Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

REGÊNCIA DO CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS ABORDADOS EM OLIMPÍADAS DE QUÍMICA JR DE FORMA ATRATIVA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA JÚNIOR, ENSINO REMOTO, AULAS DE QUÍMICA, PLATAFORMA WORDWALL, Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84994
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 201
    "inscrito_id" => 1295
    "titulo" => """
      REGÊNCIA DO CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS\r\n
      ABORDADOS EM OLIMPÍADAS DE QUÍMICA JR DE FORMA\r\n
      ATRATIVA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO
      """
    "resumo" => """
      JUSTIFICA-SE QUE A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA MUITO IMPORTANTE PARA A VIDA HUMANA. NO ENTANTO, É\r\n
      MENCIONADA COMO UMA DISCIPLINA DIFÍCIL, POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL CONTÉM MUITAS\r\n
      FÓRMULAS E EQUAÇÕES, O QUE OCASIONA POR VEZES O DESINTERESSE NA DISCIPLINA POR PARTE DOS ESTUDANTES, E\r\n
      ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO BASICAMENTE TEÓRICAS USADAS POR PROFESSORES NÃO SÃO TÃO ATRATIVAS.\r\n
      MAS, PARA MUDAR ESSE CENÁRIO CABE AO DOCENTE ADOTAR MÉTODOS MAIS EFICAZES UTILIZANDO-SE DE DIDÁTICAS\r\n
      DIALÓGICAS, BUSCANDO A MELHOR FORMA DE REPASSAR O CONTEÚDO E, SOBRETUDO RELACIONAR O ASSUNTO A\r\n
      CIRCUNSTÂNCIAS DO COTIDIANO, DE FORMA QUE HAJA INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR. A PRESENTE PESQUISA\r\n
      RETRATA A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES MINISTRAR AULAS CRIATIVAS E DINÂMICAS DE QUÍMICA GERAL, AO\r\n
      ABORDAR O CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS, PARA ALUNOS DO 8º E 9º ANO, COM FOCO NA OLIMPÍADA DE\r\n
      QUÍMICA JR NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO, TENDO EM VISTA O CENÁRIO PANDÊMICO CAUSADO PELO NOVO\r\n
      CORONAVÍRUS (COVID-19), QUE IMPOSSIBILITA AS AULAS PRESENCIAIS. DESSA FORMA, O DOCENTE PRECISA\r\n
      ADAPTAR-SE AO CENÁRIO O QUAL ESTÁ VIVENDO, UTILIZANDO OS INÚMEROS BENEFÍCIOS TECNOLÓGICOS A SEU FAVOR\r\n
      PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS, TRAÇANDO PLANOS CRIATIVOS PARA QUE AS AULAS SEJAM SATISFATÓRIAS E O ALUNO\r\n
      PARTICIPE MESMO DE FORMA ONLINE. O ENSINO REMOTO SOMENTE É PARECIDO COM O ENSINO À DISTÂNCIA NO\r\n
      QUESITO DA MEDIAÇÃO DAS AULAS, POIS AMBOS USAM A TECNOLOGIA PARA FAZER ESSE PROCESSO. NO ENSINO\r\n
      REMOTO MANTÊM-SE OS MESMOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, COM INTERAÇÃO ONLINE ENTRE ALUNO E\r\n
      PROFESSOR. NESSE MODELO DE ENSINO CONTA-SE COM PLATAFORMAS COMO GOOGLE CLASSROOM, MOODLE E\r\n
      OUTRAS, AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS PARA DIVERSOS CONTEÚDOS. OBJETIVA-SE COM A PRESENTE PESQUISA A\r\n
      COLETA DE DADOS SOBRE O ENSINO REMOTO, O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE\r\n
      MODELOS ATÔMICOS, IDENTIFICAR A ADESÃO DOS DISCENTES AOS SOFTWARES EDUCACIONAIS COM INTUITO DE\r\n
