A inclusão dos alunos com algum tipo de deficiência nas escolas regular é ainda um grande desafio, tanto para educadores da área como também para os alunos em questão. Para diminuir essas dificuldades os educadores precisam fazer adaptações no currículo e na prática pedagógica. No caso do aluno com deficiência visual, o tato e a audição são importantes vias sensoriais. As dificuldades enfrentadas pelo aluno cego podem acarretar em vários prejuízos, pois esses alunos podem se sentir desestimulados no aprender, pelo fato da matéria se tornar algo difícil e desinteressante. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo central compreender as dificuldades que os alunos cegos matriculados no Ensino Fundamental I têm em assimilar os conteúdos matemáticos na ótica de dois professores que lecionam matemática no Instituto dos Cegos de Campina Grande, PB. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por intermédio de uma entrevista semi-estruturada, com os professores mencionados. As entrevistas foram aplicadas em setembro de 2014. Os resultados indicaram que a utilização de materiais concretos, a exemplo de jogos matemáticos, ajudam na compreensão dos conteúdos matemáticos. Portanto, adaptações dos materiais didáticos direcionados à visão e a audição mediam no processo de ensino e aprendizagem com os alunos cegos ou com deficiência auditiva.