Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID – 19: CONTRIBUIÇÕES E COMPREENSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO CAMPUS MOJU – UEPA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PRÁTICA DOCENTE., , Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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GARANTINDO ASSIM, PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO MAIS CAPACITADOS PARA O FUTURO, PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, BUSCAMOS NESTE ESTUDO LEVANTAR QUESTÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DESTACANDO A SEGUINTE COMO PROBLEMA DE PESQUISA: DE QUE FORMA OS PERCALÇOS IMPOSTO PELA PANDEMIA DA COVID – 19 ESTÁ INFLUENCIANDO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UEPA/ CAMPUS XIV, DURANTE A PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I E II? ENTÃO, AO FALAMOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, SENTIMOS UMA NECESSIDADE CONSTANTE DE DESTACAR A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA, PARA A FORMAÇÃO INICIAL É ESSENCIAL O PROFESSOR ADQUIRIR EXPERIÊNCIAS, SOBRE O MÉTODO DE SABER ENSINAR, ISTO É, NÃO APENAS O CONHECIMENTO DISCIPLINAR ESPECÍFICO (SABER FAZER), MAS, APRENDER A PRÁTICA PEDAGÓGICO E DIDÁTICA (SABER DOCENTE). É IMPRESCINDÍVEL AINDA ACREDITAR NA MÁXIMA DE QUE NÃO É SIMPLESMENTE NECESSÁRIO DOMÍNIO DO CONTEÚDO PARA ALGUÉM ENCONTRAR-SE HABILITADO A SER PROFESSOR, NESSA PERSPECTIVA, D’AMBROSIO (1993), CONSIDERA QUE FORMAÇÃO INICIAL DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA, PRECISA ESTÁ VOLTADA PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR, PORTANTO, PARA AUTORA ESSA FORMAÇÃO DEVE OCORRE DENTRO DE UM CONTEXTO, AONDE PRÁTICA POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, ASSIM, É NECESSÁRIO, OPORTUNIZAR SITUAÇÕES, AONDE OS LICENCIANDOS PRODUZ SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS COM ENSINO DE MATEMÁTICA, ASSIM, A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, CONSTITUI COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS, HABILIDADES E CONHECIMENTOS, A FIM, DE FACILITAR A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PRÓPRIOS DO FAZER DOCENTE, QUE SE CONSTITUIR A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS, DIFICULDADES, NECESSIDADES E DESAFIOS QUE O ENSINO, COMO PRÁTICA DA REALIDADE SOCIAL, LHE POSSIBILITA EM SUA EXPERIÊNCIA COTIDIANA. DE ACORDO COM PIMENTA (1995), TEMOS QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É O PERÍODO ONDE OS DISCENTES PODEM VIVENCIAR E APLICAR NA PRÁTICA, NO COTIDIANO DA FUNÇÃO PROFISSIONAL A QUAL EXERCERÁ, OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS QUE APRENDEU NA UNIVERSIDADE, APRIMORANDO SUAS HABILIDADES E CONHECIMENTOS. ISSO CONTRIBUI PARA ACADÊMICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS QUE CONSIGAM VIVENCIAR POSSÍVEIS ENTRAVES, BEM COMO, ENFRENTAR NOVOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELO PROFESSOR DIARIAMENTE EM SALA AULA, DESSA FORMA, A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR É UM PROCESSO CONTÍNUO, QUE SE INICIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS, NO ENTANTO, É NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO, EM GERAL, QUE OCORRE  A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL, EM SALA DE AULA, DESSA MANEIRA, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO TORNA-SE UM COMPONENTE FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM PROFESSOR, POIS POSSIBILITAM AS VIVÊNCIAS E REFLEXÕES DO AMBIENTE ESCOLAR, ALÉM DISSO, É UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DE APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO, QUE POSSIBILITA A ARTICULAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, COM FOCO NESSA PERSPECTIVA DA PRÁTICA DE ENSINO, ESTE TEXTO VISA CONTRIBUIR COM OS PROFESSORES E/OU FUTUROS PROFESSORES EM FORMAÇÃO QUE BUSCAM TECER REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. A PRESENTE PESQUISA RELATA UMA ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVA, CONFORME ADVOGA GüNTHER (2006), A PESQUISA QUALITATIVA, TEM COMO, CARACTERÍSTICAS BASILARES, COMPRESSÃO MAIS DETALHADA DO OBJETO DE ESTUDO QUE VAI SER PESQUISADO, QUE OCORRE, POR MEIO, DE ANÁLISE E REFLEXÃO DA REALIDADE, ASSIM, A PESQUISA QUALITATIVA SE CARACTERIZA COMO UM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO. DESSA MANEIRA, A PESQUISA VAI PROCURAR INVESTIGAR OS LICENCIANDOS DO CAMPUS MOJU DA TURMA DE MATEMÁTICA 2018, A FIM DE INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, BEM COMO, VERIFICAR DE QUE MANEIRA A MUDANÇA DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO INTERFERIU NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, A PARTIR DAS SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I E II. NESSA DIREÇÃO ESSA PESQUISA VAI ASSUMIR O ESTUDO DE CASO COMO MODALIDADE INVESTIGATIVA.  GODOY (1995), AFIRMA QUE ESTUDO DE CASO É UM TIPO DE PESQUISA QUE PROCURA ANALISAR DE MANEIRA ACENTUADA UM DETERMINADO GRUPO SOCIAL, E OCORRE DENTRO DE UMA DETERMINADA REALIDADE CONTEMPORÂNEA, ASSIM, O ESTUDO DE CASO TEM O OBJETIVO DE COMPREENDER UMA ESPECIFICIDADE PARA DESCREVER UM CASO MAIOR, OU SEJA, ESTUDA UMA PARTE PARA ABRANGER O TODO. PARA COLETA DE DADOS PARA A PESQUISA VAMOS UTILIZAR O QUESTIONÁRIO, POIS, É UM INSTRUMENTO QUE CONSISTE EM UMA SÉRIE ORDENADA DE PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS POR ESCRITO, COMO TAMBÉM ASSINALAR. E SEM A PRESENÇA DO ENTREVISTADOR. DEVE MOSTRAR UMA ORGANIZAÇÃO NO ALCANCE DE INFORMAÇÕES QUE VENHA FACILITAR A ANÁLISE E COMPILAÇÃO DAS REPOSTAS OBTIDAS. ASSIM, O QUESTIONÁRIO, PODE SER DEFINIDO COMO UMA TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO COMPOSTA POR VÁRIAS QUESTÕES SUBMETIDAS AOS ENTREVISTADOS COM A FINALIDADE DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE CONHECIMENTOS, RELIGIÕES, SENTIMENTOS, VALORES, INTERESSES, COMPORTAMENTO PRESENTE OU PASSADO (GIL, 2008). SENDO NOSSA PESQUISA DE FORMA QUALITATIVA DO TIPO DE ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DESCRITA COMO UM PROCESSO QUE COMEÇA COM UMA UNITARIZAÇÃO QUE ACONTECE UMA SEPARAÇÃO DOS TEXTOS EM UNIDADES DE SIGNIFICADOS. DESSA FORMA, A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA É UM MÉTODO DE APRECIAÇÃO DE DADOS QUE SE TRANSITA ENTRE DUAS FORMAS CONHECIDAS DE ANÁLISE NA PESQUISA QUALITATIVA, A SABER, A ANÁLISE DE CONTEÚDO E A ANÁLISE DO DISCURSO. ESSE PROCESSO APRENDIZAGEM DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA FINDA NA ELABORAÇÃO DE METATEXTOS QUE IRAM EXPLORAR AS CATEGORIAS FINAIS DA PESQUISA (MORAES E GALIAZI, 2006). POR SE TRATA DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I E II NUM CONTEXTO ATÍPICO NOS POSSIBILITOU A OPORTUNIDADE DE CONHECER RECURSOS TECNOLÓGICOS JÁ EXISTENTE PARA ENSINO DE MATEMÁTICA, BEM COMO, APERFEIÇOAMENTO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS, ESTUDADAS DURANTE A GRADUAÇÃO, DE MODO A PROVOCAR NOVOS CONHECIMENTOS, E COMO RESULTADOS ESPERAMOS CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE MATEMÁTICA, DA TURMA 2018, NO CAMPUS MOJU, BEM COMO, AS OBSERVAÇÕES QUE VÃO SER REALIZADA, ASSIM. A REALIZAÇÃO DO PRESENTE ESTUDO VAI PERMITIR LEVANTAR QUESTÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO COMO AMBIENTE DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, E DE QUE MANEIRA AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUI PARA QUE OS LICENCIADOS ESTEJAM PREPARADOS PARA COMPREENDER MELHOR OS ENTRAVES QUE IRÃO ENFRENTAR COMO FUTUROS DOCENTES."