      APRESENTAR AS ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, AS ESCOLAS DE ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL DA REDE PARTICULAR CONTAM COM UMA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES FOCADOS NAS OLIMPÍADAS\r\n
      DE QUÍMICA JR, ENQUANTO AS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NÃO DISPÕEM DE AULAS DE QUÍMICA ESPECIFICAMENTE\r\n
      EM SEUS CURRÍCULOS, ONDE SÓ É APRESENTADA NO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DA DISCIPLINA DE\r\n
      CIÊNCIAS, PORÉM AINDA ABRANGE POUCO DO QUE É NECESSÁRIO PARA OS ESTUDANTES PREPARAREM-SE PARA\r\n
      PARTICIPAR DE UMA PROVA DE NÍVEL COMPLEXO. A OBQ JR É UMA FERRAMENTA ÚTIL PARA A AVALIAÇÃO DE COMO\r\n
      A QUÍMICA ESTÁ SENDO EMPREGADA NO ENSINO FUNDAMENTAL. POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL\r\n
      DEVE-SE TER UMA BOA INTRODUÇÃO DESSA DISCIPLINA ANTES DOS ALUNOS INGRESSAREM NO ENSINO MÉDIO,\r\n
      PROPORCIONANDO UMA BOA BASE. PARA O DOCENTE DEIXAR MAIS ATRAENTE O ENSINO DE QUÍMICA COM FOCO NAS\r\n
      OLIMPÍADAS NA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS, TÊM-SE ALGUMAS FERRAMENTAS QUE PODEM SER UTILIZADAS,\r\n
      COMO JOGOS E QUIZZES INTERATIVOS, POIS AJUDA OS DISCENTES A SE ADAPTAREM ÀS QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS. GAMIFICAR A APRENDIZAGEM, SIGNIFICA UTILIZAR ELEMENTOS QUE ESTÃO PRESENTES EM JOGOS, NUMA\r\n
      DINÂMICA EM SALA DE AULA, TRAZENDO O DISCENTE PARA UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA, POSSIBILITANDO O\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO GAMIFICADA É ESTIMULAR OS\r\n
      ALUNOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO APRENDIZADO POR MEIO DA DIVERSÃO. DESSA FORMA, A GAMIFICAÇÃO NO\r\n
      ENSINO DE QUÍMICA PROPICIA O INTERESSE DOS ALUNOS E CONSEQUENTEMENTE O DESEJO DE APRENDER,\r\n
      FACILITANDO O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO, SENDO UMA ESTRATÉGIA QUE O DOCENTE PODE USAR QUANDO ACHAR\r\n
      NECESSÁRIO. A PLATAFORMA WORDWALL É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE AUXILIA NO PROCESSO DE\r\n
      ASSIMILAÇÃO, DEVIDO O CONTEÚDO SER ABORDADO DE MODO DINÂMICO. AS ATIVIDADES NO WORDWALL\r\n
      FUNCIONAM COMO UM RECURSO FACILITADOR, PERMITINDO O PROFESSOR CRIAR ATIVIDADES INTERATIVAS PARA\r\n
      DISPONIBILIZAR PARA OS ALUNOS. PARA UTILIZAR A PLATAFORMA É NECESSÁRIO ACESSAR O SITE\r\n
      HTTPS://WORDWALL.NET/ E DEPOIS EFETUAR O REGISTRO OU LOGAR COM UMA CONTA GOOGLE. TODOS PODEM TER\r\n
      ACESSO: ESTUDANTES, DOCENTES E OUTROS INTERESSADOS. ESSA PLATAFORMA PODE SER ACESSADA DE QUALQUER\r\n
      APARELHO QUE ESTEJA HABILITADO COM INTERNET COMO CELULAR, TABLETS, NOTEBOOKS. COMO METODOLOGIA,\r\n
      UTILIZOU-SE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA ONDE PARA A COLETA DE DADOS APLICOU-SE PESQUISA\r\n
      BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS SOBRE A SITUAÇÃO PANDÊMICA, OBQ JR, A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS\r\n
