BNCC, EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE UMA POSSIBILIDADE POSSÍVEL, MAS EFETIVA NA ATUALIDADE?
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84648 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 746 "inscrito_id" => 2359 "titulo" => "BNCC, EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE UMA POSSIBILIDADE POSSÍVEL, MAS EFETIVA NA ATUALIDADE?" "resumo" => "A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN) N. 9394/1996 INSTITUIU A EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) COMO COMPONENTE CURRICULAR, E ESSA VEM SE DESENVOLVENDO SOB A TENDÊNCIA PEDAGÓGICA POPULAR, NA QUAL O ALUNO É SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. EM CONSONÂNCIA COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DOCUMENTO NORMATIVO QUE APRESENTA AS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ESTUDANTES DEVEM DESENVOLVER DURANTE CADA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, INDICA O CONJUNTO DE APRENDIZAGENS BÁSICAS DOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ORIENTANDO OS PROFESSORES E OFERECENDO UM PARÂMETRO PARA A CONSTRUÇÃO DOS SISTEMAS E DE REDES ESCOLARES AJUDANDO-OS NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS, AUTÔNOMOS E RESPONSÁVEIS (BRASIL, 2018). SABE-SE QUE O CONTEÚDO SAÚDE É POUCO TRABALHADO NAS AULAS DE EF, VISTO QUE NA MAIORIA DAS VEZES OS ESPORTES E CONTEÚDOS PRÁTICOS OCUPAM MAIOR PARCELA DAS AULAS, ESSE CENÁRIO É INDICADO POR PROFESSORES E DISCENTES DOS PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) E DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID). CONSIDERANDO QUE EXISTEM POUCOS ESTUDOS QUE DISCUTEM A TEMÁTICA SAÚDE A PARTIR DOS INDICATIVOS DA BNCC, CONSIDERANDO QUE NA BNCC DO ENSINO MÉDIO A EF E O TEMA SAÚDE ESTÃO QUASE AUSENTES E QUE O DOCUMENTO PREZA PELA FLEXIBILIZAÇÃO DA SELEÇÃO DE CONTEÚDOS, DANDO AUTONOMIA ÀS REDES ESCOLARES, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR COMO A TEMÁTICA SAÚDE É APRESENTADA NA BNCC E COMO SE CONFIGURA A SUA IMPLANTAÇÃO NAS AULAS DE EF NO ENSINO MÉDIO (EM), A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DOS PROGRAMAS RP E PIBID. PARA TANTO UTILIZOU-SE DO MÉTODO QUALITATIVO DO TIPO DESCRITIVO. A PESQUISA SE DIVIDIU EM DOIS MOMENTOS: A) REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DO TEMA SAÚDE NA EF APLICADA AO EM, B) PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM TRÊS PROFESSORES PRECEPTORES DO PROGRAMA RP E UMA PROFESSORA DO PIBID, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – PR (UEM), QUE POR FINS ÉTICOS FORAM IDENTIFICADOS POR NÚMERO QUE SEGUEM A ORDEM QUE FORAM FEITAS AS ENTREVISTAS. AS ENTREVISTAS FORAM TRANSCRITAS, CATEGORIZADAS E ANALISADAS COM BASE NOS INDICATIVOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (RICHARDSON, 1999). A PARTIR DAS PESQUISAS REALIZADAS CONSTATOU-SE QUE A BNCC COMPREENDE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA FASE DE AUTOCONHECER-SE E DE APRENDER A CUIDAR E APRECIAR A SUA SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL SENDO ISSO UM DIREITO QUE ESSES ALUNOS POSSUEM EM SE APROFUNDAREM DESSE TEMA SAÚDE. ALÉM DE SER DIREITO TAMBÉM DESSES ALUNOS DE RELACIONAREM A SUA FORMAÇÃO HUMANA ATRELADA AOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS APRESENTADOS AO ESTUDANTE EM RELAÇÃO À SOCIEDADE E AS SUAS ESTRUTURAS SOCIAIS, COLABORANDO PARA QUE OS MESMOS POSSAM RECONHECER O CENÁRIO NO QUAL SE ENCONTRAM INSERIDOS COMO UMA ESTRUTURA COMPLEXA, DINÂMICA E FLUIDA DE UMA SOCIEDADE REPLETA DE DIVERSIDADE. A PARTIR DAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS NOTOU-SE A NECESSIDADE DE ENTENDER SE HAVIA POR PARTE DOS PROFESSORES A UTILIZAÇÃO DE TAL DOCUMENTO PARA A FORMULAÇÃO DE SUAS AULAS E OBTEVE-SE QUE SOMENTE O PROFESSOR 01 NÃO UTILIZAVA A BNCC, ENTRETANTO ESTE E OS DEMAIS PROFESSORES UTILIZAM OUTROS DOCUMENTOS QUE SERVEM COMO ARTICULADORES ENTRE A BNCC E AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. POSTERIORMENTE INDAGOU-SE COMO ESSES DOCENTES VIAM A SAÚDE DENTRO DOS DOCUMENTOS UTILIZADOS E ELES RELATARAM QUE O TEMA SAÚDE ESTÁ POSTO DE FORMA INTRÍNSECA ÀS UNIDADES TEMÁTICAS BUSCANDO RELACIONAR O EXERCÍCIO COM SUAS CAUSAS E SEUS EFEITOS, FICANDO A CARGO DOS PROFESSORES DEFINIREM O QUE É RELEVANTE OU NÃO, O QUE DEMONSTRA UMA NEGLIGÊNCIA DOS INDICATIVOS SOBRE ESSE TEMA. NA SEQUÊNCIA QUANDO PERGUNTAMOS QUAIS OS CONTEÚDOS DE SAÚDE OS ENTREVISTADOS MAIS TRABALHAVAM ELES AFIRMARAM ABORDAR: ACADEMIA, DOENÇAS ASSOCIADAS A FALTA DE EXERCÍCIOS, CUIDADOS CORPORAIS, ANABOLIZANTES, DROGAS E ALGUMAS QUESTÕES EMOCIONAIS. AQUI SALIENTA-SE A CARÊNCIA DE ABORDAR QUESTÕES RELACIONADAS A PRESSÕES MIDIÁTICAS, DITADURAS ESTÉTICAS, TRANSTORNOS E DEMAIS ASSUNTOS QUE ESTÃO TAMBÉM DE FORMA RECORRENTE E FORTE NAS VIDAS DESSES JOVENS. SENDO ASSIM, HOUVE UMA PREOCUPAÇÃO EM SABER SE O TEMA SAÚDE POSSUÍA ALGUMA IMPOSSIBILIDADE PARA SER TRABALHADO NA ESCOLA E OS PROFESSORES 01 E 02 RELATARAM QUE A FALTA DE MATERIAIS JUNTAMENTE COM A UTOPIA DOS DOCUMENTOS NORTEADORES, A FALTA DE UM LIVRO DIDÁTICO DE EF QUE SIRVA DE APOIO PARA OS PROFESSORES PODEM SER ALGUNS PONTOS A SEREM (RE)AVALIADOS. E OS PROFESSORES 03 E 04 AFIRMARAM QUE O TEMPO É A ÚNICA DIFICULDADE VISTO QUE A CARGA HORÁRIA NÃO ESTÁ DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE CONTEÚDOS QUE DEVEM SER APLICADOS. ALÉM DISSO, BUSCOU-SE COMPREENDER SE A FORMAÇÃO CONTINUADA, TÃO DEFENDIDA PELOS DOCUMENTOS NORTEADORES, ESTAVA SENDO ECOADA NO ÂMBITO DA PRÁTICA, ENTRETANTO COMO RESPOSTA OS PROFESSORES 02 E 04 AFIRMARAM QUE POR PARTE DA ESCOLA É SEMPRE BEM VINDO E APOIADO ESSA FORMAÇÃO CONTINUADA, MAS O QUE OS IMPEDE DE FATO SÃO AS CARGAS HORÁRIAS INCOMPATÍVEIS COM A DEMANDA DE SERVIÇO E POR ESTE MOTIVO NOTASSE QUE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE DE FATO VIRIA A AGREGAR NO ENSINO NÃO É INCENTIVADA E PARA, ALÉM DISSO, O PROFESSOR 04 SALIENTOU QUE A EF VEM PERDENDO SEU ESPAÇO NO ÂMBITO ESCOLAR VISTO QUE ANTES AS AULAS QUE ERAM TRÊS POR SEMANA DIMINUÍRAM PARA DUAS, MAS QUE A QUANTIDADE DE CONTEÚDO NÃO VEIO A DIMINUIR O QUE AUMENTOU AINDA MAIS ESSA DESIGUALDADE DE QUANTIDADE DE TEMPO, QUANTIDADE DE CONTEÚDO E QUALITATIVO DESSES CONTEÚDOS POSTOS. DIANTE DOS INDICATIVOS APRESENTADOS, CONCLUI-SE QUE ESTANDO OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA FASE TÃO IMPORTANTE DE AUTOCONHECER-SE O TEMA SAÚDE É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O ALUNO E PARA O ESTADO QUE NECESSITA QUE OS INDIVÍDUOS QUE CONSTITUEM A SOCIEDADE ESTEJAM COM SAÚDE PARA EXECUTAR SEUS PAPÉIS SOCIAIS, POR ISSO É DE SE PENSAR QUE OS DOCUMENTOS PRECISAM REVER O TEMA SAÚDE DANDO UM NORTE PARA OS PROFESSORES DO QUE É IMPORTANTE ABORDAR SEM ASSUMIR O CONTEÚDO APENAS COM CARÁTER PRESCRITIVO, MAS SIM BUSCAR FAZER PARTE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA QUE ESSE TEMA SAÚDE TEM PARA A SOCIEDADE NO GERAL. ALÉM DISSO, MOSTROU-SE INDISPENSÁVEL QUE OS PROFESSORES BUSQUEM OS DOCUMENTOS ORIENTADORES COMO UM TODO, VISTO QUE ESTES SÃO COMPLEMENTARES. ADEMAIS, NOTA-SE UMA NECESSIDADE DE REAVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, MUNICIPAIS E ESTADUAIS EM RELAÇÃO AO INCENTIVO A UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => "BNCC, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, SAÚDE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA103_ID2359_18112021201825.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIGIANI CORDEIRO DOS REIS" "autor_nome_curto" => "LIGIANI C. DOS REIS" "autor_email" => "ligianicordeiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84648 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 746 "inscrito_id" => 2359 "titulo" => "BNCC, EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE UMA POSSIBILIDADE POSSÍVEL, MAS EFETIVA NA ATUALIDADE?" "resumo" => "A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN) N. 9394/1996 INSTITUIU A EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) COMO COMPONENTE CURRICULAR, E ESSA VEM SE DESENVOLVENDO SOB A TENDÊNCIA PEDAGÓGICA POPULAR, NA QUAL O ALUNO É SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. EM CONSONÂNCIA COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DOCUMENTO NORMATIVO QUE APRESENTA AS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ESTUDANTES DEVEM DESENVOLVER DURANTE CADA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, INDICA O CONJUNTO DE APRENDIZAGENS BÁSICAS DOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ORIENTANDO OS PROFESSORES E OFERECENDO UM PARÂMETRO PARA A CONSTRUÇÃO DOS SISTEMAS E DE REDES ESCOLARES AJUDANDO-OS NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS, AUTÔNOMOS E RESPONSÁVEIS (BRASIL, 2018). SABE-SE QUE O CONTEÚDO SAÚDE É POUCO TRABALHADO NAS AULAS DE EF, VISTO QUE NA MAIORIA DAS VEZES OS ESPORTES E CONTEÚDOS PRÁTICOS OCUPAM MAIOR PARCELA DAS AULAS, ESSE CENÁRIO É INDICADO POR PROFESSORES E DISCENTES DOS PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) E DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID). CONSIDERANDO QUE EXISTEM POUCOS ESTUDOS QUE DISCUTEM A TEMÁTICA SAÚDE A PARTIR DOS INDICATIVOS DA BNCC, CONSIDERANDO QUE NA BNCC DO ENSINO MÉDIO A EF E O TEMA SAÚDE ESTÃO QUASE AUSENTES E QUE O DOCUMENTO PREZA PELA FLEXIBILIZAÇÃO DA SELEÇÃO DE CONTEÚDOS, DANDO AUTONOMIA ÀS REDES ESCOLARES, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR COMO A TEMÁTICA SAÚDE É APRESENTADA NA BNCC E COMO SE CONFIGURA A SUA IMPLANTAÇÃO NAS AULAS DE EF NO ENSINO MÉDIO (EM), A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DOS PROGRAMAS RP E PIBID. PARA TANTO UTILIZOU-SE DO MÉTODO QUALITATIVO DO TIPO DESCRITIVO. A PESQUISA SE DIVIDIU EM DOIS MOMENTOS: A) REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DO TEMA SAÚDE NA EF APLICADA AO EM, B) PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM TRÊS PROFESSORES PRECEPTORES DO PROGRAMA RP E UMA PROFESSORA DO PIBID, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – PR (UEM), QUE POR FINS ÉTICOS FORAM IDENTIFICADOS POR NÚMERO QUE SEGUEM A ORDEM QUE FORAM FEITAS AS ENTREVISTAS. AS ENTREVISTAS FORAM TRANSCRITAS, CATEGORIZADAS E ANALISADAS COM BASE NOS INDICATIVOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (RICHARDSON, 1999). A PARTIR DAS PESQUISAS REALIZADAS CONSTATOU-SE QUE A BNCC COMPREENDE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA FASE DE AUTOCONHECER-SE E DE APRENDER A CUIDAR E APRECIAR A SUA SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL SENDO ISSO UM DIREITO QUE ESSES ALUNOS POSSUEM EM SE APROFUNDAREM DESSE TEMA SAÚDE. ALÉM DE SER DIREITO TAMBÉM DESSES ALUNOS DE RELACIONAREM A SUA FORMAÇÃO HUMANA ATRELADA AOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS APRESENTADOS AO ESTUDANTE EM RELAÇÃO À SOCIEDADE E AS SUAS ESTRUTURAS SOCIAIS, COLABORANDO PARA QUE OS MESMOS POSSAM RECONHECER O CENÁRIO NO QUAL SE ENCONTRAM INSERIDOS COMO UMA ESTRUTURA COMPLEXA, DINÂMICA E FLUIDA DE UMA SOCIEDADE REPLETA DE DIVERSIDADE. A PARTIR DAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS NOTOU-SE A NECESSIDADE DE ENTENDER SE HAVIA POR PARTE DOS PROFESSORES A UTILIZAÇÃO DE TAL DOCUMENTO PARA A FORMULAÇÃO DE SUAS AULAS E OBTEVE-SE QUE SOMENTE O PROFESSOR 01 NÃO UTILIZAVA A BNCC, ENTRETANTO ESTE E OS DEMAIS PROFESSORES UTILIZAM OUTROS DOCUMENTOS QUE SERVEM COMO ARTICULADORES ENTRE A BNCC E AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. POSTERIORMENTE INDAGOU-SE COMO ESSES DOCENTES VIAM A SAÚDE DENTRO DOS DOCUMENTOS UTILIZADOS E ELES RELATARAM QUE O TEMA SAÚDE ESTÁ POSTO DE FORMA INTRÍNSECA ÀS UNIDADES TEMÁTICAS BUSCANDO RELACIONAR O EXERCÍCIO COM SUAS CAUSAS E SEUS EFEITOS, FICANDO A CARGO DOS PROFESSORES DEFINIREM O QUE É RELEVANTE OU NÃO, O QUE DEMONSTRA UMA NEGLIGÊNCIA DOS INDICATIVOS SOBRE ESSE TEMA. NA SEQUÊNCIA QUANDO PERGUNTAMOS QUAIS OS CONTEÚDOS DE SAÚDE OS ENTREVISTADOS MAIS TRABALHAVAM ELES AFIRMARAM ABORDAR: ACADEMIA, DOENÇAS ASSOCIADAS A FALTA DE EXERCÍCIOS, CUIDADOS CORPORAIS, ANABOLIZANTES, DROGAS E ALGUMAS QUESTÕES