Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTA DE ATIVIDADES

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTO DIGITAL, PROPOSTA DE ATIVIDADES, ENSINO MÉDIO, Comunicação Oral (CO) ET 07: Alfabetização e letramentos
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84873
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 588
    "inscrito_id" => 344
    "titulo" => "O LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTA DE ATIVIDADES"
    "resumo" => """
      O LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTA DE ATIVIDADES \r\n
      \r\n
      HÉRIKA WIRNNA FERREIRA W. COSTA \r\n
      THALISSON BRUNO LOPES DE OLIVEIRA \r\n
      MARIA SOLANGE DE FARIAS \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      RESUMO: AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ANTES MESMO DO INÍCIO DA PANDEMIA, ERAM POUCO UTILIZADAS NAS ESCOLAS E POUCOS SABIAM USÁ-LAS COMO RECURSO DIDÁTICO. COM AS ESCOLAS FECHADAS, POR CAUSA DO ISOLAMENTO SOCIAL, FOI PRECISO ENCONTRAR MEDIDAS QUE GARANTISSEM O DIREITO DE APRENDER A TODOS E DESSEM AS MESMAS OPORTUNIDADES DE ACESSO AO ENSINO. POR CONTA DOS FATOS MENCIONADOS, OS DOCENTES SE VIRAM OBRIGADOS A RETOMAR ÀS AULAS POR MEIO DO ENSINO REMOTO, TENDO ASSIM QUE ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTOS PARA PODER USAR AS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS; OS DISCENTES TAMBÉM TIVERAM QUE SE ADAPTAR A ESSE MODELO DE ENSINO, POIS, PARA TODOS, TUDO ERA MUITO NOVO; DESSA FORMA, INICIOU-SE O ENSINO REMOTO POR MEIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DISPONÍVEIS PARA A APRENDIZAGEM E OS ENVOLVIDOS TIVERAM QUE ADQUIRIR NOVAS APRENDIZAGENS E TER MAIS LETRAMENTO DIGITAL, DEFINIDO COMO A CAPACIDADE DE SABER USAR A TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TANTO PARA DESENVOLVER NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS COMO PARA  O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA E, ASSIM, FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COMO TAMBÉM PROMOVER O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NESTES NOVOS ESPAÇOS CRIADOS PELA TECNOLOGIA. AS ESCOLAS, A CADA ANO, ESTÃO SE ADAPTANDO CADA VEZ MAIS ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE APARECEM. ESSA ADAPTAÇÃO É NECESSÁRIA PELO FATO DE QUE OS JOVENS, HOJE EM DIA, ESTÃO CADA VEZ MAIS CONECTADOS AOS MEIOS DIGITAIS: USAM REDES SOCIAIS PARA SE COMUNICAR COM PESSOAS DE DIFERENTES CULTURAS, FAZEM COMPRAS POR APLICATIVOS, OUVEM MÚSICAS, VEEM VÍDEOS, LEEM LIVROS DIGITAIS, ESCREVEM ETC.; POR OUTRO LADO, SÃO INÚMERAS AS FERRAMENTAS DIGITAIS QUE O PROFESSOR PODE UTILIZAR PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, TANTO EM SALA DE AULA COMO TAMBÉM NAS TAREFAS DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES EM CASA. TENDO EM VISTA ESSE CENÁRIO, DECIDIMOS REALIZAR ESSE ESTUDO, JÁ QUE ESSA NOVA REALIDADE EXIGIU DE DOCENTES E DISCENTES CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS PARA O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO DE SUAS ATIVIDADES. PORTANTO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS APONTAR PORQUE O USO EFICIENTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS É IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE ATUAL, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO; DISCUTIR OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTO DIGITAL; E APRESENTAR PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA SEREM APLICADAS EM SALA DE AULA AFIM DE MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA E, TAMBÉM, PARA DESENVOLVER SUA CAPACIDADE COM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA QUE ELES POSSAM FAZER UM USO ADEQUADO DESSAS FERRAMENTAS E, CONSEQUENTEMENTE, PROMOVER O LETRAMENTO DIGITAL NAS ESCOLAS. COMO METODOLOGIA, CARACTERIZAMOS NOSSA PESQUISA, DE ACORDO COM A ABORDAGEM, COMO QUALITATIVA POR QUE DE FORMA SUBJETIVA BUSCAMOS COMPREENDER E EXPLICAR POR MEIO DOS ESTUDOS JÁ REALIZADOS A RAZÃO DO LETRAMENTO DIGITAL SER INDISPENSÁVEL PARA A SOCIEDADE; DESTE MODO, REALIZAMOS NOSSAS OBSERVAÇÕES NO CONTEXTO DA PANDEMIA QUE GEROU MAIOR USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS, DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL; ALÉM DISSO, CRIAMOS ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, E TAMBÉM, COMO CONSEQUÊNCIA, APROFUNDAMOS UM ESTUDO QUE PODE DESENVOLVER MAIS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A ÁREA DE LETRAMENTOS; DE ACORDO COM OS OBJETIVOS, A CONCEITUAMOS COMO DESCRITIVA, POIS, NOSSO TRABALHO DETALHA SOBRE OS DIVERSOS LETRAMENTOS E AINDA TRAZ ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES QUE SERÃO MINUNCIOSAMENTE DESCRITAS E APRESENTADAS, OU SEJA, DESCREVEREMOS O PASSO A PASSO DAS ATIVIDADES PARA QUE O LEITOR POSSA COMPREENDÊ-LAS OU ATÉ MESMO FAZER USO EM SALA DE AULA, SE ASSIM DESEJAR. A BASE DESTE ESTUDO TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO ELICKER (2019), ROJO (2013), SOARES (2003, 2009), BARBOSA, ARAÚJO E ARAGÃO (2016), ENTRE OUTROS DE IGUAL IMPORTÂNCIA, QUE ABORDAM AS DIVERSAS IDEIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, MULTILETRAMENTO E LETRAMENTO DIGITAL E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO. APÓS NOSSAS LEITURAS PODEMOS AFIRMAR QUE O LETRAMENTO DIGITAL CADA VEZ MAIS SE TORNA NECESSÁRIO TANTO PARA DOCENTES COMO PARA DISCENTES, POIS PERCEBEMOS A GRANDE IMPORTÂNCIA DESTES CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DE PANDEMIA, PARA A COMUNICAÇÃO E REPASSE DE INFORMAÇÕES; MUITOS ESTUDANTES FAZEM USO DAS FERRAMENTAS PARA DIVERSAS FINALIDADES, ASSIM COMO TAMBÉM OS PROFESSORES PASSARAM A UTILIZAR NOVAS METODOLOGIAS MEDIADAS PELA TECNOLOGIA DIGITAIS PARA ATENDER ÀS DEMANDAS NO PERÍODO REMOTO. SEM AS FERRAMENTAS DIGITAIS, PROVAVELMENTE, GRANDE PARTE DOS ALUNOS DE ENSINO BÁSICO E TAMBÉM SUPERIOR NÃO TERIAM TIDO ACESSO ÀS AULAS E ISSO CAUSARIA GRANDES PERDAS NA EDUCAÇÃO E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.  \r\n
       \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: TECNOLOGIAS DIGITAIS. LETRAMENTO DIGITAL. PROPOSTA DE ATIVIDADES. ENSINO MÉDIO.\r\n
        BOLSISTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RESPED) DO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA DA UERN (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE). EMAIL: HERIKAWIRNNA@GMAIL.COM \r\n
        BOLSISTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RESPED) DO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA DA UERN (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE). EMAIL: THALISSONOLIVEIRA@ALU.UERN.BR\r\n
        PROFESSORA ADJUNTO IV DA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) E DOCENTE ORIENTADORA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RESPED) DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUA ESPANHOLA DA UERN. EMAIL: SOLANGEFARIAS@UERN.BR
