O presente artigo aborda uma experiência realizada com deficientes visuais num processo de criação do objeto tridimensional com a modelagem em argila, realizada no SENAC (Serviço Nacional do Comercio) na cidade do Crato – CE, no ano de 2007. Cônscio de toda a problemática enfrentada pelos deficientes visuais quanto às atividades artísticas apresentada em sala de aula, abordo detalhes sobre as sete técnicas de modelagem: Bola, Rolos, Placas, Blocos, Extrusão, Fundição e Torneamento, e como alguns artistas aplicam nos seus trabalhos. Como estamos trabalhando com o processo de criação não podia deixar de citar as autoras Fayga Ostrower, e Cecília de Almeida Sales ambas tratando desse tema. Entretanto, não poderia apenas falar dos procedimentos de modelagem sem compreender as necessidades dos deficientes visuais e como trabalhar esse processo com eles embora não tenha sido diferente dos videntes. Nesse curso, foi aplicada as técnicas de modelagem, acabamento e pintura apontando passo a passo os procedimentos utilizados por artistas de varias épocas. Assim pude entender que a arte abre possibilidades no sentido da valorização do indivíduo e da humanização, ao mesmo tempo em que mostrar que esse ser em construção pode e é capaz de produzir e fruir arte.