A PROVA BRASIL, INSTRUMENTO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) REALIZADA PELO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP), É UM EXAME APLICADO BIENALMENTE AO QUINTO E NONO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, E QUE TEM POR OBJETIVO A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NOS ÂMBITOS DA LEITURA E DA MATEMÁTICA. NO QUE SE REFERE À SEÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA, AS QUESTÕES ABORDAM A LEITURA FUNDAMENTADAS NA CONCEPÇÃO INTERACIONISTA DA LINGUAGEM E SÃO ELABORADAS CONFORME AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DA SAEB, QUE SÃO NORTEADAS PELOS DESCRITORES DE HABILIDADE. FRENTE A ISSO, COMO PROFESSORES AUXILIARES ATUANTES EM CLASSE DE NONO ANO, FOI PROPOSTO, PELO PROFESSOR SUPERVISOR, A FORMULAÇÃO DE UM SIMULADO PARA OS ALUNOS, A FIM DE POSSIBILITAR UMA INTERAÇÃO COM A ESTRUTURA ORIGINAL DO EXAME. PARA OS PIBIDIANOS, ESSA PRODUÇÃO ENVOLVEU OS CONHECIMENTOS RECEBIDOS DURANTE O PROJETO E TROUXE O DESAFIO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA UMA SITUAÇÃO PEDAGÓGICA CONCRETA. METODOLÓGICA E TEORICAMENTE, A PROPOSTA SE PAUTOU NA ARTICULAÇÃO COM ALGUNS DOS ELEMENTOS DESCRITORES OFERTADOS PELA SAEB E NA CONCEPÇÃO INTERACIONISTA DA LINGUAGEM, DESCRITA NOS ESTUDOS DE BAKHTIN. OS DECORRENTES RESULTADOS DA ELABORAÇÃO DO MATERIAL SE MOSTRARAM SATISFATÓRIOS, UMA VEZ QUE POSSIBILITOU AOS PIBIDIANOS ESSA TRANSPOSIÇÃO DOS CONHECIMENTOS, E REFORÇOU A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA.