O foco da pesquisa foram alunos de licenciaturas depois dos 30 anos, sua trajetória na universidade e o ensino de Jovens e Adultos (EJA). Objetivo geral; Conhecer, as suas trajetórias de aprendizagens e como avalia as suas dificuldades e facilidades. Específicos: a) Estudar as novas concepções de Educação de Adultos; b) Levantar o número de alunado que ingressa nos cursos de licenciaturas da UFPB; c) Levantar as suas percepções sobre aprendizagens; d) Examinar suas facilidades e dificuldades. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística entende como adulto, o indivíduo que possui idade superior a 29 anos. Para Barros (2013, p.15) a Educação de Adultos é recurso que permite lidar com os desafios e complexidades do mundo. Metodologia: revisão bibliográfica; levantamento da quantidade de alunos; Aplicação do questionário pré-teste; Elaboração de questionário baseado no pré-teste; Aplicação de questionários com 49 sujeitos; Tabulação dos dados coletados de forma descritiva; Análise dos dados relacionando as teorias abordadas. Os alunos na sua maioria são de escolas públicas, estão na primeira graduação (77,6%), o apoio familiar se mostrou importante para a permanência e as relações interpessoais na universidade. O que dificulta a permanência É conciliar trabalho com estudo. 52%, afirmam que os cursos de licenciatura não os preparam para atuarem na EJA. As atuais políticas de acesso e permanência do ensino superior deverão atentar para a presença do alunado adulto na universidade, oferecendo-lhes a devida atenção em relação às diferentes necessidades no que se diz respeito às suas necessidades pessoais, profissionais e acadêmicas.