Artigo E-book VIII ENALIC

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ISBN: 978-65-86901-58-0

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA PARTICIPANTES DO PIBID: ANÁLISE DE VALORES ECOLÓGICOS E CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, MEIO AMBIENTE, PERCEPÇÃO AMBIENTAL, PIBID, VALORES ECOLÓGICOS Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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      O PIBID NO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA USP (PIBID-IBUSP) TEVE COMO DIRETRIZES, EM 2014, O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ABORDAGEM DE QUESTÕES ECOLÓGICAS E AMBIENTAIS. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA NESSE CONTEXTO, COM 4 LICENCIANDO ATUANTES NUMA MESMA ESCOLA, QUE ELABORAM E APLICARAM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE “MATA ATLÂNTICA X RESTINGA”. UMA VEZ QUE OS LICENCIANDOS DESENVOLVERAM UMA SEQUÊNCIA SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS, UM PRIMEIRO OBJETIVO DE PESQUISA FOI COMPREENDER ASPECTOS DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL (PA) DE TAIS SUJEITOS, INVESTIGANDO SUAS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE E SEUS VALORES ECOLÓGICOS. AINDA, BUSCAMOS IDENTIFICAR SE DURANTE A PARTICIPAÇÃO NO PIBID TAIS ASPECTOS FORAM ALTERADOS. O RECORTE APRESENTADO NO PRESENTE ARTIGO É PARTE DE UMA PESQUISA MAIS ABRANGENTE, REALIZADA DURANTE O DOUTORADO DA PRIMEIRA AUTORA. PENSANDO-SE NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA QUE ORIENTA O TRABALHO, ADOTAMOS COMO DEFINIÇÃO DE PA A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E O MEIO NO QUAL ESTÁ INSERIDO, QUE OCORRE POR MEIO DOS MECANISMOS PERCEPTIVOS E COGNITIVOS. A PA DOS PROFESSORES É CONSTRUÍDA NÃO APENAS EM SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM EM SUA FORMAÇÃO INICIAL. SENDO ASSIM, UMA ETAPA IMPORTANTE PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM NOSSA SOCIEDADE É CONHECER COMO LICENCIANDOS PERCEBEM O MEIO AMBIENTE E ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA VISÃO MAIS GLOBALIZANTE. O CONHECIMENTO DO INDIVÍDUO ESTÁ FORTEMENTE RELACIONADO A SUA PA, SENDO QUE O CONHECIMENTO FUNCIONARIA COMO UM FILTRO OU COMO UMA LENTE PELA QUAL PERCEBEMOS O MUNDO AO NOSSO REDOR. ASSIM, PODEMOS ASSUMIR QUE A CONCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE DE UM INDIVÍDUO É UM DOS IMPORTANTES ELEMENTOS DE SUA PA. O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE PODE SER DEFINIDO DE DIVERSAS MANEIRAS. A PARTIR DE UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE AS CONCEPÇÕES DESSE CONCEITO, TOWATA (2018) PROPÔS AS CATEGORIAS: NATURALISTA ROMÂNTICA, NATURALISTA REDUCIONISTA, ANTROPOCÊNTRICA, PROBLEMA E GLOBALIZANTE. A PA É COMPLEXA E ENGLOBA OUTROS ASPECTOS, COMO ATITUDES, PREOCUPAÇÕES, CRENÇAS, PARADIGMAS, VALORES E VISÕES DE MUNDO. DESTACAMOS O MODELO DE VALORES ECOLÓGICOS DE WISEMAN E BOGNER (2003), BASEADO EM PESQUISAS EMPÍRICAS USANDO DIFERENTES VERSÕES DE UM INSTRUMENTO AVALIATIVO. JOHNSON AND MANOLI (2008) DESENVOLVERAM, A PARTIR DESSE ORIGINAL, UM INSTRUMENTO MAIS ENXUTO E IGUALMENTE EFICIENTE, “THE ENVIRONMENT QUESTIONNAIRE” (TEQ – QUESTIONÁRIO DE MEIO AMBIENTE). O MODELO DE VALORES ECOLÓGICOS POSTULA QUE PRESERVAÇÃO (P) E UTILIZAÇÃO (U) SERIAM DOIS ELEMENTOS CHAVE DA PA, PORÉM NÃO NECESSARIAMENTE RELACIONADOS.  A PRESERVAÇÃO SERIA UMA DIMENSÃO BIOCÊNTRICA, QUE VISA À VALORIZAÇÃO E PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE. JÁ A UTILIZAÇÃO SERIA UMA DIMENSÃO ANTROPOCÊNTRICA, QUE REFLETE O USO DOS RECURSOS NATURAIS. O MODELO SITUA OS SUJEITOS EM QUATRO GRANDES CATEGORIAS, CORRESPONDENTES AOS QUADRANTES DO PLANO CARTESIANO (FIGURA 1). QUANTO À METODOLOGIA, A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA UTILIZANDO-SE: (I) UM QUESTIONÁRIO INICIAL SOBRE PA, INCLUINDO UMA PARTE ADAPTADA E TRADUZIDA DO TEQ E AS SEGUINTES QUESTÕES ABERTAS: “O QUE É MEIO AMBIENTE? E “ASSINALE AS ALTERNATIVAS QUE APRESENTAM ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO MEIO AMBIENTE. VOCÊ PODE ASSINALAR QUANTAS QUISER”, COM AS ALTERNATIVAS ANIMAIS, PLANTAS, CASA, HOMEM, PLANTAÇÕES, RIOS E LAGOS, CIDADE, MAR, LIXO, REPRESAS, MONTANHAS E OUTRO, (II) OBSERVAÇÃO DE UM TRECHO DE REUNIÃO DE PLANEJAMENTO COM DISCUSSÃO SOBRE MEIO AMBIENTE; (III) PARTE DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA ACOMPANHADA DE LEMBRANÇA ESTIMULADA, REALIZADA AO FINAL DO PIBID. OS DADOS DA ADAPTAÇÃO DO TEQ FORAM ANALISADOS SEGUNDO METODOLOGIA DE JOHNSON AND MANOLI (2008) E OS DADOS QUALITATIVOS FORAM SUBMETIDOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2009), UTILIZANDO AS CATEGORIAS A PRIORI DE TOWATA (2018). COMO RESULTADOS REFERENTES AOS VALORES ECOLÓGICOS, VERIFICAMOS QUE OS 4 LICENCIANDOS SE ENQUADRAVAM NA CATEGORIA DE PERSEPÇÃO+UTILIZAÇÃO-. SE CONSIDERARMOS A ESCOLHA PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PODEMOS SUPOR QUE TAL RESULTADO SERIA ESPERADO. NO ENTANTO, VALE DESTACAR QUE ESSA PODE SER UMA VISÃO SIMPLISTA, VISTO QUE SOMOS INFLUENCIADOS POR DIFERENTES CONTEXTOS, VALORES E CONHECIMENTOS. PRINCIPALMENTE NA SOCIEDADE DE CONSUMO NA QUAL ESTAMOS INSERIDOS ATUALMENTE, SOMOS CADA VEZ MAIS ESTIMULADOS AO USO DE RECURSO SEM REFLEXÃO E PARCIMÔNIA (THØGERSEN, 2005). MUNOZA ET AL. (2009) INVESTIGARAM 6.000 PROFESSORES (EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA) DE 16 PAÍSES, UTILIZANDO INSTRUMENTO SIMILAR AO TEQ. SEUS RESULTADOS DEMONSTRARAM