O presente trabalho tem como objeto de estudo a aula de campo no ensino de Geografia. Apresenta como objetivo, compreender a importância do estudo de campo para contextualização dos conteúdos estudados em sala de aula no cotidiano dos alunos, ressaltando o desenvolvimento de tal prática em uma perspectiva interdisciplinar. Uma vez que, no processo de ensino e aprendizagem, surge a necessidade de se pensar em uma prática educacional que respeite a autonomia do aluno na construção do conhecimento, a pesquisa justifica-se, pois o estudo de campo, como método didático interdisciplinar, possibilita ao aluno, por meio da interação com o espaço vivido e construído, uma ampla e clara compreensão do meio sociocultural que o mesmo se insere, o que facilita a contextualização dos conteúdos disciplinares, entre si, e com o cotidiano. A partir da corrente fenomenológica, o trabalho baseia-se em uma pesquisa-ação, de abordagem quali-quantitativa, de cunho bibliográfico e campo, tendo como público alvo alunos do 1º ano e 2º ano do Ensino Médio da Escola E. E. F. M. Joana Emília da Silva, no município de Fagundes-PB, os quais participaram de uma aula de campo desenvolvida na disciplina de Geografia, em parceria com as disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Biologia. Onde, foi possível constatar que, além de possibilitar a espacialização dos fenômenos estudados em sala de aula no espaço vivido, o estudo de campo proporciona aos alunos diferentes visões sobre um mesmo objeto de estudo ou conteúdo, contribuindo assim para o desenvolvimento crítico-reflexivo dos mesmos.