O OBJETIVO DA REFERIDA PESQUISA É DEFENDER O PAPEL INDISPENSÁVEL DA ESCOLA, DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL E DO PROFESSOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. A EDUCAÇÃO REMOTA RECONFIGUROU A EDUCAÇÃO DE UM MODO GERAL. O TEMPO E O ESPAÇO O TRABALHO DOCENTE OS MATERIAIS PEDAGÓGICOS E AS METODOLOGIAS SE TRANSFORMARAM PARA ATENDER A NECESSIDADE DE RECLUSÃO SOCIAL NESSES TEMPOS DE PANDEMIA. A ESCOLA E O ESPAÇO DE SALA DE AULA FORAM TRANSFERIDOS PARA AS TELAS. O FAZER PEDAGÓGICO QUE É DESENVOLVIDO PELO PROFESSOR, PROFISSIONAL FORMADO NA ÁREA PEDAGÓGICA, AGORA DEPENDE DA FAMÍLIA E DOS RESPONSÁVEIS PARA ACONTECER. NESSAS CONDIÇÕES, TEMOS ALUNOS QUE ESTÃO NO SEGUNDO ANO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, SEM IREM À ESCOLA. AS AULAS REFERENTES AO ANO LETIVO DE 2020 INICIARAM EM JANEIRO, E NO INÍCIO DO MÊS DE MARÇO, NÃO TINHA COMPLETADO DOIS MESES DE AULA, AS CRIANÇAS QUE TINHAM SIDO MATRICULADAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TIVERAM QUE DEIXAR A ESCOLA. DESDE ENTÃO, ESSAS CRIANÇAS QUE NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE EXPLORAR OS ESPAÇOS ESCOLARES ESTÃO “SEM ESCOLA”. DIANTE DESTA SITUAÇÃO É IMPORTANTE PROBLEMATIZAR: EM QUAIS CONDIÇÕES SE DESENVOLVEU O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO REMOTA EM TEMPOS DE RECLUSÃO SOCIAL COMO MEDIDA PREVENTIVA PARA CONTER A DISSEMINAÇÃO DO COVID-19? O PRINCIPAL EMBASAMENTO TEÓRICO QUE FUNDAMENTA ESTA PESQUISA É A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA APRESENTADA E DEFENDIDA POR SAVIANI E FORMATADA EM MARX. BEM COMO A PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL QUE TEM COMO IMPORTANTE PESQUISADORA A PROFESSORA LIGIA MARTINS E SEUS ESTUDOS DO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO FORMATADO EM VYGOSKY (2001) LEOTIEV (1978) E LURIA (1991). SEGUNDO SAVIANI (1995) O TRABALHO EDUCATIVO É O ATO DE PRODUZIR E CADA INDIVÍDUO A HUMANIDADE QUE É PRODUZIDA HISTÓRICA E COLETIVAMENTE. É UM ATO INTENCIONAL, PENSADA EM TODOS OS ASPECTOS E NÃO DE FORMA DESORGANIZADA, SEM FORMAÇÃO SEM UM AMBIENTE ADEQUADO. NESSAS CONDIÇÕES, É IMPORTANTE QUESTIONAR, QUAIS ATIVIDADES, QUAIS AÇÕES E EM QUAIS CONDIÇÕES, AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E EDUCATIVAS DE FATO É UM TRABALHO EDUCATIVO. A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ADOTADA E EFETIVADA NESTA PESQUISA, É EMBASADA EM YIN (2001) QUE A DEFENDE COO UMA MODALIDADE DE OBSERVAÇÃO EM QUE O PESQUISADOR NÃO É APENAS UM OBSERVADOR PASSIVO, MAS ASSUME UM PAPEL. NESSAS CONDIÇÕES, A PESQUISA SE DESENVOLVEU COM A PRESENÇA DA PESQUISADORA NO CONTEXTO PESQUISADO, TENDO EM VISTA A SUA ATUAÇÃO COMO PROFESSORA ALFABETIZADORA NA TURMA CUJAS FAMÍLIAS FORAM ENTREVISTADAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA SEGUNDO LUDKE E ANDRÉ (1986), CUJAS COLETAS DE DADOS SEU DEU POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ENTREVISTA. ENTREVISTAS REALIZADAS COM AS FAMÍLIAS RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE POR SUA VEZ, DESDE O 1º ANO, ESTÃO EM EDUCAÇÃO REMOTA, JÁ QUE ESSAS CRIANÇAS ESTUDARAM APENAS UM MÊS PRESENCIALMENTE NA ESCOLA ONDE FORAM MATRICULARAM. TENTATIVAS REITERADAS DE AUTORIZAR O ENSINO DOMICILIAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA, EVIDENCIADAS POR PROJETOS DE LEIS QUE VISAM REGULAMENTAR A EDUCAÇÃO DOMICILIAR EM NÍVEL FEDERAL E ESTADUAL SÃO REALIDADES NO CENÁRIO DE RETROCESSOS ATUAL. A ESCOLA ESTÁ EM PERIGO, POIS QUANDO AVALIAMOS COMO IMPROVÁVEL QUE UM PROJETO COMO ESTE SEJA APROVADO EM NÍVEL NACIONAL, TEMOS UM GOVERNADOR INVESTINDO NA MESMA PROPOSTA EM NÍVEL ESTADUAL. NO ESTADO DO PARANÁ, O GOVERNADOR CARLOS MASSA RATINHO JÚNIOR SANCIONOU NESTE MÊS DE OUTUBRO DE 2021, LEI QUE AUTORIZA O ENSINO DOMICILIAR PARA OS PAIS COMO OPÇÃO. UMA SITUAÇÃO MUITO