As Histórias em Quadrinhos (HQs) é um recurso frequentemente utilizado em contextos educacionais atuais, porém sua origem advém da pré-história, mais especificamente, a partir das pinturas rupestres. As HQs são enredos que possui uma sequência de fatos narrados cronologicamente, inter-relacionados dispostos em uma série de figuras geométricas, os requadros, e tem em seu conteúdo uma mensagem, em sua maioria cômica, mas com um significado. Assim, importa destacar que em tais histórias há premissas valorativas que podem influenciar no comportamento das crianças. Valores são categorias sobre estados desejáveis de existência que transcendem situações específicas, guiam a seleção de comportamentos, são eventos que assumem diferentes graus de importância e representam cognitivamente as necessidades humanas. Dentro dessa perspectiva o presente estudo objetiva analisar as histórias em quadrinhos com base na Teoria Funcionalista dos Valores Humanos, utilizando como recurso o conteúdo de quinze HQs dos gibis Turma da Mônica. Após análise das histórias constatou-se que o valor poder teve maior destaque nos resultados, sendo representado principalmente pela Mônica, personagem principal, o qual, geralmente, exerce uma relação de superioridade sobre os demais, estabelecendo o cumprimento de sua vontade. Também se observa que em muitas situações a protagonista obtém sucesso (valor êxito). Conclui-se que o conteúdo expresso nas histórias em questão pode refletir no comportamento da população infantil, tendo em vista que, os infantes estão em processo de formação moral e de identidade, internalizam valores involuntariamente através das mesmas que serão externalizados por meio de ações em seus contextos.