      NO ENSINO REMOTO E PLATAFORMA WORDWALL, NAS PLATAFORMAS DIGITAIS GOOGLE ACADÊMICO E PERIÓDICOS DA\r\n
      CAPES. PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS, REALIZOU-SE A APLICAÇÃO DE TRÊS FORMULÁRIOS E UMA GAMIFICAÇÃO,\r\n
      OS QUAIS FORAM APLICADOS AOS DISCENTES DO 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE BOA\r\n
      VIAGEM-CE, UMA VEZ QUE A REFERIDA INSTITUIÇÃO DE ENSINO APRESENTA UM TRABALHO DE PREPARAÇÃO VOLTADO\r\n
      PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA JÚNIOR (OBQJR). COMO RESULTADOS, A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS\r\n
      INTERATIVOS VOLTADOS PARA A OLIMPÍADA DE QUÍMICA NA MODALIDADE DO ENSINO REMOTO PERMITE CRIAR NOVAS\r\n
      FORMAS E MÉTODOS PARA ESTIMULAR A ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS NESSE MODELO DE ENSINO REMOTO QUE SE DÁ POR\r\n
      CONTA DA PANDEMIA DA COVID-19. AS QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS É O MÉTODO UTILIZADO NA PRIMEIRA\r\n
      FASE DA OLIMPÍADAS DE QUÍMICA JÚNIOR, ENTÃO FAZ-SE NECESSÁRIO INSERIR NA METODOLOGIA DE ENSINO PARA\r\n
      QUE ESTUDANTES POSSAM PRATICAR E ADAPTAR-SE AO MODELO DE AVALIAÇÃO, ASSIM OBTENDO UM MELHOR\r\n
      RESULTADO E DESEMPENHO, CONSTATOU-SE QUE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ALTERNATIVO É POSSÍVEL\r\n
      TORNAR AS AULAS DE QUÍMICA MAIS ATRATIVAS E DINÂMICAS. PORTANTO, AS ATIVIDADES INTERATIVAS SÃO PRÁTICAS\r\n
      PEDAGÓGICAS QUE AMPLIARÃO A APRENDIZAGEM DE MANEIRA TEÓRICA E PRÁTICA, POSSIBILITANDO A DINAMIZAÇÃO\r\n
      DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORTALECERÁ A AUTONOMIA INTELECTUAL DO EDUCANDO. CONCLUI-SE QUE A\r\n
      UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO ALIADAS AO EMPREGO DA PLATAFORMA, NOTA-SE, SEGUNDO OS\r\n
      ESTUDOS LEVANTADOS, QUE AS AULAS SE TORNAM MAIS INTERESSANTES PARA OS ESTUDANTES, JÁ QUE OS MESMOS\r\n
      RETRATARAM O GOSTO PELA GAMIFICAÇÃO E QUE A MESMA É CAPAZ DE TORNAR A AULA MAIS DINÂMICA, LEVANDO OS\r\n
      DISCENTES A DESENVOLVER HABILIDADES COMO RAPIDEZ NO RACIOCÍNIO, FIXAÇÃO DE INFORMAÇÕES NUM CURTO\r\n
      ESPAÇO DE TEMPO E DESSA MANEIRA LEVANDO-OS A UMA APRENDIZAGEM MAIS EFETIVA E SIGNIFICATIVA. DESSA\r\n
      FORMA, CONSIDERA-SE QUE OS OBJETIVOS DESTE ESTUDO FORAM ALCANÇADOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA JÚNIOR, ENSINO REMOTO, AULAS DE QUÍMICA, PLATAFORMA WORDWALL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1295_25102021221942.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRANEIDE MOREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "IRANEIDE"
    "autor_email" => "iraneide.moreira.araujo04"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84994
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 201
    "inscrito_id" => 1295
    "titulo" => """
      REGÊNCIA DO CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS\r\n
      ABORDADOS EM OLIMPÍADAS DE QUÍMICA JR DE FORMA\r\n
      ATRATIVA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO
      """
