CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8600 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1891 "inscrito_id" => 2140 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Na sociedade contemporânea que vivemos, permanecemos habituados a ver crianças pequenas ou bebês manejando livros, admirando símbolos, desenhos e/ou letras, passando páginas, como se realizassem uma leitura. É assim que aos poucos nasce um pequeno leitor, que seja capaz de compreender o mundo a sua volta de formar lúdica. Nessa perspectiva, esse trabalho visa apresentar uma atividade pedagógica de contação de história, realizada em uma Instituição de Educação Infantil da cidade de João Pessoa/PB. Tal atividade está vinculada ao Projeto de Extensão PROBEX intitulado “Planejamento na Educação Infantil: Uma construção coletiva”, que tem dentro dos seus objetivos levar às creches onde o projeto é desenvolvido, uma reflexão-teórica acerca do planejamento realizado nessas Unidades Educativas. Essa atividade surgiu como uma necessidade observada nos acompanhamentos realizados semanalmente nas Instituições envolvidas com o projeto citado, bem como a partir das rodas de diálogos com o grupo de estudos do referido projeto. Nas observações pôde-se verificar a ausência de leituras de histórias, muitas vezes estas sendo utilizadas como estratégia para acalmar as crianças entre o intervalo e outro das atividades programadas, desconsiderando a necessidade de uma continuidade do trabalho com as leituras feitas. Observou-se, além disso, que as crianças tinham pouco acesso aos livros infantis que muitas vezes estavam guardados na direção bem longe da sala de aula. A atividade de contação de histórias realizou-se a partir de um planejamento prévio, sendo aplicado com as crianças com a realização de uma roda de conversas acerca dos seus cotidianos, bem como foram apresentados livros variados. Feito a escolha de um livro pelo grupo para contação, a mesma é realizada de forma oral e expositiva com a apresentação das figuras e imagens dos personagens da história escolhida no dia; ao término de cada contação é solicitado às crianças o reconto da história. Concluímos o trabalho solicitando a construção coletiva de finais alternativos através de desenhos livres, pinturas e imitação. A experiência apresentada mostrou-se serem atividades riquíssimas de contação de histórias de pequenos mundos de aprendizagem, por permitir a interações de diferentes linguagens: gestual e verbal, fazendo as crianças manifestarem o desejo de assumir papéis de diferentes personagens e compreenderem a ação de cada um dentro do enredo da história, convidando as crianças mergulhar no mundo do imaginário, inseridos narrativas de gêneros textuais diversificadas utilizando as habilidades de autonomia, fala e expressão corporal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, PLANEJAMENTO, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_14_33_14_idinscrito_2140_ccbe03de83a14cd7e73340254510910f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA FRANÇA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "ana.carlauchira@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8600 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1891 "inscrito_id" => 2140 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Na sociedade contemporânea que vivemos, permanecemos habituados a ver crianças pequenas ou bebês manejando livros, admirando símbolos, desenhos e/ou letras, passando páginas, como se realizassem uma leitura. É assim que aos poucos nasce um pequeno leitor, que seja capaz de compreender o mundo a sua volta de formar lúdica. Nessa perspectiva, esse trabalho visa apresentar uma atividade pedagógica de contação de história, realizada em uma Instituição de Educação Infantil da cidade de João Pessoa/PB. Tal atividade está vinculada ao Projeto de Extensão PROBEX intitulado “Planejamento na Educação Infantil: Uma construção coletiva”, que tem dentro dos seus objetivos levar às creches onde o projeto é desenvolvido, uma reflexão-teórica acerca do planejamento realizado nessas Unidades Educativas. Essa atividade surgiu como uma necessidade observada nos acompanhamentos realizados semanalmente nas Instituições envolvidas com o projeto citado, bem como a partir das rodas de diálogos com o grupo de estudos do referido projeto. Nas observações pôde-se verificar a ausência de leituras de histórias, muitas vezes estas sendo utilizadas como estratégia para acalmar as crianças entre o intervalo e outro das atividades programadas, desconsiderando a necessidade de uma continuidade do trabalho com as leituras feitas. Observou-se, além disso, que as crianças tinham pouco acesso aos livros infantis que muitas vezes estavam guardados na direção bem longe da sala de aula. A atividade de contação de histórias realizou-se a partir de um planejamento prévio, sendo aplicado com as crianças com a realização de uma roda de conversas acerca dos seus cotidianos, bem como foram apresentados livros variados. Feito a escolha de um livro pelo grupo para contação, a mesma é realizada de forma oral e expositiva com a apresentação das figuras e imagens dos personagens da história escolhida no dia; ao término de cada contação é solicitado às crianças o reconto da história. Concluímos o trabalho solicitando a construção coletiva de finais alternativos através de desenhos livres, pinturas e imitação. A experiência apresentada mostrou-se serem atividades riquíssimas de contação de histórias de pequenos mundos de aprendizagem, por permitir a interações de diferentes linguagens: gestual e verbal, fazendo as crianças manifestarem o desejo de assumir papéis de diferentes personagens e compreenderem a ação de cada um dentro do enredo da história, convidando as crianças mergulhar no mundo do imaginário, inseridos narrativas de gêneros textuais diversificadas utilizando as habilidades de autonomia, fala e expressão corporal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, PLANEJAMENTO, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_14_33_14_idinscrito_2140_ccbe03de83a14cd7e73340254510910f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CARLA FRANÇA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "ana.carlauchira@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }