Diferente das Leis Educacionais anteriores que previam a educação especial como um “apêndice” da educação geral ou do ensino de 1º ou 2º grau a LDBN de nº 9.394/96 traz a Educação Especial como uma modalidade de ensino que terá como obrigatoriedade perpassar todos os níveis, etapas e modalidade da educação brasileira, proporcionando o Atendimento Educacional Especializado, disponibilizando recursos, materiais e serviços para as todas as turmas comuns.Enquanto a Educação especial se caracteriza como uma modalidade, ou seja, àquela que organiza o ensino, a Educação Inclusiva é entendida como a forma que o educando é percebido no seio das salas de aula e consequentemente das nossas escolas.Desse modo, o trabalho em questão busca analisar as principais políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva desenvolvidas pelo Governo Federal. Nesta etapa da pesquisa foram analisados os principais projetos e programas a conhecer: Prolibras, Caminho da Escola – Transporte Escolar Acessível, Salas de Recursos multifuncionais, Curso de aperfeiçoamento e especialização, BPC- na Escola, Programa Nacional de Assistência Estudantil, Programa de educação inclusiva livro acessível e ainda o Centro de formação de recursos; Nesse sentido, foram analisados o público alvo, os números de atores atendidos e a efetivação das ações de acordo com os relatórios do próprio governo Federal disponibilizados nos sites oficiais e ainda autores como Mantoan (2008), Sampaio (2009), Miranda (2014) Freitas (2010), Américo (2014), Barreta (2012), Ropolli (2010) entre outros.Nesta parte do estudo observou-se que as Políticas Públicas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, hoje praticadas no País, são frágeis diante da demanda e da organização do nosso sistema de ensino.Percebe-se que muito ainda há de se caminhar no campo da educação especial e, para aprofundar estas e outras reflexões a próxima etapa do estudo será voltado à compreensão dos dados levantados com as principais literaturas educacionais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.