A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN) N. 9394/1996 INSTITUIU A EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) COMO COMPONENTE CURRICULAR, E ESSA VEM SE DESENVOLVENDO SOB A TENDÊNCIA PEDAGÓGICA POPULAR, NA QUAL O ALUNO É SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. EM CONSONÂNCIA COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DOCUMENTO NORMATIVO QUE APRESENTA AS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E AS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ESTUDANTES DEVEM DESENVOLVER DURANTE CADA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, INDICA O CONJUNTO DE APRENDIZAGENS BÁSICAS DOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ORIENTANDO OS PROFESSORES E OFERECENDO UM PARÂMETRO PARA A CONSTRUÇÃO DOS SISTEMAS E DE REDES ESCOLARES AJUDANDO-OS NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS, AUTÔNOMOS E RESPONSÁVEIS (BRASIL, 2018). SABE-SE QUE O CONTEÚDO SAÚDE É POUCO TRABALHADO NAS AULAS DE EF, VISTO QUE NA MAIORIA DAS VEZES OS ESPORTES E CONTEÚDOS PRÁTICOS OCUPAM MAIOR PARCELA DAS AULAS, ESSE CENÁRIO É INDICADO POR PROFESSORES E DISCENTES DOS PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) E DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID). CONSIDERANDO QUE EXISTEM POUCOS ESTUDOS QUE DISCUTEM A TEMÁTICA SAÚDE A PARTIR DOS INDICATIVOS DA BNCC, CONSIDERANDO QUE NA BNCC DO ENSINO MÉDIO A EF E O TEMA SAÚDE ESTÃO QUASE AUSENTES E QUE O DOCUMENTO PREZA PELA FLEXIBILIZAÇÃO DA SELEÇÃO DE CONTEÚDOS, DANDO AUTONOMIA ÀS REDES ESCOLARES, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR COMO A TEMÁTICA SAÚDE É APRESENTADA NA BNCC E COMO SE CONFIGURA A SUA IMPLANTAÇÃO NAS AULAS DE EF NO ENSINO MÉDIO (EM), A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DOS PROGRAMAS RP E PIBID. PARA TANTO UTILIZOU-SE DO MÉTODO QUALITATIVO DO TIPO DESCRITIVO. A PESQUISA SE DIVIDIU EM DOIS MOMENTOS: A) REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DO TEMA SAÚDE NA EF APLICADA AO EM, B) PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM TRÊS PROFESSORES PRECEPTORES DO PROGRAMA RP E UMA PROFESSORA DO PIBID, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – PR (UEM), QUE POR FINS ÉTICOS FORAM IDENTIFICADOS POR NÚMERO QUE SEGUEM A ORDEM QUE FORAM FEITAS AS ENTREVISTAS. AS ENTREVISTAS FORAM TRANSCRITAS, CATEGORIZADAS E ANALISADAS COM BASE NOS INDICATIVOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (RICHARDSON, 1999). A PARTIR DAS PESQUISAS REALIZADAS CONSTATOU-SE QUE A BNCC COMPREENDE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA FASE DE AUTOCONHECER-SE E DE APRENDER A CUIDAR E APRECIAR A SUA SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL SENDO ISSO UM DIREITO QUE ESSES ALUNOS POSSUEM EM SE APROFUNDAREM DESSE TEMA SAÚDE. ALÉM DE SER DIREITO TAMBÉM DESSES ALUNOS DE RELACIONAREM A SUA FORMAÇÃO HUMANA ATRELADA AOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS APRESENTADOS AO ESTUDANTE EM RELAÇÃO À SOCIEDADE E AS SUAS ESTRUTURAS SOCIAIS, COLABORANDO PARA QUE OS MESMOS POSSAM RECONHECER O CENÁRIO NO QUAL SE ENCONTRAM INSERIDOS COMO UMA ESTRUTURA COMPLEXA, DINÂMICA E FLUIDA DE UMA SOCIEDADE REPLETA DE DIVERSIDADE. A PARTIR DAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS NOTOU-SE A NECESSIDADE DE ENTENDER SE HAVIA POR PARTE DOS PROFESSORES A UTILIZAÇÃO DE TAL DOCUMENTO PARA A FORMULAÇÃO DE SUAS AULAS E OBTEVE-SE QUE SOMENTE O PROFESSOR 01 NÃO