A CONTEXTUALIZAÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO NO COTIDIANO A PARTIR DA AULA DE CAMPO EM UMA METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR
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Uma vez que, no processo de ensino e aprendizagem, surge a necessidade de se pensar em uma prática educacional que respeite a autonomia do aluno na construção do conhecimento, a pesquisa justifica-se, pois o estudo de campo, como método didático interdisciplinar, possibilita ao aluno, por meio da interação com o espaço vivido e construído, uma ampla e clara compreensão do meio sociocultural que o mesmo se insere, o que facilita a contextualização dos conteúdos disciplinares, entre si, e com o cotidiano. A partir da corrente fenomenológica, o trabalho baseia-se em uma pesquisa-ação, de abordagem quali-quantitativa, de cunho bibliográfico e campo, tendo como público alvo alunos do 1º ano e 2º ano do Ensino Médio da Escola E. E. F. M. Joana Emília da Silva, no município de Fagundes-PB, os quais participaram de uma aula de campo desenvolvida na disciplina de Geografia, em parceria com as disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Biologia. 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