Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

COORDENADOR PEDAGÓGICO-ARTICULADOR DO SABER.

Palavra-chaves: COORDENADOR PEDAGÓGICO, ARTICULAÇÃO, CONSTRUÇÃO DE SABERES Comunicação Oral (CO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho investiga e reflete sobre funções do Coordenador Pedagógico no cotidiano das Unidades Educacionais. As dificuldades encontradas trazidas pelo dia a dia e os obstáculos enfrentados para um justo desempenho deste profissional, indispensável articulador, na construção de saberes que perpassam pelos vários segmentos da escola. Como afirma Alves, (2006, p. 70) “a supervisão é uma atividade essencialmente cooperativa. Não basta que se preveja a articulação de ações”. As pessoas a quem estas ações são pertinentes, precisam se articular também. Na divisão de tarefas e soma de esforços, diminuem-se perdas de energias e multiplicam-se resultados. É na escola, onde as relações sociais são estabelecidas, que ocorre a construção e reconstrução da prática pedagógica. Dessas relações emergem desafios a serem enfrentados para que a oferta de aprendizagem ocorra de maneira igualitária para todos, começando por respeitar as diversidades. Assim sendo, o Coordenador Pedagógico se coloca como articulador de ações pertinentes a estes desafios, possibilitando recursos para uma prática docente inclusiva.Através de revisões literárias, em discussão e análise com ações cotidianas, situações, expectativas e possibilidades, constatou-se a importância da articulação de todos os envolvidos no processo educacional.

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