Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O IMPACTO DO PIBID PARA PERMANÊNCIA DOS GRADUANDOS NA LICENCIATURA: VIVÊNCIAS MOTIVADORAS – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: LICENCIATURA, PIBID, TERCEIRO ESPAÇO, FORMAÇÃO INICIAL, APRENDIZAGEM Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84871
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 1131
    "titulo" => """
      O IMPACTO DO PIBID PARA PERMANÊNCIA DOS GRADUANDOS \r\n
      NA LICENCIATURA: VIVÊNCIAS MOTIVADORAS – RELATO DE \r\n
      EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => "O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ (UNIFEI) É UMA OPORTUNIDADE DE APRIMORAR E DESENVOLVER HABILIDADES DOS FUTUROS DOCENTES, COMO PLANEJAMENTO DE AULA, CONTATO COM OS ALUNOS E CAPACITAÇÕES. NESSA VIVÊNCIA, É POSSÍVEL DESENVOLVER NA PRÁTICA E POR MEIO DE UMA CONDUTA REFLEXIVA, A APROXIMAÇÃO DOS TEMAS CURRICULARES COM A REALIDADE DOS ESTUDANTES. BEM COMO NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA, NO QUAL ABORDAMOS UMA AULA PREPARADA SOBRE BIOMAS COM USO DO UNIVERSO POKÉMON, UM DESENHO ANIMADO DE CRIATURAS FICTÍCIAS BASEADAS EM SERES VIVOS DA VIDA REAL, DESSA FORMA REALIZANDO UM PARALELO ENTRE UM RECURSO MIDIÁTICO VISTO NO DIA A DIA DOS DISCENTES E ESTABELECENDO UM CANAL DE COMUNICAÇÃO PARA ENSINAR SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS E SUA VIDA VEGETAL E ANIMAL. SOBRETUDO NESTA EDIÇÃO DO PIBID, QUE ACONTECEU EM SUA MAIOR PARTE EM CONTEXTO REMOTO E PROPORCIONOU O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMO “JOGO DA VELHA” E “STOP”, VINCULADOS AOS TEMAS CURRICULARES. LOGO, O PIBID PERMITE QUE OS GRADUANDOS SE MOTIVEM POR MEIO DA ATUAÇÃO E VIVÊNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR AINDA NA FORMAÇÃO INICIAL E COMO CONSEQUÊNCIA PERMANEÇAM NO CURSO DE LICENCIATURA."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA, PIBID, TERCEIRO ESPAÇO, FORMAÇÃO INICIAL, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1131_26102021124754.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DUDA"
    "autor_email" => "dudas1lva@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84871
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 1131
    "titulo" => """
      O IMPACTO DO PIBID PARA PERMANÊNCIA DOS GRADUANDOS \r\n
      NA LICENCIATURA: VIVÊNCIAS MOTIVADORAS – RELATO DE \r\n
      EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => "O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ (UNIFEI) É UMA OPORTUNIDADE DE APRIMORAR E DESENVOLVER HABILIDADES DOS FUTUROS DOCENTES, COMO PLANEJAMENTO DE AULA, CONTATO COM OS ALUNOS E CAPACITAÇÕES. NESSA VIVÊNCIA, É POSSÍVEL DESENVOLVER NA PRÁTICA E POR MEIO DE UMA CONDUTA REFLEXIVA, A APROXIMAÇÃO DOS TEMAS CURRICULARES COM A REALIDADE DOS ESTUDANTES. BEM COMO NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA, NO QUAL ABORDAMOS UMA AULA PREPARADA SOBRE BIOMAS COM USO DO UNIVERSO POKÉMON, UM DESENHO ANIMADO DE CRIATURAS FICTÍCIAS BASEADAS EM SERES VIVOS DA VIDA REAL, DESSA FORMA REALIZANDO UM PARALELO ENTRE UM RECURSO MIDIÁTICO VISTO NO DIA A DIA DOS DISCENTES E ESTABELECENDO UM CANAL DE COMUNICAÇÃO PARA ENSINAR SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS E SUA VIDA VEGETAL E ANIMAL. SOBRETUDO NESTA EDIÇÃO DO PIBID, QUE ACONTECEU EM SUA MAIOR PARTE EM CONTEXTO REMOTO E PROPORCIONOU O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMO “JOGO DA VELHA” E “STOP”, VINCULADOS AOS TEMAS CURRICULARES. LOGO, O PIBID PERMITE QUE OS GRADUANDOS SE MOTIVEM POR MEIO DA ATUAÇÃO E VIVÊNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR AINDA NA FORMAÇÃO INICIAL E COMO CONSEQUÊNCIA PERMANEÇAM NO CURSO DE LICENCIATURA."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA, PIBID, TERCEIRO ESPAÇO, FORMAÇÃO INICIAL, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1131_26102021124754.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DUDA"
    "autor_email" => "dudas1lva@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ (UNIFEI) É UMA OPORTUNIDADE DE APRIMORAR E DESENVOLVER HABILIDADES DOS FUTUROS DOCENTES, COMO PLANEJAMENTO DE AULA, CONTATO COM OS ALUNOS E CAPACITAÇÕES. NESSA VIVÊNCIA, É POSSÍVEL DESENVOLVER NA PRÁTICA E POR MEIO DE UMA CONDUTA REFLEXIVA, A APROXIMAÇÃO DOS TEMAS CURRICULARES COM A REALIDADE DOS ESTUDANTES. BEM COMO NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA, NO QUAL ABORDAMOS UMA AULA PREPARADA SOBRE BIOMAS COM USO DO UNIVERSO POKÉMON, UM DESENHO ANIMADO DE CRIATURAS FICTÍCIAS BASEADAS EM SERES VIVOS DA VIDA REAL, DESSA FORMA REALIZANDO UM PARALELO ENTRE UM RECURSO MIDIÁTICO VISTO NO DIA A DIA DOS DISCENTES E ESTABELECENDO UM CANAL DE COMUNICAÇÃO PARA ENSINAR SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS E SUA VIDA VEGETAL E ANIMAL. SOBRETUDO NESTA EDIÇÃO DO PIBID, QUE ACONTECEU EM SUA MAIOR PARTE EM CONTEXTO REMOTO E PROPORCIONOU O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COMO “JOGO DA VELHA” E “STOP”, VINCULADOS AOS TEMAS CURRICULARES. LOGO, O PIBID PERMITE QUE OS GRADUANDOS SE MOTIVEM POR MEIO DA ATUAÇÃO E VIVÊNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR AINDA NA FORMAÇÃO INICIAL E COMO CONSEQUÊNCIA PERMANEÇAM NO CURSO DE LICENCIATURA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.