O presente artigo apresenta a metodologia Jogo Dragão da Paz tomando como referência a aplicação do mesmo na Escola Estadual Liceu Domingos Brasileiro na cidade de Fortaleza-CE. A metodologia é uma iniciativa UNESCO/SEDUC através do Programa Geração da Paz, que visa levar para a sala de aula uma cultura de paz, de valorização da cidadania, dos direitos humanos para uma educação mais cidadã e democrática através de professores e alunos do ensino médio, na valorização dos espaços escolares, dos contextos sociais e da juventude como agente ativo para a mudança na sociedade, seguindo a linha de pensamento de Groppo (2000) e Carrano (2003) para a valorização da categoria social juventude. A metodologia segue as fases de um jogo, composto por oito, ao todo, introduzidas por um Chamado, um convite lúdico preparado pelo professor da turma para vivenciar um jogo. A cada fase o educador traz conceitos que devem ser trabalhados em suas aulas-oficinas que vão do desafio ao tempo de realização de cada fase pela turma. Os resultados culminarão em uma escola transformada em seu espaço físico e humano, trazendo o conceito da comunidade escolar onde todos contribuem com a escola e são ativos no processo educativo. Conclui-se com a referência de uma educação mais inclusiva, cidadã, humana e popular, onde uma experiência de ensino, através de uma metodologia de um jogo, trouxe uma contribuição significativa no universo escolar no Estado do Ceará.