ALVARENGA, Mariana Martins De et al.. . Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/85083>. Acesso em: 23/11/2024 15:01
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DINÂMICA NO TRABALHO DOCENTE UMA VEZ QUE TRAZ UMA PROPOSTA DE TRABALHO MAIS COMPLEXA EM RELAÇÃO AO TEMA, EM COMPARAÇÃO COM O PLANO DE AULA. ELES SE DIFERENCIAM NÃO SÓ NA QUANTIDADE DE CONTEÚDO, MAS NO PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO DE AULAS, MATERIAIS, METODOLOGIA E PROCESSO DE AVALIAÇÃO. ESSA ESTRATÉGIA DE PRÁTICA DOCENTE É CONSIDERADA UMA METODOLOGIA ATIVA DEVIDO AO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NA AUTONOMIA E NO PROTAGONISMO. A DIVISÃO EM LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS, PESQUISA, EXPOSIÇÃO TEÓRICA E AVALIAÇÃO ADMITE UM DETALHAMENTO PROFUNDO TOPICALIZADO, CADA QUAL PODENDO RECEBER DIFERENTES METODOLOGIAS INDIVIDUAIS POR AULA DADA, QUE VARIAM INCLUSIVE EM RELAÇÃO AO TEMA, OBJETIVOS E CONTEXTO DE PRODUÇÃO. DESSA FORMA, NO PLANO DE AULA DA ETAPA DE AVALIAÇÃO, PROPÕE-SE O USO DE MAPA MENTAL QUE REPRESENTA NÃO SÓ O LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS NO PROCESSO, MAS TAMBÉM UMA ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO IMAGÉTICA E VERBAL, TRABALHANDO COM CONCISÃO E RELEVÂNCIA E QUE, ALÉM DE EXERCITAR A ESCRITA, MOVIMENTA A LEITURA E A CONSTRUÇÃO COGNITIVA. VISANDO UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NAS PRÁTICAS ESCOLARES, ESTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE NAS TEORIAS DE OLIVEIRA (2013) CHIARELLA (2015) E KOZEL (2007) PARA; PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MOVIMENTANDO OS CONHECIMENTOS CULTURAIS E IDENTITÁRIOS DO MÉXICO; ARTICULAR COM UM MAPA MENTAL A FINALIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO FUNDAMENTADOS NOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA SD E, POR FIM, ANALISAR OS PONTOS QUE PODEM SER DESENVOLVIDOS COM A TURMA NO TEMA E QUE JUSTIFICAM O USO DESSA ESTRATÉGIA DE FORMA MAIS RECORRENTE NA SALA DE AULA.