O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ (UNIFEI) É UMA OPORTUNIDADE DE APRIMORAR E DESENVOLVER HABILIDADES DOS FUTUROS DOCENTES, COMO PLANEJAMENTO DE AULA, CONTATO COM OS ALUNOS E CAPACITAÇÕES. NESSA VIVÊNCIA, É POSSÍVEL DESENVOLVER NA PRÁTICA E POR MEIO DE UMA CONDUTA REFLEXIVA, A APROXIMAÇÃO DOS TEMAS CURRICULARES COM A REALIDADE DOS ESTUDANTES. BEM COMO NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA, NO QUAL ABORDAMOS UMA AULA PREPARADA SOBRE BIOMAS COM USO DO UNIVERSO POKÉMON, UM DESENHO ANIMADO DE CRIATURAS FICTÍCIAS BASEADAS EM SERES VIVOS DA VIDA REAL, DESSA FORMA REALIZANDO UM PARALELO ENTRE UM RECURSO MIDIÁTICO VISTO NO DIA A DIA DOS DISCENTES E ESTABELECENDO UM CANAL DE COMUNICAÇÃO PARA ENSINAR SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS E SUA VIDA VEGETAL E ANIMAL. SOBRETUDO NESTA EDIÇÃO DO PIBID, QUE ACONTECEU EM SUA MAIOR PARTE EM CONTEXTO REMOTO E PROPORCIONOU O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMO “JOGO DA VELHA” E “STOP”, VINCULADOS AOS TEMAS CURRICULARES. LOGO, O PIBID PERMITE QUE OS GRADUANDOS SE MOTIVEM POR MEIO DA ATUAÇÃO E VIVÊNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR AINDA NA FORMAÇÃO INICIAL E COMO CONSEQUÊNCIA PERMANEÇAM NO CURSO DE LICENCIATURA.