O ENSINO DE FÍSICA É CONSTANTEMENTE LIGADO A UM ESTEREÓTIPO DE SER UMA MATÉRIA COM UM GRAU DE DIFICULDADE AVANÇADO. O TRABALHO EM QUESTÃO TEM POR OBJETIVO GERAL MUDAR ESSA PERSPECTIVA COM UMA PROPOSTA QUE ROMPA O TRADICIONALISMO EM SALA DE AULA. DESTE MODO ESSE TRABALHO PROCURA DEFENDER A CAUSA DO ENSINO LÚDICO EM ESPECIAL OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATÉRIA EM QUESTÃO. ESSA PROPOSTA É AVALIADA PELA DINÂMICA EM ASTRONOMIA ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO: CHAMADO DE SARGITARIUS-A. DE MODO QUE, SE CONSIGA INTRODUZIR O CONTEÚDO DE ASTRONOMIA DE FORMA LEVE E ENVOLVENTE AFIM DE DESPERTAR MAIOR INTERESSE SOBRE O TEMA NOS ALUNOS, FUGINDO AOS MÉTODOS TRADICIONALISTAS QUE POR VEZES SE TORNAM TEDIOSOS. TRATA-SE DE UM JOGO DE ASTRONOMIA, COM DIVERSOS ASSUNTOS ATUAIS, DISCUSSÕES E CURIOSIDADES SOBRE O UNIVERSO. E QUE TEM O POTENCIAL DE MOTIVAR O ALUNO A SE INTERESSAR PELOS CONTEÚDOS FORMALIZADOS EM FÍSICA E ASSIM CONTRIBUIR COM SISTEMA EDUCACIONAL ATUAL. PARA FUNDAMENTAR O PROJETO BUSCAMOS POR AUTORES COMO VYGOTSKY, MARATORI, PIAGET DENTRE OUTROS QUE DEFENDEM O USO DE JOGOS COMO MÉTODOS LÚDICOS PARA O ENSINO. APÓS APLICADO EM SALA DE AULA FOI NOTÓRIO O AUMENTO DE INTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS, UMA AULA QUE COMEÇOU COM UMA BREVE INTRODUÇÃO DE CONTEÚDO E FINALIZOU COM JOGO DEIXOU OS ALUNOS EUFÓRICOS POR SABER, ENGAJADOS NA DISCUSSÃO E MAIS DISPOSTOS A APRENDER SOBRE O TEMA.