EMOCIONAIS. AQUI SALIENTA-SE A CARÊNCIA DE ABORDAR QUESTÕES RELACIONADAS A PRESSÕES MIDIÁTICAS, DITADURAS ESTÉTICAS, TRANSTORNOS E DEMAIS ASSUNTOS QUE ESTÃO TAMBÉM DE FORMA RECORRENTE E FORTE NAS VIDAS DESSES JOVENS. SENDO ASSIM, HOUVE UMA PREOCUPAÇÃO EM SABER SE O TEMA SAÚDE POSSUÍA ALGUMA IMPOSSIBILIDADE PARA SER TRABALHADO NA ESCOLA E OS PROFESSORES 01 E 02 RELATARAM QUE A FALTA DE MATERIAIS JUNTAMENTE COM A UTOPIA DOS DOCUMENTOS NORTEADORES, A FALTA DE UM LIVRO DIDÁTICO DE EF QUE SIRVA DE APOIO PARA OS PROFESSORES PODEM SER ALGUNS PONTOS A SEREM (RE)AVALIADOS. E OS PROFESSORES 03 E 04 AFIRMARAM QUE O TEMPO É A ÚNICA DIFICULDADE VISTO QUE A CARGA HORÁRIA NÃO ESTÁ DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE CONTEÚDOS QUE DEVEM SER APLICADOS. ALÉM DISSO, BUSCOU-SE COMPREENDER SE A FORMAÇÃO CONTINUADA, TÃO DEFENDIDA PELOS DOCUMENTOS NORTEADORES, ESTAVA SENDO ECOADA NO ÂMBITO DA PRÁTICA, ENTRETANTO COMO RESPOSTA OS PROFESSORES 02 E 04 AFIRMARAM QUE POR PARTE DA ESCOLA É SEMPRE BEM VINDO E APOIADO ESSA FORMAÇÃO CONTINUADA, MAS O QUE OS IMPEDE DE FATO SÃO AS CARGAS HORÁRIAS INCOMPATÍVEIS COM A DEMANDA DE SERVIÇO E POR ESTE MOTIVO NOTASSE QUE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE DE FATO VIRIA A AGREGAR NO ENSINO NÃO É INCENTIVADA E PARA, ALÉM DISSO, O PROFESSOR 04 SALIENTOU QUE A EF VEM PERDENDO SEU ESPAÇO NO ÂMBITO ESCOLAR VISTO QUE ANTES AS AULAS QUE ERAM TRÊS POR SEMANA DIMINUÍRAM PARA DUAS, MAS QUE A QUANTIDADE DE CONTEÚDO NÃO VEIO A DIMINUIR O QUE AUMENTOU AINDA MAIS ESSA DESIGUALDADE DE QUANTIDADE DE TEMPO, QUANTIDADE DE CONTEÚDO E QUALITATIVO DESSES CONTEÚDOS POSTOS. DIANTE DOS INDICATIVOS APRESENTADOS, CONCLUI-SE QUE ESTANDO OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA FASE TÃO IMPORTANTE DE AUTOCONHECER-SE O TEMA SAÚDE É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O ALUNO E PARA O ESTADO QUE NECESSITA QUE OS INDIVÍDUOS QUE CONSTITUEM A SOCIEDADE ESTEJAM COM SAÚDE PARA EXECUTAR SEUS PAPÉIS SOCIAIS, POR ISSO É DE SE PENSAR QUE OS DOCUMENTOS PRECISAM REVER O TEMA SAÚDE DANDO UM NORTE PARA OS PROFESSORES DO QUE É IMPORTANTE ABORDAR SEM ASSUMIR O CONTEÚDO APENAS COM CARÁTER PRESCRITIVO, MAS SIM BUSCAR FAZER PARTE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA QUE ESSE TEMA SAÚDE TEM PARA A SOCIEDADE NO GERAL. ALÉM DISSO, MOSTROU-SE INDISPENSÁVEL QUE OS PROFESSORES BUSQUEM OS DOCUMENTOS ORIENTADORES COMO UM TODO, VISTO QUE ESTES SÃO COMPLEMENTARES. ADEMAIS, NOTA-SE UMA NECESSIDADE DE REAVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, MUNICIPAIS E ESTADUAIS EM RELAÇÃO AO INCENTIVO A UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => "BNCC, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, SAÚDE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA103_ID2359_18112021201825.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIGIANI CORDEIRO DOS REIS" "autor_nome_curto" => "LIGIANI C. DOS REIS" "autor_email" => "ligianicordeiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }