Na sociedade contemporânea que vivemos, permanecemos habituados a ver crianças pequenas ou bebês manejando livros, admirando símbolos, desenhos e/ou letras, passando páginas, como se realizassem uma leitura. É assim que aos poucos nasce um pequeno leitor, que seja capaz de compreender o mundo a sua volta de formar lúdica. Nessa perspectiva, esse trabalho visa apresentar uma atividade pedagógica de contação de história, realizada em uma Instituição de Educação Infantil da cidade de João Pessoa/PB. Tal atividade está vinculada ao Projeto de Extensão PROBEX intitulado “Planejamento na Educação Infantil: Uma construção coletiva”, que tem dentro dos seus objetivos levar às creches onde o projeto é desenvolvido, uma reflexão-teórica acerca do planejamento realizado nessas Unidades Educativas. Essa atividade surgiu como uma necessidade observada nos acompanhamentos realizados semanalmente nas Instituições envolvidas com o projeto citado, bem como a partir das rodas de diálogos com o grupo de estudos do referido projeto. Nas observações pôde-se verificar a ausência de leituras de histórias, muitas vezes estas sendo utilizadas como estratégia para acalmar as crianças entre o intervalo e outro das atividades programadas, desconsiderando a necessidade de uma continuidade do trabalho com as leituras feitas. Observou-se, além disso, que as crianças tinham pouco acesso aos livros infantis que muitas vezes estavam guardados na direção bem longe da sala de aula. A atividade de contação de histórias realizou-se a partir de um planejamento prévio, sendo aplicado com as crianças com a realização de uma roda de conversas acerca dos seus cotidianos, bem como foram apresentados livros variados. Feito a escolha de um livro pelo grupo para contação, a mesma é realizada de forma oral e expositiva com a apresentação das figuras e imagens dos personagens da história escolhida no dia; ao término de cada contação é solicitado às crianças o reconto da história. Concluímos o trabalho solicitando a construção coletiva de finais alternativos através de desenhos livres, pinturas e imitação. A experiência apresentada mostrou-se serem atividades riquíssimas de contação de histórias de pequenos mundos de aprendizagem, por permitir a interações de diferentes linguagens: gestual e verbal, fazendo as crianças manifestarem o desejo de assumir papéis de diferentes personagens e compreenderem a ação de cada um dentro do enredo da história, convidando as crianças mergulhar no mundo do imaginário, inseridos narrativas de gêneros textuais diversificadas utilizando as habilidades de autonomia, fala e expressão corporal.