SÉRIA, PORQUE SE ELE CONSEGUIR APROVAR E DESENVOLVER EM NÍVEL ESTADUAL, PODE MINAR A RESISTÊNCIA EM NÍVEL NACIONAL INFLUENCIANDO ESTADO POR ESTADO, ATÉ A EDUCAÇÃO DOMICILIAR SER UMA REALIDADE NACIONAL. SE A EDUCAÇÃO DOMICILIAR FOSSE APROVADA, MUITOS PAIS QUE NÃO TEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE CUIDAR DA EDUCAÇÃO DO FILHO, ACEITARIA PELA COMODIDADE, MAS DANIFICARIA A EDUCAÇÃO DO FILHO, RETIRANDO DELE O DIREITO À ESCOLA. A IDEIA DE EDUCAÇÃO DOMICILIAR É UM PERIGO MUITO GRANDE E POR ISSO, É PRECISO CORTAR ESSE MAL PELA RAIZ, RESISTIR E AGIR PARA IMPEDIR O GOVERNO INVESTIR EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO DOMICILIAR. DIANTE DE AÇÕES CUJO PRINCIPAL OBJETO É ATACAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, DESQUALIFICAR A ESCOLA E DESVALORIZAR O PROFESSOR, É IMPRESCINDÍVEL QUE SAÍAMOS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL NA ESCOLA. NOS MOLDES DA EDUCAÇÃO REMOTA, O ALUNO QUE NÃO TEM CELULAR, QUE AINDA NÃO SABE LER, AINDA NÃO CONSEGUE USAR OS MEIOS TECNOLÓGICOS, PRECISA DA FAMÍLIA OU DE UM RESPONSÁVEL PARA COMPLETAR A MEDIAÇÃO INICIADA PELO PROFESSOR. NUNCA UMA CRIANÇA FICOU TÃO DEPENDENTE DA FAMÍLIA PARA TER ACESSO À EDUCAÇÃO. MUITAS FAMÍLIAS, ENTENDIA O SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA APENAS LEVANDO-A PARA ESCOLA. NA SALA DE AULA, O PROFESSOR PREPARAVA OS MATERIAIS, ESCOLHIA A METODOLOGIA, EXPLICAVA E EXEMPLIFICAVA E PROPUNHA AS ATIVIDADES, DESENVOLVENDO ASSIM, SEU TRABALHO DOCENTE. COM A CRIANÇA EM CASA É IMPOSSÍVEL O PROFESSOR DESENVOLVER O SEU TRABALHO DOCENTE PRINCIPALMENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SEM AJUDA DA FAMÍLIA. UMA CRIANÇA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR EXEMPLO, TEM MAIORES CONDIÇÕES DE ACESSAR VÍDEO-AULAS, LER DETERMINADO CONTEÚDO, ESTUDAR PARA UMA PROVA, NO ENTANTO O SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM É EXTREMAMENTE PREJUDICADO PELAS CONDIÇÕES ADVERSAS QUE VIVE MAIOR PARTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA, COM NÃO ACESSO À INTERNET, CELULARES E COMPUTADORES, ESPAÇO E TEMPO PARA ESTUDO. ASSIM, É INCONCEBÍVEL, PENSAR NA CRIANÇA SE ALFABETIZANDO. ELA PRECISA DE ALGUÉM PARA AJUDAR E O PROFESSOR, COM AS AULAS REMOTAS, TEM DETERMINADAS LIMITAÇÕES EM SEU PAPEL DE MEDIAÇÃO. ELE PLANEJA AS AULAS, SELECIONAM AS ATIVIDADES, GRAVAR VÍDEOS EXPLICATIVOS, REALIZA LEITURAS POR MEIO DE VÍDEO CONFERÊNCIA, MAS PARA ESTE CONTEÚDO SER ACESSADO, A CRIANÇA PRECISA DE ALGUÉM MAIS EXPERIENTE QUE ELA. E EM CASA, O QUE ELA TEM SÃO PAIS CANSADOS, SEM PACIÊNCIA E SEM FORMAÇÃO QUE MEDIAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ENQUANTO COZINHAM OU ASSISTEM TELEVISÃO. NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, NA CIDADE PESQUISADA, O PRINCIPAL MEIO DE ACESSO ENSINO É O WHATSAPP. PARA MUITOS ALUNOS, A TELA PELA QUAL CHEGA O CONHECIMENTO, PODE SER O COMPUTADOR, O TABLET, A TV, MAS PARA O ALUNO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PESQUISA, O CELULAR É A TELA PRINCIPAL. NESSA TELA, NÃO SE ACESSARAM AMBIENTE VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, E-MAILS, YOUTUBE, GOOGLE MEET, OU OUTRO APLICATIVO DE REUNIÃO. O AMBIENTE UTILIZADO PARA AS AULAS FOI O WHATSAPP POR MEIO DE AULAS ASSÍNCRONA. AULAS EM CASA NÃO DEVEM SER NORMALIZADAS. ALFABETIZAÇÃO TEM QUE SER PRESENCIAL, NA ESCOLA, MEDIADA POR UM PROFESSOR FORMADO, ORIENTAÇÃO POR UM CURRÍCULO SISTEMATICAMENTE ORGANIZADO, COM MATERIAIS PEDAGÓGICOS E PRÁTICAS PREVIAMENTE SELECIONADAS TENDO EM VISTAS OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS PARA CADA NÍVEL DO PROCESSO AVALIATIVO. O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR FAZEM PARTE DO CONJUNTO NO QUAL ESTÁ INSERIDO A EDUCAÇÃO. E ASSIM COMO A EDUCAÇÃO É UM DIREITO, ESTAR NA ESCOLA TAMBÉM É E NÃO PODE SER NEGADO À CRIANÇA.