UMA DISCREPÂNCIA REFERENTE À DIMENSÃO UTILIZAÇÃO ENTRE PROFESSORES DE PAÍSES MAIS E MENOS DESENVOLVIDOS. OS AUTORES HIPOTETIZARAM QUE EM PAÍSES COM SITUAÇÃO ECONÔMICA MENOS FAVORÁVEL EXISTE UMA MENOR PREOCUPAÇÃO COM A EXPLOTAÇÃO DE RECURSOS, UMA VEZ QUE AS PESSOAS FOCARIAM SUA ATENÇÃO EM NECESSIDADES ESSENCIAIS. O PRESENTE TRABALHO NÃO CORROBORA TAL HIPÓTESE. NO ENTANTO, NOSSOS DADOS POSSUEM AMOSTRA MUITO MENOR E POUCO VARIADA SE COMPARADA A INVESTIGADA POR MUNOZA E COLABORADORES. AINDA, O BRASIL É UM PAÍS SOCIALMENTE MUITO DESIGUAL E POUCOS ESTUDANTES DO IBUSP POSSUEM SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA REALMENTE DESFAVORÁVEL. QUANTO ÀS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE, NOTAMOS UMA DIVERSIDADE ENTRE OS LICENCIANDOS AO INICIAREM O PIBID, COM DOIS DELES MAIS PRÓXIMOS DA CONCEPÇÃO GLOBALIZANTE E OUTROS DOIS COM CONCEPÇÕES NATURALISTAS (REDUCIONISTA, ROMÂNTICA OU MESMO UM MISTO DE AMBAS). TAL RESULTADO FOI EVIDENCIADO PELAS RESPOSTAS SOBRE O QUE É MEIO AMBIENTE E PELA QUESTÃO REFERENTE AOS ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DESSE MEIO, NA QUAL DUAS LICENCIANDAS NÃO ASSINALARAM ELEMENTOS QUE CONSIDERAMOS MAIS RELACIONADOS À AÇÃO ANTRÓPICA (CASA, PLANTAÇÕES, CIDADE, LIXO E REPRESA). OS OUTROS ASSINALARAM TODOS OS ELEMENTOS. AO LONGO DO PROCESSO, AS CONCEPÇÕES FORAM DISCUTIDAS, CHEGANDO-SE A UMA DEFINIÇÃO COMUM PARA O GRUPO “A GENTE ESTÁ NELE, A GENTE INTERAGE (COM ELE) E A GENTE É MEIO AMBIENTE”, BEM COMO UM CONSENSO SOBRE OS ELEMENTOS PERTENCENTES AO MEIO AMBIENTE, APROXIMANDO-SE DE UMA CONCEPÇÃO MAIS DESEJÁVEL AO FINAL DA PARTICIPAÇÃO NO PIBID: GLOBALIZANTE. AO PENSARMOS NO CENÁRIO NACIONAL ATUAL, DE PROFUNDO DESRESPEITO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENGAJADOS E COM PERCEPÇÃO AMBIENTAL AMPLA É FUNDAMENTAL PARA O MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. NOSSOS RESULTADOS DESTACAM O PIBID, CUJA RELEVÂNCIA EM DIVERSOS ASPECTOS JÁ FOI AMPLAMENTE REPORTADA NA LITERATURA, COMO UMA ALTERNATIVA IMPORTANTE TAMBÉM PARA ESSE ENFRENTAMENTO.  \r\n
      \r\n
      FIGURA 1. MODELO BIDIMENSIONAL DE VALORES ECOLÓGICOS (MODIFICADO DE WISEMAN E BOGNER, 2003 POR URSI E TOWATA, 2018).\r\n
      \r\n
      REFERÊNCIAS\r\n
      \r\n
      BARDIN, L. ANÁLISE DE CONTEÚDO. LISBOA: EDIÇÕES 70, 2009.\r\n
      JOHNSON, B.; MANOLI, C.C. USING BOGNER AND WISEMAN’S MODEL OF ECOLOGICAL VALUES TO MEASURE THE IMPACT OF AN EARTH EDUCATION PROGRAM ON CHILDREN’S ENVIRONMENTAL PERCEPTIONS. ENVIRONMENTAL EDUCATION RESEARCH, V. 14, N. 2, P. 115-127, 2008\r\n
      MUNOZA, F. ET AL. TEACHERS’ CONCEPTION OF NATURE AND ENVIRONMENT IN 16 COUNTRIES. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL PSYCHOLOGY, V. 29, P.407-413, 2009.\r\n