    "resumo" => """
      JUSTIFICA-SE QUE A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA MUITO IMPORTANTE PARA A VIDA HUMANA. NO ENTANTO, É\r\n
      MENCIONADA COMO UMA DISCIPLINA DIFÍCIL, POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL CONTÉM MUITAS\r\n
      FÓRMULAS E EQUAÇÕES, O QUE OCASIONA POR VEZES O DESINTERESSE NA DISCIPLINA POR PARTE DOS ESTUDANTES, E\r\n
      ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO BASICAMENTE TEÓRICAS USADAS POR PROFESSORES NÃO SÃO TÃO ATRATIVAS.\r\n
      MAS, PARA MUDAR ESSE CENÁRIO CABE AO DOCENTE ADOTAR MÉTODOS MAIS EFICAZES UTILIZANDO-SE DE DIDÁTICAS\r\n
      DIALÓGICAS, BUSCANDO A MELHOR FORMA DE REPASSAR O CONTEÚDO E, SOBRETUDO RELACIONAR O ASSUNTO A\r\n
      CIRCUNSTÂNCIAS DO COTIDIANO, DE FORMA QUE HAJA INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR. A PRESENTE PESQUISA\r\n
      RETRATA A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES MINISTRAR AULAS CRIATIVAS E DINÂMICAS DE QUÍMICA GERAL, AO\r\n
      ABORDAR O CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS, PARA ALUNOS DO 8º E 9º ANO, COM FOCO NA OLIMPÍADA DE\r\n
      QUÍMICA JR NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO, TENDO EM VISTA O CENÁRIO PANDÊMICO CAUSADO PELO NOVO\r\n
      CORONAVÍRUS (COVID-19), QUE IMPOSSIBILITA AS AULAS PRESENCIAIS. DESSA FORMA, O DOCENTE PRECISA\r\n
      ADAPTAR-SE AO CENÁRIO O QUAL ESTÁ VIVENDO, UTILIZANDO OS INÚMEROS BENEFÍCIOS TECNOLÓGICOS A SEU FAVOR\r\n
      PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS, TRAÇANDO PLANOS CRIATIVOS PARA QUE AS AULAS SEJAM SATISFATÓRIAS E O ALUNO\r\n
      PARTICIPE MESMO DE FORMA ONLINE. O ENSINO REMOTO SOMENTE É PARECIDO COM O ENSINO À DISTÂNCIA NO\r\n
      QUESITO DA MEDIAÇÃO DAS AULAS, POIS AMBOS USAM A TECNOLOGIA PARA FAZER ESSE PROCESSO. NO ENSINO\r\n
      REMOTO MANTÊM-SE OS MESMOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, COM INTERAÇÃO ONLINE ENTRE ALUNO E\r\n
      PROFESSOR. NESSE MODELO DE ENSINO CONTA-SE COM PLATAFORMAS COMO GOOGLE CLASSROOM, MOODLE E\r\n
      OUTRAS, AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS PARA DIVERSOS CONTEÚDOS. OBJETIVA-SE COM A PRESENTE PESQUISA A\r\n
      COLETA DE DADOS SOBRE O ENSINO REMOTO, O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE\r\n
      MODELOS ATÔMICOS, IDENTIFICAR A ADESÃO DOS DISCENTES AOS SOFTWARES EDUCACIONAIS COM INTUITO DE\r\n
      APRESENTAR AS ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, AS ESCOLAS DE ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL DA REDE PARTICULAR CONTAM COM UMA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES FOCADOS NAS OLIMPÍADAS\r\n
      DE QUÍMICA JR, ENQUANTO AS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NÃO DISPÕEM DE AULAS DE QUÍMICA ESPECIFICAMENTE\r\n
      EM SEUS CURRÍCULOS, ONDE SÓ É APRESENTADA NO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DA DISCIPLINA DE\r\n
      CIÊNCIAS, PORÉM AINDA ABRANGE POUCO DO QUE É NECESSÁRIO PARA OS ESTUDANTES PREPARAREM-SE PARA\r\n
