Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TECNOLOGIAS E DESIGUALDADES NO ENSINO REMOTO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA USP

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, DESIGUALDADES SOCIAIS, , Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85034
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 721
    "inscrito_id" => 2563
    "titulo" => "TECNOLOGIAS E DESIGUALDADES NO ENSINO REMOTO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA USP"
    "resumo" => "AS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SE DEU NO CONTEXTO DE PANDEMIA DO COVID-19. EM VISTA DA SUSPENÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARINA CINTRA, AS AULAS OCORRERAM DE FORMA REMOTA, APRESENTANDO-SE COMO PALIATIVO ÀS AULAS PRESENCIAIS PELAS NECESSIDADES DE ADAPTAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E DISTORÇÕES SOCIAIS, AS QUAIS ENFATIZAM AS CARÊNCIAS DOS ALUNOS MAIS POBRES. DESTE MODO, AS EXPERIÊNCIAS DAS AULAS REMOTAS ELABORADAS E DESENVOLVIDAS DURANTE O PRP GEOGRAFIA  ESTIMULARAM REFLEXÕES QUANTO À TRANSIÇÃO E EXPANSÃO DA ESCOLA PARA ALÉM DE SEUS MUROS EM DECORRÊNCIA DAS AULAS VIRTUAIS E EM QUE MEDIDA ESTA TRANSIÇÃO TEM O POTENCIAL DE DEMOCRATIZAR O ENSINO OU AUMENTAR AS DESIGUALDADES EXISTENTES, SENDO ESTAS AS QUESTÕES CENTRAIS DESTA COMUNICAÇÃO. PUDEMOS PERCEBER QUE O USO DAS TECNOLOGIAS NÃO PODE SER PENSADO FORA DO CONTEXTO DE DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS QUE MARCAM A REALIDADE BRASILEIRA. A IDEIA, AVENTADA EM QUASE TODO O CONTEXTO DA PANDEMIA, DE UMA SIMPLES TRANSPOSIÇÃO DO PRESENCIAL PARA O REMOTO, NÃO PODE SER PENSADO SEM A CRIAÇÃO DAS CONDIÇÕES MATERIAIS PARA QUE ESTUDANTES E PROFESSORES POSSAM VIVENCIAR, DE MANEIRA PLENA, OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PRP GEOGRAFIA NOS PERMITIRAM COMPREENDER OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, REVELANDO A NECESSIDADE PRÉVIA DA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES QUE SE CONFIGURAM COMO EMPECILHOS PARA QUE TAIS TECNOLOGIAS POSSAM CONTRIBUIR PARA NOVAS PRÁTICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, DESIGUALDADES SOCIAIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2563_18112021173204.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO FERNANDES PAES"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrox@usp.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - USP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85034
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 721
    "inscrito_id" => 2563
    "titulo" => "TECNOLOGIAS E DESIGUALDADES NO ENSINO REMOTO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA USP"
    "resumo" => "AS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SE DEU NO CONTEXTO DE PANDEMIA DO COVID-19. EM VISTA DA SUSPENÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARINA CINTRA, AS AULAS OCORRERAM DE FORMA REMOTA, APRESENTANDO-SE COMO PALIATIVO ÀS AULAS PRESENCIAIS PELAS NECESSIDADES DE ADAPTAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E DISTORÇÕES SOCIAIS, AS QUAIS ENFATIZAM AS CARÊNCIAS DOS ALUNOS MAIS POBRES. DESTE MODO, AS EXPERIÊNCIAS DAS AULAS REMOTAS ELABORADAS E DESENVOLVIDAS DURANTE O PRP GEOGRAFIA  ESTIMULARAM REFLEXÕES QUANTO À TRANSIÇÃO E EXPANSÃO DA ESCOLA PARA ALÉM DE SEUS MUROS EM DECORRÊNCIA DAS AULAS VIRTUAIS E EM QUE MEDIDA ESTA TRANSIÇÃO TEM O POTENCIAL DE DEMOCRATIZAR O ENSINO OU AUMENTAR AS DESIGUALDADES EXISTENTES, SENDO ESTAS AS QUESTÕES CENTRAIS DESTA COMUNICAÇÃO. PUDEMOS PERCEBER QUE O USO DAS TECNOLOGIAS NÃO PODE SER PENSADO FORA DO CONTEXTO DE DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS QUE MARCAM A REALIDADE BRASILEIRA. A IDEIA, AVENTADA EM QUASE TODO O CONTEXTO DA PANDEMIA, DE UMA SIMPLES TRANSPOSIÇÃO DO PRESENCIAL PARA O REMOTO, NÃO PODE SER PENSADO SEM A CRIAÇÃO DAS CONDIÇÕES MATERIAIS PARA QUE ESTUDANTES E PROFESSORES POSSAM VIVENCIAR, DE MANEIRA PLENA, OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PRP GEOGRAFIA NOS PERMITIRAM COMPREENDER OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, REVELANDO A NECESSIDADE PRÉVIA DA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES QUE SE CONFIGURAM COMO EMPECILHOS PARA QUE TAIS TECNOLOGIAS POSSAM CONTRIBUIR PARA NOVAS PRÁTICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, DESIGUALDADES SOCIAIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2563_18112021173204.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO FERNANDES PAES"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrox@usp.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - USP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

AS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SE DEU NO CONTEXTO DE PANDEMIA DO COVID-19. EM VISTA DA SUSPENÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARINA CINTRA, AS AULAS OCORRERAM DE FORMA REMOTA, APRESENTANDO-SE COMO PALIATIVO ÀS AULAS PRESENCIAIS PELAS NECESSIDADES DE ADAPTAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E DISTORÇÕES SOCIAIS, AS QUAIS ENFATIZAM AS CARÊNCIAS DOS ALUNOS MAIS POBRES. DESTE MODO, AS EXPERIÊNCIAS DAS AULAS REMOTAS ELABORADAS E DESENVOLVIDAS DURANTE O PRP GEOGRAFIA ESTIMULARAM REFLEXÕES QUANTO À TRANSIÇÃO E EXPANSÃO DA ESCOLA PARA ALÉM DE SEUS MUROS EM DECORRÊNCIA DAS AULAS VIRTUAIS E EM QUE MEDIDA ESTA TRANSIÇÃO TEM O POTENCIAL DE DEMOCRATIZAR O ENSINO OU AUMENTAR AS DESIGUALDADES EXISTENTES, SENDO ESTAS AS QUESTÕES CENTRAIS DESTA COMUNICAÇÃO. PUDEMOS PERCEBER QUE O USO DAS TECNOLOGIAS NÃO PODE SER PENSADO FORA DO CONTEXTO DE DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS QUE MARCAM A REALIDADE BRASILEIRA. A IDEIA, AVENTADA EM QUASE TODO O CONTEXTO DA PANDEMIA, DE UMA SIMPLES TRANSPOSIÇÃO DO PRESENCIAL PARA O REMOTO, NÃO PODE SER PENSADO SEM A CRIAÇÃO DAS CONDIÇÕES MATERIAIS PARA QUE ESTUDANTES E PROFESSORES POSSAM VIVENCIAR, DE MANEIRA PLENA, OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PRP GEOGRAFIA NOS PERMITIRAM COMPREENDER OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, REVELANDO A NECESSIDADE PRÉVIA DA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES QUE SE CONFIGURAM COMO EMPECILHOS PARA QUE TAIS TECNOLOGIAS POSSAM CONTRIBUIR PARA NOVAS PRÁTICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.