      URSI, S.; TOWATA, N. ENVIRONMENTAL PERCEPTION ABOUT MARINE AND COASTAL ECOSYSTEMS: EVALUATION THROUGH A RESEARCH INSTRUMENT BASED ON MODEL OF ECOLOGICAL VALUES. PROBLEMS OF EDUCATION IN THE 21ST CENTURY, V. 76, N.3, P. 393-405 2018 \r\n
      THØGERSEN, J. HOW MAY CONSUMER POLICY EMPOWER CONSUMERS FOR SUSTAINABLE LIFESTYLES? JOURNAL OF CONSUMER POLICY, V. 28, N. 2, P. 143-177. 2005.\r\n
      TOWATA, N. PERCEPÇÃO AMBIENTAL E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: ESTUDO DE CASO COM LICENCIANDOS DE BIOLOGIA PARTICIPANTES DO PIBID. TESE DE DOUTORADO. INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2018.\r\n
      WISEMAN, M.; BOGNER, F.X. A HIGHER-ORDER MODEL OF ECOLOGICAL VALUES AND ITS RELATIONSHIP TO PERSONALITY. PERSONALITY AND INDIVIDUAL DIFFERENCES, V. 34, P. 783–94. 2003.
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A PARTIR DE UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE AS CONCEPÇÕES DESSE CONCEITO, TOWATA (2018) PROPÔS AS CATEGORIAS: NATURALISTA ROMÂNTICA, NATURALISTA REDUCIONISTA, ANTROPOCÊNTRICA, PROBLEMA E GLOBALIZANTE. A PA É COMPLEXA E ENGLOBA OUTROS ASPECTOS, COMO ATITUDES, PREOCUPAÇÕES, CRENÇAS, PARADIGMAS, VALORES E VISÕES DE MUNDO. DESTACAMOS O MODELO DE VALORES ECOLÓGICOS DE WISEMAN E BOGNER (2003), BASEADO EM PESQUISAS EMPÍRICAS USANDO DIFERENTES VERSÕES DE UM INSTRUMENTO AVALIATIVO. JOHNSON AND MANOLI (2008) DESENVOLVERAM, A PARTIR DESSE ORIGINAL, UM INSTRUMENTO MAIS ENXUTO E IGUALMENTE EFICIENTE, “THE ENVIRONMENT QUESTIONNAIRE” (TEQ – QUESTIONÁRIO DE MEIO AMBIENTE). O MODELO DE VALORES ECOLÓGICOS POSTULA QUE PRESERVAÇÃO (P) E UTILIZAÇÃO (U) SERIAM DOIS ELEMENTOS CHAVE DA PA, PORÉM NÃO NECESSARIAMENTE RELACIONADOS.  A PRESERVAÇÃO SERIA UMA DIMENSÃO BIOCÊNTRICA, QUE VISA À VALORIZAÇÃO E PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE. 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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
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          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
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          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
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          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
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                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