      PARTICIPAR DE UMA PROVA DE NÍVEL COMPLEXO. A OBQ JR É UMA FERRAMENTA ÚTIL PARA A AVALIAÇÃO DE COMO\r\n
      A QUÍMICA ESTÁ SENDO EMPREGADA NO ENSINO FUNDAMENTAL. POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL\r\n
      DEVE-SE TER UMA BOA INTRODUÇÃO DESSA DISCIPLINA ANTES DOS ALUNOS INGRESSAREM NO ENSINO MÉDIO,\r\n
      PROPORCIONANDO UMA BOA BASE. PARA O DOCENTE DEIXAR MAIS ATRAENTE O ENSINO DE QUÍMICA COM FOCO NAS\r\n
      OLIMPÍADAS NA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS, TÊM-SE ALGUMAS FERRAMENTAS QUE PODEM SER UTILIZADAS,\r\n
      COMO JOGOS E QUIZZES INTERATIVOS, POIS AJUDA OS DISCENTES A SE ADAPTAREM ÀS QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS. GAMIFICAR A APRENDIZAGEM, SIGNIFICA UTILIZAR ELEMENTOS QUE ESTÃO PRESENTES EM JOGOS, NUMA\r\n
      DINÂMICA EM SALA DE AULA, TRAZENDO O DISCENTE PARA UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA, POSSIBILITANDO O\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO GAMIFICADA É ESTIMULAR OS\r\n
      ALUNOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO APRENDIZADO POR MEIO DA DIVERSÃO. DESSA FORMA, A GAMIFICAÇÃO NO\r\n
      ENSINO DE QUÍMICA PROPICIA O INTERESSE DOS ALUNOS E CONSEQUENTEMENTE O DESEJO DE APRENDER,\r\n
      FACILITANDO O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO, SENDO UMA ESTRATÉGIA QUE O DOCENTE PODE USAR QUANDO ACHAR\r\n
      NECESSÁRIO. A PLATAFORMA WORDWALL É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE AUXILIA NO PROCESSO DE\r\n
      ASSIMILAÇÃO, DEVIDO O CONTEÚDO SER ABORDADO DE MODO DINÂMICO. AS ATIVIDADES NO WORDWALL\r\n
      FUNCIONAM COMO UM RECURSO FACILITADOR, PERMITINDO O PROFESSOR CRIAR ATIVIDADES INTERATIVAS PARA\r\n
      DISPONIBILIZAR PARA OS ALUNOS. PARA UTILIZAR A PLATAFORMA É NECESSÁRIO ACESSAR O SITE\r\n
      HTTPS://WORDWALL.NET/ E DEPOIS EFETUAR O REGISTRO OU LOGAR COM UMA CONTA GOOGLE. TODOS PODEM TER\r\n
      ACESSO: ESTUDANTES, DOCENTES E OUTROS INTERESSADOS. ESSA PLATAFORMA PODE SER ACESSADA DE QUALQUER\r\n
      APARELHO QUE ESTEJA HABILITADO COM INTERNET COMO CELULAR, TABLETS, NOTEBOOKS. COMO METODOLOGIA,\r\n
      UTILIZOU-SE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA ONDE PARA A COLETA DE DADOS APLICOU-SE PESQUISA\r\n
      BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS SOBRE A SITUAÇÃO PANDÊMICA, OBQ JR, A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS\r\n
      NO ENSINO REMOTO E PLATAFORMA WORDWALL, NAS PLATAFORMAS DIGITAIS GOOGLE ACADÊMICO E PERIÓDICOS DA\r\n
      CAPES. PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS, REALIZOU-SE A APLICAÇÃO DE TRÊS FORMULÁRIOS E UMA GAMIFICAÇÃO,\r\n
      OS QUAIS FORAM APLICADOS AOS DISCENTES DO 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE BOA\r\n
      VIAGEM-CE, UMA VEZ QUE A REFERIDA INSTITUIÇÃO DE ENSINO APRESENTA UM TRABALHO DE PREPARAÇÃO VOLTADO\r\n
      PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA JÚNIOR (OBQJR). COMO RESULTADOS, A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS\r\n
      INTERATIVOS VOLTADOS PARA A OLIMPÍADA DE QUÍMICA NA MODALIDADE DO ENSINO REMOTO PERMITE CRIAR NOVAS\r\n
      FORMAS E MÉTODOS PARA ESTIMULAR A ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS NESSE MODELO DE ENSINO REMOTO QUE SE DÁ POR\r\n
      CONTA DA PANDEMIA DA COVID-19. AS QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS É O MÉTODO UTILIZADO NA PRIMEIRA\r\n
      FASE DA OLIMPÍADAS DE QUÍMICA JÚNIOR, ENTÃO FAZ-SE NECESSÁRIO INSERIR NA METODOLOGIA DE ENSINO PARA\r\n
      QUE ESTUDANTES POSSAM PRATICAR E ADAPTAR-SE AO MODELO DE AVALIAÇÃO, ASSIM OBTENDO UM MELHOR\r\n
      RESULTADO E DESEMPENHO, CONSTATOU-SE QUE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ALTERNATIVO É POSSÍVEL\r\n
      TORNAR AS AULAS DE QUÍMICA MAIS ATRATIVAS E DINÂMICAS. PORTANTO, AS ATIVIDADES INTERATIVAS SÃO PRÁTICAS\r\n
      PEDAGÓGICAS QUE AMPLIARÃO A APRENDIZAGEM DE MANEIRA TEÓRICA E PRÁTICA, POSSIBILITANDO A DINAMIZAÇÃO\r\n
      DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORTALECERÁ A AUTONOMIA INTELECTUAL DO EDUCANDO. CONCLUI-SE QUE A\r\n
      UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO ALIADAS AO EMPREGO DA PLATAFORMA, NOTA-SE, SEGUNDO OS\r\n
      ESTUDOS LEVANTADOS, QUE AS AULAS SE TORNAM MAIS INTERESSANTES PARA OS ESTUDANTES, JÁ QUE OS MESMOS\r\n
      RETRATARAM O GOSTO PELA GAMIFICAÇÃO E QUE A MESMA É CAPAZ DE TORNAR A AULA MAIS DINÂMICA, LEVANDO OS\r\n
      DISCENTES A DESENVOLVER HABILIDADES COMO RAPIDEZ NO RACIOCÍNIO, FIXAÇÃO DE INFORMAÇÕES NUM CURTO\r\n
      ESPAÇO DE TEMPO E DESSA MANEIRA LEVANDO-OS A UMA APRENDIZAGEM MAIS EFETIVA E SIGNIFICATIVA. DESSA\r\n
      FORMA, CONSIDERA-SE QUE OS OBJETIVOS DESTE ESTUDO FORAM ALCANÇADOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA JÚNIOR, ENSINO REMOTO, AULAS DE QUÍMICA, PLATAFORMA WORDWALL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1295_25102021221942.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRANEIDE MOREIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "IRANEIDE"
    "autor_email" => "iraneide.moreira.araujo04"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

JUSTIFICA-SE QUE A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA MUITO IMPORTANTE PARA A VIDA HUMANA. NO ENTANTO, É MENCIONADA COMO UMA DISCIPLINA DIFÍCIL, POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL CONTÉM MUITAS FÓRMULAS E EQUAÇÕES, O QUE OCASIONA POR VEZES O DESINTERESSE NA DISCIPLINA POR PARTE DOS ESTUDANTES, E ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO BASICAMENTE TEÓRICAS USADAS POR PROFESSORES NÃO SÃO TÃO ATRATIVAS. MAS, PARA MUDAR ESSE CENÁRIO CABE AO DOCENTE ADOTAR MÉTODOS MAIS EFICAZES UTILIZANDO-SE DE DIDÁTICAS DIALÓGICAS, BUSCANDO A MELHOR FORMA DE REPASSAR O CONTEÚDO E, SOBRETUDO RELACIONAR O ASSUNTO A CIRCUNSTÂNCIAS DO COTIDIANO, DE FORMA QUE HAJA INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR. A PRESENTE PESQUISA RETRATA A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES MINISTRAR AULAS CRIATIVAS E DINÂMICAS DE QUÍMICA GERAL, AO ABORDAR O CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS, PARA ALUNOS DO 8º E 9º