O PRESENTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA,
SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) APLICADA NO ENSINO REMOTO COM ALUNOS DO 7º ANO NA TEMÁTICA
“VÍRUS” EM UM PROJETO DO PIBID. DE INÍCIO, FOI APLICADA UMA EXPOSIÇÃO ORAL EM RELAÇÃO À
TEMÁTICA, INSTITUIU-SE UMA PROBLEMATIZAÇÃO QUE VISAVA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO DOS ALUNOS.
A FACE DO EXPOSTO, O OBJETIVO FOI FAZER COM QUE O TEMA OS CONSCIENTIZASSE, LOGO, OS SLIDES FORAM
DE CRIAÇÃO PRÓPRIA; UTILIZOU-SE DE CORES E DESENHOS PARA A ASSOCIAÇÃO AO CONTEÚDO, APONTANDO A
DIVERSIDADE DE FORMAS DO PATÓGENO, LOGRANDO UMA INTERDISCIPLINARIDADE COM A HISTÓRIA. DESTARTE,
ALUDIMOS A IMPORTÂNCIA E PRODUÇÃO DAS VACINAS, OUTROSSIM, FOI RETRATADO OS TIPOS DE PROFILAXIA
QUE INTERFEREM DIRETAMENTE NO PATÓGENO. FINDANDO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS
PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS, UNIFORMEMENTE. A ABORDAGEM POSSIBILITA QUE OS ALUNOS TENHAM
UMA VISÃO MAIS AMPLA E INTERDISCIPLINAR SOBRE O TEMA QUE, NA TRADICIONAL, É ABORDADO DE FORMA
ABSTRATA E DESVINCULADA DO CONTEXTO SOCIAL, CULTURAL, AMBIENTAL E POLÍTICO QUE O ALUNO ESTÁ
INSERIDO. DURANTE A APLICAÇÃO DA AULA FOI OBSERVADO QUE MUITOS ALUNOS POSSUÍAM CONHECIMENTO
DE SENSO COMUM SOBRE O ASSUNTO E NO DECORRER DA OFICINA FORAM ESCLARECIDOS E EXPLICADOS
ATRAVÉS DA METODOLOGIA.