A educação infantil corresponde a primeira etapa da educação básica e está voltada para crianças de 0 a 6 anos de idade. De modo geral, ela tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança baseando-se necessariamente na evolução dos seus princípios psicológicos, intelectuais e sociais. Neste estudo, buscou-se investigar a disponibilidade de recursos didático-pedagógicos presentes e oferecidos pela escola para apoiar o aprendizado dos conteúdos propostos bem como o perfil profissional dos professores da educação infantil com crianças de 0 a 6 das escolas municipais da cidade de Cuité. As escolas estão investindo cada vez mais em recursos didáticos pedagógicos, onde se destacam a implantação de sala de informática e ampliação de espaços para brincadeiras ou aprendizagem lúdicas, com aulas explosivas, desenhos, músicas, entre outros. Como resultado final do perfil do corpo docente foi observado que 66,67% dos professores possuem formação acadêmica em pedagogia. Levando-se em consideração esses aspectos constatou-se que a as escolas no município de cuité estão se adaptando e melhorando a sua forma de educar. Com o investimento em teorias e em recursos didáticos pedagógicos as crianças exercitam as suas capacidades motoras e cognitivas, fazem descobertas e dão início ao processo de alfabetização. Estes investimentos são altamente necessários para o desenvolvimento de uma sociedade mais instruída e consciente dos seus direitos e deveres.