O PIBID NO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA USP (PIBID-IBUSP) TEVE COMO DIRETRIZES, EM 2014, O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A ABORDAGEM DE QUESTÕES ECOLÓGICAS E AMBIENTAIS. ESTA PESQUISA FOI REALIZADA NESSE CONTEXTO, COM 4 LICENCIANDO ATUANTES NUMA MESMA ESCOLA, QUE ELABORAM E APLICARAM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE “MATA ATLÂNTICA X RESTINGA”. UMA VEZ QUE OS LICENCIANDOS DESENVOLVERAM UMA SEQUÊNCIA SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS, UM PRIMEIRO OBJETIVO DE PESQUISA FOI COMPREENDER ASPECTOS DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL (PA) DE TAIS SUJEITOS, INVESTIGANDO SUAS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE E SEUS VALORES ECOLÓGICOS. AINDA, BUSCAMOS IDENTIFICAR SE DURANTE A PARTICIPAÇÃO NO PIBID TAIS ASPECTOS FORAM ALTERADOS. O RECORTE APRESENTADO NO PRESENTE ARTIGO É PARTE DE UMA PESQUISA MAIS ABRANGENTE, REALIZADA DURANTE O DOUTORADO DA PRIMEIRA AUTORA. PENSANDO-SE NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA QUE ORIENTA O TRABALHO, ADOTAMOS COMO DEFINIÇÃO DE PA A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E O MEIO NO QUAL ESTÁ INSERIDO, QUE OCORRE POR MEIO DOS MECANISMOS PERCEPTIVOS E COGNITIVOS. A PA DOS PROFESSORES É CONSTRUÍDA NÃO APENAS EM SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM EM SUA FORMAÇÃO INICIAL. SENDO ASSIM, UMA ETAPA IMPORTANTE PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM NOSSA SOCIEDADE É CONHECER COMO LICENCIANDOS PERCEBEM O MEIO AMBIENTE E ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA VISÃO MAIS GLOBALIZANTE. O CONHECIMENTO DO INDIVÍDUO ESTÁ FORTEMENTE RELACIONADO A SUA PA, SENDO QUE O CONHECIMENTO FUNCIONARIA COMO UM FILTRO OU COMO UMA LENTE PELA QUAL PERCEBEMOS O MUNDO AO NOSSO REDOR. ASSIM, PODEMOS ASSUMIR QUE A CONCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE DE UM INDIVÍDUO É UM DOS IMPORTANTES ELEMENTOS DE SUA PA. O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE PODE SER DEFINIDO DE DIVERSAS MANEIRAS. A PARTIR DE UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE AS CONCEPÇÕES DESSE CONCEITO, TOWATA (2018) PROPÔS AS CATEGORIAS: NATURALISTA ROMÂNTICA, NATURALISTA REDUCIONISTA, ANTROPOCÊNTRICA, PROBLEMA E GLOBALIZANTE. A PA É COMPLEXA E ENGLOBA OUTROS ASPECTOS, COMO ATITUDES, PREOCUPAÇÕES, CRENÇAS, PARADIGMAS, VALORES E VISÕES DE MUNDO. DESTACAMOS O MODELO DE VALORES ECOLÓGICOS DE WISEMAN E BOGNER (2003), BASEADO EM PESQUISAS EMPÍRICAS USANDO DIFERENTES VERSÕES DE UM INSTRUMENTO AVALIATIVO. JOHNSON AND MANOLI (2008) DESENVOLVERAM, A PARTIR DESSE ORIGINAL, UM INSTRUMENTO MAIS ENXUTO E IGUALMENTE EFICIENTE, “THE ENVIRONMENT QUESTIONNAIRE” (TEQ – QUESTIONÁRIO DE MEIO AMBIENTE). O MODELO DE VALORES ECOLÓGICOS POSTULA QUE PRESERVAÇÃO (P) E UTILIZAÇÃO (U) SERIAM DOIS ELEMENTOS CHAVE DA PA, PORÉM NÃO NECESSARIAMENTE RELACIONADOS. A PRESERVAÇÃO SERIA UMA DIMENSÃO BIOCÊNTRICA, QUE VISA À VALORIZAÇÃO E PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE. JÁ A UTILIZAÇÃO SERIA UMA DIMENSÃO ANTROPOCÊNTRICA, QUE REFLETE O USO DOS RECURSOS NATURAIS. O MODELO SITUA OS SUJEITOS EM QUATRO GRANDES CATEGORIAS, CORRESPONDENTES AOS QUADRANTES DO PLANO CARTESIANO (FIGURA 1). QUANTO À METODOLOGIA, A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA UTILIZANDO-SE: (I) UM QUESTIONÁRIO INICIAL SOBRE PA, INCLUINDO UMA PARTE ADAPTADA E TRADUZIDA DO TEQ E AS SEGUINTES QUESTÕES ABERTAS: “O QUE É MEIO AMBIENTE? E “ASSINALE AS ALTERNATIVAS QUE APRESENTAM ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO MEIO AMBIENTE. VOCÊ PODE ASSINALAR QUANTAS QUISER”, COM AS ALTERNATIVAS ANIMAIS, PLANTAS, CASA, HOMEM, PLANTAÇÕES, RIOS E LAGOS, CIDADE, MAR, LIXO, REPRESAS, MONTANHAS E OUTRO, (II) OBSERVAÇÃO DE UM TRECHO DE REUNIÃO DE PLANEJAMENTO COM DISCUSSÃO SOBRE MEIO AMBIENTE; (III) PARTE DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA ACOMPANHADA DE LEMBRANÇA ESTIMULADA, REALIZADA AO FINAL DO PIBID. OS DADOS DA ADAPTAÇÃO DO TEQ FORAM ANALISADOS SEGUNDO METODOLOGIA DE JOHNSON AND MANOLI (2008) E OS DADOS QUALITATIVOS FORAM SUBMETIDOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2009), UTILIZANDO AS CATEGORIAS A PRIORI DE TOWATA (2018). COMO RESULTADOS REFERENTES AOS VALORES ECOLÓGICOS, VERIFICAMOS QUE OS 4 LICENCIANDOS SE ENQUADRAVAM NA CATEGORIA DE PERSEPÇÃO+UTILIZAÇÃO-. SE CONSIDERARMOS A ESCOLHA PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PODEMOS SUPOR QUE TAL RESULTADO SERIA ESPERADO. NO ENTANTO, VALE DESTACAR QUE ESSA PODE SER UMA VISÃO SIMPLISTA, VISTO QUE SOMOS INFLUENCIADOS POR DIFERENTES CONTEXTOS, VALORES E CONHECIMENTOS. PRINCIPALMENTE NA SOCIEDADE DE CONSUMO NA QUAL ESTAMOS INSERIDOS ATUALMENTE, SOMOS CADA VEZ MAIS ESTIMULADOS AO USO DE RECURSO SEM REFLEXÃO E PARCIMÔNIA (THØGERSEN, 2005). MUNOZA ET AL. (2009) INVESTIGARAM 6.000 PROFESSORES (EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA) DE 16 PAÍSES, UTILIZANDO INSTRUMENTO SIMILAR AO TEQ. SEUS RESULTADOS DEMONSTRARAM UMA DISCREPÂNCIA REFERENTE À DIMENSÃO UTILIZAÇÃO ENTRE PROFESSORES DE PAÍSES MAIS E MENOS DESENVOLVIDOS. OS AUTORES HIPOTETIZARAM QUE EM PAÍSES COM SITUAÇÃO ECONÔMICA MENOS FAVORÁVEL EXISTE UMA MENOR PREOCUPAÇÃO COM A EXPLOTAÇÃO DE RECURSOS, UMA VEZ QUE AS PESSOAS FOCARIAM SUA ATENÇÃO EM NECESSIDADES ESSENCIAIS. O PRESENTE TRABALHO NÃO CORROBORA TAL HIPÓTESE. NO ENTANTO, NOSSOS DADOS POSSUEM AMOSTRA MUITO MENOR E POUCO VARIADA SE COMPARADA A INVESTIGADA POR MUNOZA E COLABORADORES. AINDA, O BRASIL É UM PAÍS SOCIALMENTE MUITO DESIGUAL E POUCOS ESTUDANTES DO IBUSP POSSUEM SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA REALMENTE DESFAVORÁVEL. QUANTO ÀS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE, NOTAMOS UMA DIVERSIDADE ENTRE OS