UTILIZAVA A BNCC, ENTRETANTO ESTE E OS DEMAIS PROFESSORES UTILIZAM OUTROS DOCUMENTOS QUE SERVEM COMO ARTICULADORES ENTRE A BNCC E AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. POSTERIORMENTE INDAGOU-SE COMO ESSES DOCENTES VIAM A SAÚDE DENTRO DOS DOCUMENTOS UTILIZADOS E ELES RELATARAM QUE O TEMA SAÚDE ESTÁ POSTO DE FORMA INTRÍNSECA ÀS UNIDADES TEMÁTICAS BUSCANDO RELACIONAR O EXERCÍCIO COM SUAS CAUSAS E SEUS EFEITOS, FICANDO A CARGO DOS PROFESSORES DEFINIREM O QUE É RELEVANTE OU NÃO, O QUE DEMONSTRA UMA NEGLIGÊNCIA DOS INDICATIVOS SOBRE ESSE TEMA. NA SEQUÊNCIA QUANDO PERGUNTAMOS QUAIS OS CONTEÚDOS DE SAÚDE OS ENTREVISTADOS MAIS TRABALHAVAM ELES AFIRMARAM ABORDAR: ACADEMIA, DOENÇAS ASSOCIADAS A FALTA DE EXERCÍCIOS, CUIDADOS CORPORAIS, ANABOLIZANTES, DROGAS E ALGUMAS QUESTÕES EMOCIONAIS. AQUI SALIENTA-SE A CARÊNCIA DE ABORDAR QUESTÕES RELACIONADAS A PRESSÕES MIDIÁTICAS, DITADURAS ESTÉTICAS, TRANSTORNOS E DEMAIS ASSUNTOS QUE ESTÃO TAMBÉM DE FORMA RECORRENTE E FORTE NAS VIDAS DESSES JOVENS. SENDO ASSIM, HOUVE UMA PREOCUPAÇÃO EM SABER SE O TEMA SAÚDE POSSUÍA ALGUMA IMPOSSIBILIDADE PARA SER TRABALHADO NA ESCOLA E OS PROFESSORES 01 E 02 RELATARAM QUE A FALTA DE MATERIAIS JUNTAMENTE COM A UTOPIA DOS DOCUMENTOS NORTEADORES, A FALTA DE UM LIVRO DIDÁTICO DE EF QUE SIRVA DE APOIO PARA OS PROFESSORES PODEM SER ALGUNS PONTOS A SEREM (RE)AVALIADOS. E OS PROFESSORES 03 E 04 AFIRMARAM QUE O TEMPO É A ÚNICA DIFICULDADE VISTO QUE A CARGA HORÁRIA NÃO ESTÁ DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE CONTEÚDOS QUE DEVEM SER APLICADOS. ALÉM DISSO, BUSCOU-SE COMPREENDER SE A FORMAÇÃO CONTINUADA, TÃO DEFENDIDA PELOS DOCUMENTOS NORTEADORES, ESTAVA SENDO ECOADA NO ÂMBITO DA PRÁTICA, ENTRETANTO COMO RESPOSTA OS PROFESSORES 02 E 04 AFIRMARAM QUE POR PARTE DA ESCOLA É SEMPRE BEM VINDO E APOIADO ESSA FORMAÇÃO CONTINUADA, MAS O QUE OS IMPEDE DE FATO SÃO AS CARGAS HORÁRIAS INCOMPATÍVEIS COM A DEMANDA DE SERVIÇO E POR ESTE MOTIVO NOTASSE QUE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE DE FATO VIRIA A AGREGAR NO ENSINO NÃO É INCENTIVADA E PARA, ALÉM DISSO, O PROFESSOR 04 SALIENTOU QUE A EF VEM PERDENDO SEU ESPAÇO NO ÂMBITO ESCOLAR VISTO QUE ANTES AS AULAS QUE ERAM TRÊS POR SEMANA DIMINUÍRAM PARA DUAS, MAS QUE A QUANTIDADE DE CONTEÚDO NÃO VEIO A DIMINUIR O QUE AUMENTOU AINDA MAIS ESSA DESIGUALDADE DE QUANTIDADE DE TEMPO, QUANTIDADE DE CONTEÚDO E QUALITATIVO DESSES CONTEÚDOS POSTOS. DIANTE DOS INDICATIVOS APRESENTADOS, CONCLUI-SE QUE ESTANDO OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA FASE TÃO IMPORTANTE DE AUTOCONHECER-SE O TEMA SAÚDE É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O ALUNO E PARA O ESTADO QUE NECESSITA QUE OS INDIVÍDUOS QUE CONSTITUEM A SOCIEDADE ESTEJAM COM SAÚDE PARA EXECUTAR SEUS PAPÉIS SOCIAIS, POR ISSO É DE SE PENSAR QUE OS DOCUMENTOS PRECISAM REVER O TEMA SAÚDE DANDO UM NORTE PARA OS PROFESSORES DO QUE É IMPORTANTE ABORDAR SEM ASSUMIR O CONTEÚDO APENAS COM CARÁTER PRESCRITIVO, MAS SIM BUSCAR FAZER PARTE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA QUE ESSE TEMA SAÚDE TEM PARA A SOCIEDADE NO GERAL. ALÉM DISSO, MOSTROU-SE INDISPENSÁVEL QUE OS PROFESSORES BUSQUEM OS DOCUMENTOS ORIENTADORES COMO UM TODO, VISTO QUE ESTES SÃO COMPLEMENTARES. ADEMAIS, NOTA-SE UMA NECESSIDADE DE REAVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, MUNICIPAIS E ESTADUAIS EM RELAÇÃO AO INCENTIVO A UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES.