, Victormanueldelimagomes et al.. Avaliação escolar: uma ferramenta da docência.. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84643>. Acesso em: 25/12/2024 01:03
O PRESENTE TRABALHO, PRETENDE ABORDAR A PROBLEMÁTICA, DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL E SEU MÉTODO AVALIATIVO. AVALIAÇÃO É UM TERMO QUE TRAZ CONSIGO UM PESO ENORME PARA GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES, HAJA VISTA QUE, SUA APROVAÇÃO OU REPROVAÇÃO SERÁ DETERMINADA COM BASE NO RESULTADO ADQUIRIDO POR MEIO DA PROVA. HOJE A ESCOLA EM SUA EDUCAÇÃO TRADICIONAL, BUSCA PURA E SIMPLESMENTE UM MÉTODO AVALIATIVO QUANTITATIVO E NÃO SOMATIVO, ATRIBUINDO AO ALUNO, O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA SUA NOTA OBTIDA PELA AVALIAÇÃO IMPOSTA, NÃO OBSERVANDO OS OBSTÁCULOS, QUALIDADES E LIMITAÇÕES DO ALUNO. É PRECISO REFLETIR E DEBATER ESTE MÉTODO ADOTADO, PARA QUE CHEGUE A UMA CONCLUSÃO DE QUAL MÉTODO AVALIATIVO SEJA MELHOR PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO, TENDO MÉTODOS COMO O MEDIADORA, FORMATIVA, SOMATIVA. ATRAVÉS DESSAS REFLEXÕES PODEMOS UTILIZAR DE GRANDES PENSADORES DO MEIO COMO LUCKESI (1994) E LIBÂNEO (2013), QUE TRAZEM VISÕES ALTERNATIVAS DO MÉTODO QUE UTILIZAMOS EM NOSSAS ESCOLAS ATUALMENTE.