a pesquisa bibliográfica e com um corpus de um texto literário no sentido de, a partir dele, tecer reflexões sobre a questão racial no contexto da multiculturalidade.