JUSTIFICA-SE QUE A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA MUITO IMPORTANTE PARA A VIDA HUMANA. NO ENTANTO, É
MENCIONADA COMO UMA DISCIPLINA DIFÍCIL, POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL CONTÉM MUITAS
FÓRMULAS E EQUAÇÕES, O QUE OCASIONA POR VEZES O DESINTERESSE NA DISCIPLINA POR PARTE DOS ESTUDANTES, E
ALGUMAS METODOLOGIAS DE ENSINO BASICAMENTE TEÓRICAS USADAS POR PROFESSORES NÃO SÃO TÃO ATRATIVAS.
MAS, PARA MUDAR ESSE CENÁRIO CABE AO DOCENTE ADOTAR MÉTODOS MAIS EFICAZES UTILIZANDO-SE DE DIDÁTICAS
DIALÓGICAS, BUSCANDO A MELHOR FORMA DE REPASSAR O CONTEÚDO E, SOBRETUDO RELACIONAR O ASSUNTO A
CIRCUNSTÂNCIAS DO COTIDIANO, DE FORMA QUE HAJA INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR. A PRESENTE PESQUISA
RETRATA A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES MINISTRAR AULAS CRIATIVAS E DINÂMICAS DE QUÍMICA GERAL, AO
ABORDAR O CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS, PARA ALUNOS DO 8º E 9º ANO, COM FOCO NA OLIMPÍADA DE
QUÍMICA JR NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO, TENDO EM VISTA O CENÁRIO PANDÊMICO CAUSADO PELO NOVO
CORONAVÍRUS (COVID-19), QUE IMPOSSIBILITA AS AULAS PRESENCIAIS. DESSA FORMA, O DOCENTE PRECISA
ADAPTAR-SE AO CENÁRIO O QUAL ESTÁ VIVENDO, UTILIZANDO OS INÚMEROS BENEFÍCIOS TECNOLÓGICOS A SEU FAVOR
PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS, TRAÇANDO PLANOS CRIATIVOS PARA QUE AS AULAS SEJAM SATISFATÓRIAS E O ALUNO
PARTICIPE MESMO DE FORMA ONLINE. O ENSINO REMOTO SOMENTE É PARECIDO COM O ENSINO À DISTÂNCIA NO
QUESITO DA MEDIAÇÃO DAS AULAS, POIS AMBOS USAM A TECNOLOGIA PARA FAZER ESSE PROCESSO. NO ENSINO
REMOTO MANTÊM-SE OS MESMOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, COM INTERAÇÃO ONLINE ENTRE ALUNO E
PROFESSOR. NESSE MODELO DE ENSINO CONTA-SE COM PLATAFORMAS COMO GOOGLE CLASSROOM, MOODLE E
OUTRAS, AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS PARA DIVERSOS CONTEÚDOS. OBJETIVA-SE COM A PRESENTE PESQUISA A
COLETA DE DADOS SOBRE O ENSINO REMOTO, O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE
MODELOS ATÔMICOS, IDENTIFICAR A ADESÃO DOS DISCENTES AOS SOFTWARES EDUCACIONAIS COM INTUITO DE
APRESENTAR AS ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, AS ESCOLAS DE ENSINO
FUNDAMENTAL DA REDE PARTICULAR CONTAM COM UMA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES FOCADOS NAS OLIMPÍADAS
DE QUÍMICA JR, ENQUANTO AS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NÃO DISPÕEM DE AULAS DE QUÍMICA ESPECIFICAMENTE
EM SEUS CURRÍCULOS, ONDE SÓ É APRESENTADA NO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DENTRO DA DISCIPLINA DE
CIÊNCIAS, PORÉM AINDA ABRANGE POUCO DO QUE É NECESSÁRIO PARA OS ESTUDANTES PREPARAREM-SE PARA
PARTICIPAR DE UMA PROVA DE NÍVEL COMPLEXO. A OBQ JR É UMA FERRAMENTA ÚTIL PARA A AVALIAÇÃO DE COMO
A QUÍMICA ESTÁ SENDO EMPREGADA NO ENSINO FUNDAMENTAL. POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL
DEVE-SE TER UMA BOA INTRODUÇÃO DESSA DISCIPLINA ANTES DOS ALUNOS INGRESSAREM NO ENSINO MÉDIO,
PROPORCIONANDO UMA BOA BASE. PARA O DOCENTE DEIXAR MAIS ATRAENTE O ENSINO DE QUÍMICA COM FOCO NAS
OLIMPÍADAS NA MODALIDADE DE AULAS REMOTAS, TÊM-SE ALGUMAS FERRAMENTAS QUE PODEM SER UTILIZADAS,
COMO JOGOS E QUIZZES INTERATIVOS, POIS AJUDA OS DISCENTES A SE ADAPTAREM ÀS QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS. GAMIFICAR A APRENDIZAGEM, SIGNIFICA UTILIZAR ELEMENTOS QUE ESTÃO PRESENTES EM JOGOS, NUMA
DINÂMICA EM SALA DE AULA, TRAZENDO O DISCENTE PARA UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA, POSSIBILITANDO O