ANO, COM FOCO NA OLIMPÍADA DE QUÍMICA JR NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO, TENDO EM VISTA O CENÁRIO PANDÊMICO CAUSADO PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), QUE IMPOSSIBILITA AS AULAS PRESENCIAIS. DESSA FORMA, O DOCENTE PRECISA ADAPTAR-SE AO CENÁRIO O QUAL ESTÁ VIVENDO, UTILIZANDO OS INÚMEROS BENEFÍCIOS TECNOLÓGICOS A SEU FAVOR PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS, TRAÇANDO PLANOS CRIATIVOS PARA QUE AS AULAS SEJAM SATISFATÓRIAS E O ALUNO PARTICIPE MESMO DE FORMA ONLINE. O ENSINO REMOTO SOMENTE É PARECIDO COM O ENSINO À DISTÂNCIA NO QUESITO DA MEDIAÇÃO DAS AULAS, POIS AMBOS USAM A TECNOLOGIA PARA FAZER ESSE PROCESSO. NO ENSINO REMOTO MANTÊM-SE OS MESMOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, COM INTERAÇÃO ONLINE ENTRE ALUNO E PROFESSOR. NESSE MODELO DE ENSINO CONTA-SE COM PLATAFORMAS COMO GOOGLE CLASSROOM, MOODLE E OUTRAS, AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS PARA DIVERSOS CONTEÚDOS. OBJETIVA-SE COM A PRESENTE PESQUISA A COLETA DE DADOS SOBRE O ENSINO REMOTO, O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS, IDENTIFICAR A ADESÃO DOS DISCENTES AOS SOFTWARES EDUCACIONAIS COM INTUITO DE APRESENTAR AS ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PARTICULAR CONTAM COM UMA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES FOCADOS NAS OLIMPÍADAS DE QUÍMICA JR, ENQUANTO AS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NÃO DISPÕEM DE AULAS DE QUÍMICA ESPECIFICAMENTE EM SEUS CURRÍCULOS, ONDE SÓ É APRESENTADA NO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, PORÉM AINDA ABRANGE POUCO DO QUE É NECESSÁRIO PARA OS ESTUDANTES PREPARAREM-SE PARA PARTICIPAR DE UMA PROVA DE NÍVEL COMPLEXO. A OBQ JR É UMA FERRAMENTA ÚTIL PARA A AVALIAÇÃO DE COMO A QUÍMICA ESTÁ SENDO EMPREGADA NO ENSINO FUNDAMENTAL. POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL DEVE-SE TER UMA BOA INTRODUÇÃO DESSA DISCIPLINA ANTES DOS ALUNOS INGRESSAREM NO ENSINO MÉDIO, PROPORCIONANDO UMA BOA BASE. PARA O DOCENTE DEIXAR MAIS ATRAENTE O ENSINO DE QUÍMICA COM FOCO NAS OLIMPÍADAS NA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS, TÊM-SE ALGUMAS FERRAMENTAS QUE PODEM SER UTILIZADAS, COMO JOGOS E QUIZZES INTERATIVOS, POIS AJUDA OS DISCENTES A SE ADAPTAREM ÀS QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS. GAMIFICAR A APRENDIZAGEM, SIGNIFICA UTILIZAR ELEMENTOS QUE ESTÃO PRESENTES EM JOGOS, NUMA DINÂMICA EM SALA DE AULA, TRAZENDO O DISCENTE PARA UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA, POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO GAMIFICADA É ESTIMULAR OS ALUNOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO APRENDIZADO POR MEIO DA DIVERSÃO. DESSA FORMA, A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA PROPICIA O INTERESSE DOS ALUNOS E CONSEQUENTEMENTE O DESEJO DE APRENDER, FACILITANDO O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO, SENDO UMA ESTRATÉGIA QUE O DOCENTE PODE USAR QUANDO ACHAR NECESSÁRIO. A PLATAFORMA WORDWALL É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE AUXILIA NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO, DEVIDO O CONTEÚDO SER ABORDADO DE MODO DINÂMICO. AS ATIVIDADES NO WORDWALL FUNCIONAM COMO UM RECURSO FACILITADOR, PERMITINDO O PROFESSOR CRIAR ATIVIDADES INTERATIVAS PARA DISPONIBILIZAR PARA OS ALUNOS. PARA UTILIZAR A PLATAFORMA É NECESSÁRIO ACESSAR O SITE HTTPS://WORDWALL.NET/ E DEPOIS EFETUAR O REGISTRO OU LOGAR COM UMA CONTA GOOGLE. TODOS PODEM TER ACESSO: ESTUDANTES, DOCENTES E OUTROS INTERESSADOS. ESSA PLATAFORMA PODE SER ACESSADA DE QUALQUER APARELHO QUE ESTEJA HABILITADO COM INTERNET COMO CELULAR, TABLETS, NOTEBOOKS. COMO METODOLOGIA, UTILIZOU-SE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA ONDE PARA A COLETA DE DADOS APLICOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS SOBRE A SITUAÇÃO PANDÊMICA, OBQ JR, A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO ENSINO REMOTO E PLATAFORMA WORDWALL, NAS PLATAFORMAS DIGITAIS GOOGLE ACADÊMICO E PERIÓDICOS DA CAPES. PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS, REALIZOU-SE A APLICAÇÃO DE TRÊS FORMULÁRIOS E UMA GAMIFICAÇÃO, OS QUAIS FORAM APLICADOS AOS DISCENTES DO 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE BOA VIAGEM-CE, UMA VEZ QUE A REFERIDA INSTITUIÇÃO DE ENSINO APRESENTA UM TRABALHO DE PREPARAÇÃO VOLTADO PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA JÚNIOR (OBQJR). COMO RESULTADOS, A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS INTERATIVOS VOLTADOS PARA A OLIMPÍADA DE QUÍMICA NA MODALIDADE DO ENSINO REMOTO PERMITE CRIAR NOVAS FORMAS E MÉTODOS PARA ESTIMULAR A ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS NESSE MODELO DE ENSINO REMOTO QUE SE DÁ POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID-19. AS QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS É O MÉTODO UTILIZADO NA PRIMEIRA FASE DA OLIMPÍADAS DE QUÍMICA JÚNIOR, ENTÃO FAZ-SE NECESSÁRIO INSERIR NA METODOLOGIA DE ENSINO PARA QUE ESTUDANTES POSSAM PRATICAR E ADAPTAR-SE AO MODELO DE AVALIAÇÃO, ASSIM OBTENDO UM MELHOR RESULTADO E DESEMPENHO, CONSTATOU-SE QUE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ALTERNATIVO É POSSÍVEL TORNAR AS AULAS DE QUÍMICA MAIS ATRATIVAS E DINÂMICAS. PORTANTO, AS ATIVIDADES INTERATIVAS SÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE AMPLIARÃO A APRENDIZAGEM DE MANEIRA TEÓRICA E PRÁTICA, POSSIBILITANDO A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORTALECERÁ A AUTONOMIA INTELECTUAL DO EDUCANDO. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO ALIADAS AO EMPREGO DA PLATAFORMA, NOTA-SE, SEGUNDO OS ESTUDOS LEVANTADOS, QUE AS AULAS SE TORNAM MAIS INTERESSANTES PARA OS ESTUDANTES, JÁ QUE OS MESMOS RETRATARAM O GOSTO PELA GAMIFICAÇÃO E QUE A MESMA É CAPAZ DE TORNAR A AULA MAIS DINÂMICA, LEVANDO OS DISCENTES A DESENVOLVER HABILIDADES COMO RAPIDEZ NO RACIOCÍNIO, FIXAÇÃO DE INFORMAÇÕES NUM CURTO ESPAÇO DE TEMPO E DESSA MANEIRA LEVANDO-OS A UMA APRENDIZAGEM MAIS EFETIVA E SIGNIFICATIVA. DESSA FORMA, CONSIDERA-SE QUE OS OBJETIVOS DESTE ESTUDO FORAM ALCANÇADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.