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A PESQUISA DISCUTE SOBRE À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, PARA COMPREENDER ALGUNS QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES REFERENTE AS DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I E II, NA TURMA DE MATEMÁTICA 2018 DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ NO CAMPUS MOJU. A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO PARA SUSTENTAR ESTA PESQUISA, RESIDE NA IMPORTÂNCIA QUE O TEMA POSSUI PARA TEMPOS TURBULENTOS COMO OS ATUAIS, INSERIR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA PODE FUNCIONAR COMO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO E RESULTAR EM MUDANÇAS POSITIVAS/FAVORÁVEIS (NAS UNIVERSIDADES). 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É IMPRESCINDÍVEL AINDA ACREDITAR NA MÁXIMA DE QUE NÃO É SIMPLESMENTE NECESSÁRIO DOMÍNIO DO CONTEÚDO PARA ALGUÉM ENCONTRAR-SE HABILITADO A SER PROFESSOR, NESSA PERSPECTIVA, D’AMBROSIO (1993), CONSIDERA QUE FORMAÇÃO INICIAL DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA, PRECISA ESTÁ VOLTADA PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR, PORTANTO, PARA AUTORA ESSA FORMAÇÃO DEVE OCORRE DENTRO DE UM CONTEXTO, AONDE PRÁTICA POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, ASSIM, É NECESSÁRIO, OPORTUNIZAR SITUAÇÕES, AONDE OS LICENCIANDOS PRODUZ SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS COM ENSINO DE MATEMÁTICA, ASSIM, A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, CONSTITUI COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS, HABILIDADES E CONHECIMENTOS, A FIM, DE FACILITAR A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PRÓPRIOS DO FAZER DOCENTE, QUE SE CONSTITUIR A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS, DIFICULDADES, NECESSIDADES E DESAFIOS QUE O ENSINO, COMO PRÁTICA DA REALIDADE SOCIAL, LHE POSSIBILITA EM SUA EXPERIÊNCIA COTIDIANA. DE ACORDO COM PIMENTA (1995), TEMOS QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É O PERÍODO ONDE OS DISCENTES PODEM VIVENCIAR E APLICAR NA PRÁTICA, NO COTIDIANO DA FUNÇÃO PROFISSIONAL A QUAL EXERCERÁ, OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS QUE APRENDEU NA UNIVERSIDADE, APRIMORANDO SUAS HABILIDADES E CONHECIMENTOS. ISSO CONTRIBUI PARA ACADÊMICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS QUE CONSIGAM VIVENCIAR POSSÍVEIS ENTRAVES, BEM COMO, ENFRENTAR NOVOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELO PROFESSOR DIARIAMENTE EM SALA AULA, DESSA FORMA, A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR É UM PROCESSO CONTÍNUO, QUE SE INICIA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS, NO ENTANTO, É NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO, EM GERAL, QUE OCORRE A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL, EM SALA DE AULA, DESSA MANEIRA, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO TORNA-SE UM COMPONENTE FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM PROFESSOR, POIS POSSIBILITAM AS VIVÊNCIAS E REFLEXÕES DO AMBIENTE ESCOLAR, ALÉM DISSO, É UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DE APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO, QUE POSSIBILITA A ARTICULAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, COM FOCO NESSA PERSPECTIVA DA PRÁTICA DE ENSINO, ESTE TEXTO VISA CONTRIBUIR COM OS PROFESSORES E/OU FUTUROS PROFESSORES EM FORMAÇÃO QUE BUSCAM TECER REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. A PRESENTE