A PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS, CAUSOU AS PORTAS DAS ESCOLAS BRASILEIRAS FECHADAS, E SUAS ATIVIDADES PRESENCIAIS SUSPENSAS. DESSA FORMA, O MODO DE LECIONAR FOI PREJUDICADA, OBRIGANDO PROFESSORES E O SISTEMA EDUCACIONAL MUDAR O FORMATO DE SEUS TRABALHOS, ONDE, ELES SE VIRAM DIANTE DE UM MOMENTO TOTALMENTE FORA DO CONTEXTO DE ENSINAR OS SEUS ALUNOS. PORTANTO, O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA É O RESULTADO DA OBSERVAÇÃO FEITA PELA AUTORA, SOBRE O TRABALHO REALIZADO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR, COM INTUITO DE BUSCAR NOVAS FORMAS DE ENSINO AOS SEUS ALUNOS, EM TEMPOS DE PANDEMIA. A ESCOLA OBSERVADA FICA LOCALIZADO NO EXTREMO NORTE DO ESTADO DO TOCANTINS, EM UMA CIDADE CHAMADA ARAGUATINS, NA QUAL É IDENTIFICADO COMO ESCOLA ESTADUAL LEÔNIDAS GONÇALVES DUARTE, ONDE ESSA OBSERVAÇÃO TEVE INÍCIO EM JANEIRO DE 2021. A ESCOLA CRIOU ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE ABRANGESSE OS ALUNOS COM E SEM ACESSO À INTERNET, PARA ISSO, A MESMA RESOLVEU APLICAR ROTEIROS DE ESTUDOS E PRODUÇÃO DE VÍDEOS GRAVADOS PELOS PROFESSORES SOBRE O CONTEÚDO PROGRAMADO,