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO GAMIFICADA É ESTIMULAR OS
ALUNOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO APRENDIZADO POR MEIO DA DIVERSÃO. DESSA FORMA, A GAMIFICAÇÃO NO
ENSINO DE QUÍMICA PROPICIA O INTERESSE DOS ALUNOS E CONSEQUENTEMENTE O DESEJO DE APRENDER,
FACILITANDO O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO, SENDO UMA ESTRATÉGIA QUE O DOCENTE PODE USAR QUANDO ACHAR
NECESSÁRIO. A PLATAFORMA WORDWALL É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE AUXILIA NO PROCESSO DE
ASSIMILAÇÃO, DEVIDO O CONTEÚDO SER ABORDADO DE MODO DINÂMICO. AS ATIVIDADES NO WORDWALL
FUNCIONAM COMO UM RECURSO FACILITADOR, PERMITINDO O PROFESSOR CRIAR ATIVIDADES INTERATIVAS PARA
DISPONIBILIZAR PARA OS ALUNOS. PARA UTILIZAR A PLATAFORMA É NECESSÁRIO ACESSAR O SITE
HTTPS://WORDWALL.NET/ E DEPOIS EFETUAR O REGISTRO OU LOGAR COM UMA CONTA GOOGLE. TODOS PODEM TER
ACESSO: ESTUDANTES, DOCENTES E OUTROS INTERESSADOS. ESSA PLATAFORMA PODE SER ACESSADA DE QUALQUER
APARELHO QUE ESTEJA HABILITADO COM INTERNET COMO CELULAR, TABLETS, NOTEBOOKS. COMO METODOLOGIA,
UTILIZOU-SE ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA ONDE PARA A COLETA DE DADOS APLICOU-SE PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA DE ESTUDOS SOBRE A SITUAÇÃO PANDÊMICA, OBQ JR, A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS
NO ENSINO REMOTO E PLATAFORMA WORDWALL, NAS PLATAFORMAS DIGITAIS GOOGLE ACADÊMICO E PERIÓDICOS DA
CAPES. PARA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS, REALIZOU-SE A APLICAÇÃO DE TRÊS FORMULÁRIOS E UMA GAMIFICAÇÃO,
OS QUAIS FORAM APLICADOS AOS DISCENTES DO 8° E 9° ANO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE BOA
VIAGEM-CE, UMA VEZ QUE A REFERIDA INSTITUIÇÃO DE ENSINO APRESENTA UM TRABALHO DE PREPARAÇÃO VOLTADO
PARA A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA JÚNIOR (OBQJR). COMO RESULTADOS, A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS
INTERATIVOS VOLTADOS PARA A OLIMPÍADA DE QUÍMICA NA MODALIDADE DO ENSINO REMOTO PERMITE CRIAR NOVAS
FORMAS E MÉTODOS PARA ESTIMULAR A ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS NESSE MODELO DE ENSINO REMOTO QUE SE DÁ POR
CONTA DA PANDEMIA DA COVID-19. AS QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS É O MÉTODO UTILIZADO NA PRIMEIRA
FASE DA OLIMPÍADAS DE QUÍMICA JÚNIOR, ENTÃO FAZ-SE NECESSÁRIO INSERIR NA METODOLOGIA DE ENSINO PARA
QUE ESTUDANTES POSSAM PRATICAR E ADAPTAR-SE AO MODELO DE AVALIAÇÃO, ASSIM OBTENDO UM MELHOR
RESULTADO E DESEMPENHO, CONSTATOU-SE QUE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ALTERNATIVO É POSSÍVEL
TORNAR AS AULAS DE QUÍMICA MAIS ATRATIVAS E DINÂMICAS. PORTANTO, AS ATIVIDADES INTERATIVAS SÃO PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS QUE AMPLIARÃO A APRENDIZAGEM DE MANEIRA TEÓRICA E PRÁTICA, POSSIBILITANDO A DINAMIZAÇÃO
DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORTALECERÁ A AUTONOMIA INTELECTUAL DO EDUCANDO. CONCLUI-SE QUE A
UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO ALIADAS AO EMPREGO DA PLATAFORMA, NOTA-SE, SEGUNDO OS
ESTUDOS LEVANTADOS, QUE AS AULAS SE TORNAM MAIS INTERESSANTES PARA OS ESTUDANTES, JÁ QUE OS MESMOS
RETRATARAM O GOSTO PELA GAMIFICAÇÃO E QUE A MESMA É CAPAZ DE TORNAR A AULA MAIS DINÂMICA, LEVANDO OS
DISCENTES A DESENVOLVER HABILIDADES COMO RAPIDEZ NO RACIOCÍNIO, FIXAÇÃO DE INFORMAÇÕES NUM CURTO
ESPAÇO DE TEMPO E DESSA MANEIRA LEVANDO-OS A UMA APRENDIZAGEM MAIS EFETIVA E SIGNIFICATIVA. DESSA
FORMA, CONSIDERA-SE QUE OS OBJETIVOS DESTE ESTUDO FORAM ALCANÇADOS.