PESQUISA RELATA UMA ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVA, CONFORME ADVOGA GüNTHER (2006), A PESQUISA QUALITATIVA, TEM COMO, CARACTERÍSTICAS BASILARES, COMPRESSÃO MAIS DETALHADA DO OBJETO DE ESTUDO QUE VAI SER PESQUISADO, QUE OCORRE, POR MEIO, DE ANÁLISE E REFLEXÃO DA REALIDADE, ASSIM, A PESQUISA QUALITATIVA SE CARACTERIZA COMO UM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO. DESSA MANEIRA, A PESQUISA VAI PROCURAR INVESTIGAR OS LICENCIANDOS DO CAMPUS MOJU DA TURMA DE MATEMÁTICA 2018, A FIM DE INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, BEM COMO, VERIFICAR DE QUE MANEIRA A MUDANÇA DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO INTERFERIU NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, A PARTIR DAS SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I E II. NESSA DIREÇÃO ESSA PESQUISA VAI ASSUMIR O ESTUDO DE CASO COMO MODALIDADE INVESTIGATIVA. GODOY (1995), AFIRMA QUE ESTUDO DE CASO É UM TIPO DE PESQUISA QUE PROCURA ANALISAR DE MANEIRA ACENTUADA UM DETERMINADO GRUPO SOCIAL, E OCORRE DENTRO DE UMA DETERMINADA REALIDADE CONTEMPORÂNEA, ASSIM, O ESTUDO DE CASO TEM O OBJETIVO DE COMPREENDER UMA ESPECIFICIDADE PARA DESCREVER UM CASO MAIOR, OU SEJA, ESTUDA UMA PARTE PARA ABRANGER O TODO. PARA COLETA DE DADOS PARA A PESQUISA VAMOS UTILIZAR O QUESTIONÁRIO, POIS, É UM INSTRUMENTO QUE CONSISTE EM UMA SÉRIE ORDENADA DE PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS POR ESCRITO, COMO TAMBÉM ASSINALAR. E SEM A PRESENÇA DO ENTREVISTADOR. DEVE MOSTRAR UMA ORGANIZAÇÃO NO ALCANCE DE INFORMAÇÕES QUE VENHA FACILITAR A ANÁLISE E COMPILAÇÃO DAS REPOSTAS OBTIDAS. ASSIM, O QUESTIONÁRIO, PODE SER DEFINIDO COMO UMA TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO COMPOSTA POR VÁRIAS QUESTÕES SUBMETIDAS AOS ENTREVISTADOS COM A FINALIDADE DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE CONHECIMENTOS, RELIGIÕES, SENTIMENTOS, VALORES, INTERESSES, COMPORTAMENTO PRESENTE OU PASSADO (GIL, 2008). SENDO NOSSA PESQUISA DE FORMA QUALITATIVA DO TIPO DE ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DESCRITA COMO UM PROCESSO QUE COMEÇA COM UMA UNITARIZAÇÃO QUE ACONTECE UMA SEPARAÇÃO DOS TEXTOS EM UNIDADES DE SIGNIFICADOS. DESSA FORMA, A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA É UM MÉTODO DE APRECIAÇÃO DE DADOS QUE SE TRANSITA ENTRE DUAS FORMAS CONHECIDAS DE ANÁLISE NA PESQUISA QUALITATIVA, A SABER, A ANÁLISE DE CONTEÚDO E A ANÁLISE DO DISCURSO. ESSE PROCESSO APRENDIZAGEM DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA FINDA NA ELABORAÇÃO DE METATEXTOS QUE IRAM EXPLORAR AS CATEGORIAS FINAIS DA PESQUISA (MORAES E GALIAZI, 2006). POR SE TRATA DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NAS DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I E II NUM CONTEXTO ATÍPICO NOS POSSIBILITOU A OPORTUNIDADE DE CONHECER RECURSOS TECNOLÓGICOS JÁ EXISTENTE PARA ENSINO DE MATEMÁTICA, BEM COMO, APERFEIÇOAMENTO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS, ESTUDADAS DURANTE A GRADUAÇÃO, DE MODO A PROVOCAR NOVOS CONHECIMENTOS, E COMO RESULTADOS ESPERAMOS CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE MATEMÁTICA, DA TURMA 2018, NO CAMPUS MOJU, BEM COMO, AS OBSERVAÇÕES QUE VÃO SER REALIZADA, ASSIM. A REALIZAÇÃO DO PRESENTE ESTUDO VAI PERMITIR LEVANTAR QUESTÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO COMO AMBIENTE DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, E DE QUE MANEIRA AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUI PARA QUE OS LICENCIADOS ESTEJAM PREPARADOS PARA COMPREENDER MELHOR OS ENTRAVES QUE IRÃO ENFRENTAR COMO FUTUROS DOCENTES.

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