NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA, EVIDENCIAM-SE ATIVIDADES EDUCACIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE FÍSICA, MÓDULO 2, ABRIL A SETEMBRO DE 2021, ENVOLVENDO TRÊS TURMAS DE 1º ANO E UMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DE COLÉGIO PÚBLICO DE PINHAIS, PARANÁ. OBJETIVA-SE EVIDENCIAR IMPLICAÇÕES DA INSERÇÃO DE SIMULADORES COMO RECURSOS EDUCACIONAIS EM MODALIDADE REMOTA ONLINE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA. EM REFERÊNCIA À ABORDAGEM E APRECIAÇÃO DESSES RECURSOS EDUCACIONAIS NA LITERATURA DA ÁREA, SALIENTAM-SE AS DIMENSÕES: ACESSIBILIDADE, USABILIDADE, CONTEÚDOS E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DE SUA INSERÇÃO EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS. OS DADOS APRECIADOS SE REPORTAM A RELATÓRIOS DE ATIVIDADES SEMANAIS, COM DESCRIÇÕES E REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES EDUCATIVAS, E PRODUÇÕES DOS ESTUDANTES. CONFORME AS REFERIDAS DIMENSÕES, ANALISARAM-SE ASPECTOS DE INSERÇÃO DOS SEGUINTES SIMULADORES EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS: PHET - LABORATÓRIO DE COLISÕES; PHET - FORÇAS E MOVIMENTO: NOÇÕES BÁSICAS; PHET – BALANÇANDO; PHET - GRAVIDADE E ÓRBITAS; PHET - ESTADOS DA MATÉRIA; EDUMEDIA - THERMAL EXPANSION. NO QUE CONCERNE A RESULTADOS, EM TODOS OS SIMULADORES, O ACESSO É GRATUITO E A MANIPULAÇÃO É VOLTADA TANTO PARA DOCENTE QUANTO PARA DISCENTE. DESTACA-SE A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EM ASSOCIAÇÃO ÀS ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS, EM DEMONSTRAÇÕES E EM MOMENTOS INICIAIS DA AULA COMO FATOR MOTIVACIONAL.