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTO DIGITAL, PROPOSTA DE ATIVIDADES, ENSINO MÉDIO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA107_ID344_27102021185659.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALISSON BRUNO LOPES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA"
    "autor_email" => "brunolopes1937@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84873
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 588
    "inscrito_id" => 344
    "titulo" => "O LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTA DE ATIVIDADES"
    "resumo" => """
      O LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTA DE ATIVIDADES \r\n
      \r\n
      HÉRIKA WIRNNA FERREIRA W. COSTA \r\n
      THALISSON BRUNO LOPES DE OLIVEIRA \r\n
      MARIA SOLANGE DE FARIAS \r\n
      \r\n
      \r\n
      \r\n
      RESUMO: AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ANTES MESMO DO INÍCIO DA PANDEMIA, ERAM POUCO UTILIZADAS NAS ESCOLAS E POUCOS SABIAM USÁ-LAS COMO RECURSO DIDÁTICO. COM AS ESCOLAS FECHADAS, POR CAUSA DO ISOLAMENTO SOCIAL, FOI PRECISO ENCONTRAR MEDIDAS QUE GARANTISSEM O DIREITO DE APRENDER A TODOS E DESSEM AS MESMAS OPORTUNIDADES DE ACESSO AO ENSINO. POR CONTA DOS FATOS MENCIONADOS, OS DOCENTES SE VIRAM OBRIGADOS A RETOMAR ÀS AULAS POR MEIO DO ENSINO REMOTO, TENDO ASSIM QUE ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTOS PARA PODER USAR AS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS; OS DISCENTES TAMBÉM TIVERAM QUE SE ADAPTAR A ESSE MODELO DE ENSINO, POIS, PARA TODOS, TUDO ERA MUITO NOVO; DESSA FORMA, INICIOU-SE O ENSINO REMOTO POR MEIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DISPONÍVEIS PARA A APRENDIZAGEM E OS ENVOLVIDOS TIVERAM QUE ADQUIRIR NOVAS APRENDIZAGENS E TER MAIS LETRAMENTO DIGITAL, DEFINIDO COMO A CAPACIDADE DE SABER USAR A TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TANTO PARA DESENVOLVER NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS COMO PARA  O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA E, ASSIM, FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COMO TAMBÉM PROMOVER O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NESTES NOVOS ESPAÇOS CRIADOS PELA TECNOLOGIA. AS ESCOLAS, A CADA ANO, ESTÃO SE ADAPTANDO CADA VEZ MAIS ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE APARECEM. ESSA ADAPTAÇÃO É NECESSÁRIA PELO FATO DE QUE OS JOVENS, HOJE EM DIA, ESTÃO CADA VEZ MAIS CONECTADOS AOS MEIOS DIGITAIS: USAM REDES SOCIAIS PARA SE COMUNICAR COM PESSOAS DE DIFERENTES CULTURAS, FAZEM COMPRAS POR APLICATIVOS, OUVEM MÚSICAS, VEEM VÍDEOS, LEEM LIVROS DIGITAIS, ESCREVEM ETC.; POR OUTRO LADO, SÃO INÚMERAS AS FERRAMENTAS DIGITAIS QUE O PROFESSOR PODE UTILIZAR PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, TANTO EM SALA DE AULA COMO TAMBÉM NAS TAREFAS DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES EM CASA. TENDO EM VISTA ESSE CENÁRIO, DECIDIMOS REALIZAR ESSE ESTUDO, JÁ QUE ESSA NOVA REALIDADE EXIGIU DE DOCENTES E DISCENTES CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS PARA O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO DE SUAS ATIVIDADES. PORTANTO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS APONTAR PORQUE O USO EFICIENTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS É IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE ATUAL, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO; DISCUTIR OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTO DIGITAL; E APRESENTAR PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA SEREM APLICADAS EM SALA DE AULA AFIM DE MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA E, TAMBÉM, PARA DESENVOLVER SUA CAPACIDADE COM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA QUE ELES POSSAM FAZER UM USO ADEQUADO DESSAS FERRAMENTAS E, CONSEQUENTEMENTE, PROMOVER O LETRAMENTO DIGITAL NAS ESCOLAS. COMO METODOLOGIA, CARACTERIZAMOS NOSSA PESQUISA, DE ACORDO COM A ABORDAGEM, COMO QUALITATIVA POR QUE DE FORMA SUBJETIVA BUSCAMOS COMPREENDER E EXPLICAR POR MEIO DOS ESTUDOS JÁ REALIZADOS A RAZÃO DO LETRAMENTO DIGITAL SER INDISPENSÁVEL PARA A SOCIEDADE; DESTE MODO, REALIZAMOS NOSSAS OBSERVAÇÕES NO CONTEXTO DA PANDEMIA QUE GEROU MAIOR USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS, DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL; ALÉM DISSO, CRIAMOS ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, E TAMBÉM, COMO CONSEQUÊNCIA, APROFUNDAMOS UM ESTUDO QUE PODE DESENVOLVER MAIS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A ÁREA DE LETRAMENTOS; DE ACORDO COM OS OBJETIVOS, A CONCEITUAMOS COMO DESCRITIVA, POIS, NOSSO TRABALHO DETALHA SOBRE OS DIVERSOS LETRAMENTOS E AINDA TRAZ ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES QUE SERÃO MINUNCIOSAMENTE DESCRITAS E APRESENTADAS, OU SEJA, DESCREVEREMOS O PASSO A PASSO DAS ATIVIDADES PARA QUE O LEITOR POSSA COMPREENDÊ-LAS OU ATÉ MESMO FAZER USO EM SALA DE AULA, SE ASSIM DESEJAR. A BASE DESTE ESTUDO TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO ELICKER (2019), ROJO (2013), SOARES (2003, 2009), BARBOSA, ARAÚJO E ARAGÃO (2016), ENTRE OUTROS DE IGUAL IMPORTÂNCIA, QUE ABORDAM AS DIVERSAS IDEIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, MULTILETRAMENTO E LETRAMENTO DIGITAL E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO. APÓS NOSSAS LEITURAS PODEMOS AFIRMAR QUE O LETRAMENTO DIGITAL CADA VEZ MAIS SE TORNA NECESSÁRIO TANTO PARA DOCENTES COMO PARA DISCENTES, POIS PERCEBEMOS A GRANDE IMPORTÂNCIA DESTES CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DE PANDEMIA, PARA A COMUNICAÇÃO E REPASSE DE INFORMAÇÕES; MUITOS ESTUDANTES FAZEM USO DAS FERRAMENTAS PARA DIVERSAS FINALIDADES, ASSIM COMO TAMBÉM OS PROFESSORES PASSARAM A UTILIZAR NOVAS METODOLOGIAS MEDIADAS PELA TECNOLOGIA DIGITAIS PARA ATENDER ÀS DEMANDAS NO PERÍODO REMOTO. SEM AS FERRAMENTAS DIGITAIS, PROVAVELMENTE, GRANDE PARTE DOS ALUNOS DE ENSINO BÁSICO E TAMBÉM SUPERIOR NÃO TERIAM TIDO ACESSO ÀS AULAS E ISSO CAUSARIA GRANDES PERDAS NA EDUCAÇÃO E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.  \r\n
       \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: TECNOLOGIAS DIGITAIS. LETRAMENTO DIGITAL. PROPOSTA DE ATIVIDADES. ENSINO MÉDIO.\r\n
        BOLSISTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RESPED) DO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA DA UERN (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE). EMAIL: HERIKAWIRNNA@GMAIL.COM \r\n
        BOLSISTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RESPED) DO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA DA UERN (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE). EMAIL: THALISSONOLIVEIRA@ALU.UERN.BR\r\n