LICENCIANDOS AO INICIAREM O PIBID, COM DOIS DELES MAIS PRÓXIMOS DA CONCEPÇÃO GLOBALIZANTE E OUTROS DOIS COM CONCEPÇÕES NATURALISTAS (REDUCIONISTA, ROMÂNTICA OU MESMO UM MISTO DE AMBAS). TAL RESULTADO FOI EVIDENCIADO PELAS RESPOSTAS SOBRE O QUE É MEIO AMBIENTE E PELA QUESTÃO REFERENTE AOS ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DESSE MEIO, NA QUAL DUAS LICENCIANDAS NÃO ASSINALARAM ELEMENTOS QUE CONSIDERAMOS MAIS RELACIONADOS À AÇÃO ANTRÓPICA (CASA, PLANTAÇÕES, CIDADE, LIXO E REPRESA). OS OUTROS ASSINALARAM TODOS OS ELEMENTOS. AO LONGO DO PROCESSO, AS CONCEPÇÕES FORAM DISCUTIDAS, CHEGANDO-SE A UMA DEFINIÇÃO COMUM PARA O GRUPO “A GENTE ESTÁ NELE, A GENTE INTERAGE (COM ELE) E A GENTE É MEIO AMBIENTE”, BEM COMO UM CONSENSO SOBRE OS ELEMENTOS PERTENCENTES AO MEIO AMBIENTE, APROXIMANDO-SE DE UMA CONCEPÇÃO MAIS DESEJÁVEL AO FINAL DA PARTICIPAÇÃO NO PIBID: GLOBALIZANTE. AO PENSARMOS NO CENÁRIO NACIONAL ATUAL, DE PROFUNDO DESRESPEITO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENGAJADOS E COM PERCEPÇÃO AMBIENTAL AMPLA É FUNDAMENTAL PARA O MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. NOSSOS RESULTADOS DESTACAM O PIBID, CUJA RELEVÂNCIA EM DIVERSOS ASPECTOS JÁ FOI AMPLAMENTE REPORTADA NA LITERATURA, COMO UMA ALTERNATIVA IMPORTANTE TAMBÉM PARA ESSE ENFRENTAMENTO. FIGURA 1. MODELO BIDIMENSIONAL DE VALORES ECOLÓGICOS (MODIFICADO DE WISEMAN E BOGNER, 2003 POR URSI E TOWATA, 2018). REFERÊNCIAS BARDIN, L. ANÁLISE DE CONTEÚDO. LISBOA: EDIÇÕES 70, 2009. JOHNSON, B.; MANOLI, C.C. USING BOGNER AND WISEMAN’S MODEL OF ECOLOGICAL VALUES TO MEASURE THE IMPACT OF AN EARTH EDUCATION PROGRAM ON CHILDREN’S ENVIRONMENTAL PERCEPTIONS. ENVIRONMENTAL EDUCATION RESEARCH, V. 14, N. 2, P. 115-127, 2008 MUNOZA, F. ET AL. TEACHERS’ CONCEPTION OF NATURE AND ENVIRONMENT IN 16 COUNTRIES. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL PSYCHOLOGY, V. 29, P.407-413, 2009. URSI, S.; TOWATA, N. ENVIRONMENTAL PERCEPTION ABOUT MARINE AND COASTAL ECOSYSTEMS: EVALUATION THROUGH A RESEARCH INSTRUMENT BASED ON MODEL OF ECOLOGICAL VALUES. PROBLEMS OF EDUCATION IN THE 21ST CENTURY, V. 76, N.3, P. 393-405 2018 THØGERSEN, J. HOW MAY CONSUMER POLICY EMPOWER CONSUMERS FOR SUSTAINABLE LIFESTYLES? JOURNAL OF CONSUMER POLICY, V. 28, N. 2, P. 143-177. 2005. TOWATA, N. PERCEPÇÃO AMBIENTAL E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: ESTUDO DE CASO COM LICENCIANDOS DE BIOLOGIA PARTICIPANTES DO PIBID. TESE DE DOUTORADO. INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2018. WISEMAN, M.; BOGNER, F.X. A HIGHER-ORDER MODEL OF ECOLOGICAL VALUES AND ITS RELATIONSHIP TO PERSONALITY. PERSONALITY AND INDIVIDUAL DIFFERENCES, V. 34, P. 783–94. 2003.

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