        PROFESSORA ADJUNTO IV DA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) E DOCENTE ORIENTADORA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RESPED) DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUA ESPANHOLA DA UERN. EMAIL: SOLANGEFARIAS@UERN.BR
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTO DIGITAL, PROPOSTA DE ATIVIDADES, ENSINO MÉDIO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA107_ID344_27102021185659.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALISSON BRUNO LOPES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA"
    "autor_email" => "brunolopes1937@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROPOSTA DE ATIVIDADES HÉRIKA WIRNNA FERREIRA W. COSTA THALISSON BRUNO LOPES DE OLIVEIRA MARIA SOLANGE DE FARIAS RESUMO: AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ANTES MESMO DO INÍCIO DA PANDEMIA, ERAM POUCO UTILIZADAS NAS ESCOLAS E POUCOS SABIAM USÁ-LAS COMO RECURSO DIDÁTICO. COM AS ESCOLAS FECHADAS, POR CAUSA DO ISOLAMENTO SOCIAL, FOI PRECISO ENCONTRAR MEDIDAS QUE GARANTISSEM O DIREITO DE APRENDER A TODOS E DESSEM AS MESMAS OPORTUNIDADES DE ACESSO AO ENSINO. POR CONTA DOS FATOS MENCIONADOS, OS DOCENTES SE VIRAM OBRIGADOS A RETOMAR ÀS AULAS POR MEIO DO ENSINO REMOTO, TENDO ASSIM QUE ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTOS PARA PODER USAR AS FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS; OS DISCENTES TAMBÉM TIVERAM QUE SE ADAPTAR A ESSE MODELO DE ENSINO, POIS, PARA TODOS, TUDO ERA MUITO NOVO; DESSA FORMA, INICIOU-SE O ENSINO REMOTO POR MEIO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DISPONÍVEIS PARA A APRENDIZAGEM E OS ENVOLVIDOS TIVERAM QUE ADQUIRIR NOVAS APRENDIZAGENS E TER MAIS LETRAMENTO DIGITAL, DEFINIDO COMO A CAPACIDADE DE SABER USAR A TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TANTO PARA DESENVOLVER NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS COMO PARA O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA E, ASSIM, FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COMO TAMBÉM PROMOVER O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NESTES NOVOS ESPAÇOS CRIADOS PELA TECNOLOGIA. AS ESCOLAS, A CADA ANO, ESTÃO SE ADAPTANDO CADA VEZ MAIS ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS QUE APARECEM. ESSA ADAPTAÇÃO É NECESSÁRIA PELO FATO DE QUE OS JOVENS, HOJE EM DIA, ESTÃO CADA VEZ MAIS CONECTADOS AOS MEIOS DIGITAIS: USAM REDES SOCIAIS PARA SE COMUNICAR COM PESSOAS DE DIFERENTES CULTURAS, FAZEM COMPRAS POR APLICATIVOS, OUVEM MÚSICAS, VEEM VÍDEOS, LEEM LIVROS DIGITAIS, ESCREVEM ETC.; POR OUTRO LADO, SÃO INÚMERAS AS FERRAMENTAS DIGITAIS QUE O PROFESSOR PODE UTILIZAR PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, TANTO EM SALA DE AULA COMO TAMBÉM NAS TAREFAS DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES EM CASA. TENDO EM VISTA ESSE CENÁRIO, DECIDIMOS REALIZAR ESSE ESTUDO, JÁ QUE ESSA NOVA REALIDADE EXIGIU DE DOCENTES E DISCENTES CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS PARA O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO DE SUAS ATIVIDADES. PORTANTO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS APONTAR PORQUE O USO EFICIENTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS É IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE ATUAL, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO; DISCUTIR OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTO DIGITAL; E APRESENTAR PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA SEREM APLICADAS EM SALA DE AULA AFIM DE MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA E, TAMBÉM, PARA DESENVOLVER SUA CAPACIDADE COM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA QUE ELES POSSAM FAZER UM USO ADEQUADO DESSAS FERRAMENTAS E, CONSEQUENTEMENTE, PROMOVER O LETRAMENTO DIGITAL NAS ESCOLAS. COMO METODOLOGIA, CARACTERIZAMOS NOSSA PESQUISA, DE ACORDO COM A ABORDAGEM, COMO QUALITATIVA POR QUE DE FORMA SUBJETIVA BUSCAMOS COMPREENDER E EXPLICAR POR MEIO DOS ESTUDOS JÁ REALIZADOS A RAZÃO DO LETRAMENTO DIGITAL SER INDISPENSÁVEL PARA A SOCIEDADE; DESTE MODO, REALIZAMOS NOSSAS OBSERVAÇÕES NO CONTEXTO DA PANDEMIA QUE GEROU MAIOR USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS, DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL; ALÉM DISSO, CRIAMOS ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, E TAMBÉM, COMO CONSEQUÊNCIA, APROFUNDAMOS UM ESTUDO QUE PODE DESENVOLVER MAIS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A ÁREA DE LETRAMENTOS; DE ACORDO COM OS OBJETIVOS, A CONCEITUAMOS COMO DESCRITIVA, POIS, NOSSO TRABALHO DETALHA SOBRE OS DIVERSOS LETRAMENTOS E AINDA TRAZ ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES QUE SERÃO MINUNCIOSAMENTE DESCRITAS E APRESENTADAS, OU SEJA, DESCREVEREMOS O PASSO A PASSO DAS ATIVIDADES PARA QUE O LEITOR POSSA COMPREENDÊ-LAS OU ATÉ MESMO FAZER USO EM SALA DE AULA, SE ASSIM DESEJAR. A BASE DESTE ESTUDO TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO ELICKER (2019), ROJO (2013), SOARES (2003, 2009), BARBOSA, ARAÚJO E ARAGÃO (2016), ENTRE OUTROS DE IGUAL IMPORTÂNCIA, QUE ABORDAM AS DIVERSAS IDEIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, MULTILETRAMENTO E LETRAMENTO DIGITAL E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO. APÓS NOSSAS LEITURAS PODEMOS AFIRMAR QUE O LETRAMENTO DIGITAL CADA VEZ MAIS SE TORNA NECESSÁRIO TANTO PARA DOCENTES COMO PARA DISCENTES, POIS PERCEBEMOS A GRANDE IMPORTÂNCIA DESTES CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO DE PANDEMIA, PARA A COMUNICAÇÃO E REPASSE DE INFORMAÇÕES; MUITOS ESTUDANTES FAZEM USO DAS FERRAMENTAS PARA DIVERSAS FINALIDADES, ASSIM COMO TAMBÉM OS PROFESSORES PASSARAM A UTILIZAR NOVAS METODOLOGIAS MEDIADAS PELA TECNOLOGIA DIGITAIS PARA ATENDER ÀS DEMANDAS NO PERÍODO REMOTO. SEM AS FERRAMENTAS DIGITAIS, PROVAVELMENTE, GRANDE PARTE DOS ALUNOS DE ENSINO BÁSICO E TAMBÉM SUPERIOR NÃO TERIAM TIDO ACESSO ÀS AULAS E ISSO CAUSARIA GRANDES PERDAS NA EDUCAÇÃO E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PALAVRAS-CHAVE: TECNOLOGIAS DIGITAIS. LETRAMENTO DIGITAL. PROPOSTA DE ATIVIDADES. ENSINO MÉDIO. BOLSISTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RESPED) DO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA DA UERN (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE). EMAIL: HERIKAWIRNNA@GMAIL.COM BOLSISTA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RESPED) DO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA DA UERN (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE). EMAIL: THALISSONOLIVEIRA@ALU.UERN.BR PROFESSORA ADJUNTO IV DA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) E DOCENTE ORIENTADORA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RESPED) DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUA ESPANHOLA DA UERN. EMAIL: SOLANGEFARIAS@UERN.BR

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.