Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE VÍRUS NA PERSPECTIVA CTSA

Palavra-chaves: VÍRUS E VACINAS, ABORDAGEM CTSA, ENSINO DE CIÊNCIAS, , Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85001
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 247
    "inscrito_id" => 791
    "titulo" => """
      RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA \r\n
      PEDAGÓGICA SOBRE VÍRUS NA PERSPECTIVA CTSA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, \r\n
      SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) APLICADA NO ENSINO REMOTO COM ALUNOS DO 7º ANO NA TEMÁTICA \r\n
      “VÍRUS” EM UM PROJETO DO PIBID. DE INÍCIO, FOI APLICADA UMA EXPOSIÇÃO ORAL EM RELAÇÃO À \r\n
      TEMÁTICA, INSTITUIU-SE UMA PROBLEMATIZAÇÃO QUE VISAVA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO DOS ALUNOS. \r\n
      A FACE DO EXPOSTO, O OBJETIVO FOI FAZER COM QUE O TEMA OS CONSCIENTIZASSE, LOGO, OS SLIDES FORAM \r\n
      DE CRIAÇÃO PRÓPRIA; UTILIZOU-SE DE CORES E DESENHOS PARA A ASSOCIAÇÃO AO CONTEÚDO, APONTANDO A \r\n
      DIVERSIDADE DE FORMAS DO PATÓGENO, LOGRANDO UMA INTERDISCIPLINARIDADE COM A HISTÓRIA. DESTARTE, \r\n
      ALUDIMOS A IMPORTÂNCIA E PRODUÇÃO DAS VACINAS, OUTROSSIM, FOI RETRATADO OS TIPOS DE PROFILAXIA \r\n
      QUE INTERFEREM DIRETAMENTE NO PATÓGENO. FINDANDO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS \r\n
      PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS, UNIFORMEMENTE. A ABORDAGEM POSSIBILITA QUE OS ALUNOS TENHAM \r\n
      UMA VISÃO MAIS AMPLA E INTERDISCIPLINAR SOBRE O TEMA QUE, NA TRADICIONAL, É ABORDADO DE FORMA \r\n
      ABSTRATA E DESVINCULADA DO CONTEXTO SOCIAL, CULTURAL, AMBIENTAL E POLÍTICO QUE O ALUNO ESTÁ \r\n
      INSERIDO. DURANTE A APLICAÇÃO DA AULA FOI OBSERVADO QUE MUITOS ALUNOS POSSUÍAM CONHECIMENTO \r\n
      DE SENSO COMUM SOBRE O ASSUNTO E NO DECORRER DA OFICINA FORAM ESCLARECIDOS E EXPLICADOS \r\n
      ATRAVÉS DA METODOLOGIA.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "VÍRUS E VACINAS, ABORDAGEM CTSA, ENSINO DE CIÊNCIAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID791_26102021114322.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE GABRIELE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALINECIÊNCIASBIOLÓGICAS"
    "autor_email" => "alinegabriele134@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85001
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 247
    "inscrito_id" => 791
    "titulo" => """
      RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA \r\n
      PEDAGÓGICA SOBRE VÍRUS NA PERSPECTIVA CTSA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, \r\n
      SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) APLICADA NO ENSINO REMOTO COM ALUNOS DO 7º ANO NA TEMÁTICA \r\n
      “VÍRUS” EM UM PROJETO DO PIBID. DE INÍCIO, FOI APLICADA UMA EXPOSIÇÃO ORAL EM RELAÇÃO À \r\n
      TEMÁTICA, INSTITUIU-SE UMA PROBLEMATIZAÇÃO QUE VISAVA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO DOS ALUNOS. \r\n
      A FACE DO EXPOSTO, O OBJETIVO FOI FAZER COM QUE O TEMA OS CONSCIENTIZASSE, LOGO, OS SLIDES FORAM \r\n
      DE CRIAÇÃO PRÓPRIA; UTILIZOU-SE DE CORES E DESENHOS PARA A ASSOCIAÇÃO AO CONTEÚDO, APONTANDO A \r\n
      DIVERSIDADE DE FORMAS DO PATÓGENO, LOGRANDO UMA INTERDISCIPLINARIDADE COM A HISTÓRIA. DESTARTE, \r\n
      ALUDIMOS A IMPORTÂNCIA E PRODUÇÃO DAS VACINAS, OUTROSSIM, FOI RETRATADO OS TIPOS DE PROFILAXIA \r\n
      QUE INTERFEREM DIRETAMENTE NO PATÓGENO. FINDANDO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS \r\n
      PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS, UNIFORMEMENTE. A ABORDAGEM POSSIBILITA QUE OS ALUNOS TENHAM \r\n
      UMA VISÃO MAIS AMPLA E INTERDISCIPLINAR SOBRE O TEMA QUE, NA TRADICIONAL, É ABORDADO DE FORMA \r\n
      ABSTRATA E DESVINCULADA DO CONTEXTO SOCIAL, CULTURAL, AMBIENTAL E POLÍTICO QUE O ALUNO ESTÁ \r\n
      INSERIDO. DURANTE A APLICAÇÃO DA AULA FOI OBSERVADO QUE MUITOS ALUNOS POSSUÍAM CONHECIMENTO \r\n
      DE SENSO COMUM SOBRE O ASSUNTO E NO DECORRER DA OFICINA FORAM ESCLARECIDOS E EXPLICADOS \r\n
      ATRAVÉS DA METODOLOGIA.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "VÍRUS E VACINAS, ABORDAGEM CTSA, ENSINO DE CIÊNCIAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID791_26102021114322.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE GABRIELE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALINECIÊNCIASBIOLÓGICAS"
    "autor_email" => "alinegabriele134@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) APLICADA NO ENSINO REMOTO COM ALUNOS DO 7º ANO NA TEMÁTICA “VÍRUS” EM UM PROJETO DO PIBID. DE INÍCIO, FOI APLICADA UMA EXPOSIÇÃO ORAL EM RELAÇÃO À TEMÁTICA, INSTITUIU-SE UMA PROBLEMATIZAÇÃO QUE VISAVA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO DOS ALUNOS. A FACE DO EXPOSTO, O OBJETIVO FOI FAZER COM QUE O TEMA OS CONSCIENTIZASSE, LOGO, OS SLIDES FORAM DE CRIAÇÃO PRÓPRIA; UTILIZOU-SE DE CORES E DESENHOS PARA A ASSOCIAÇÃO AO CONTEÚDO, APONTANDO A DIVERSIDADE DE FORMAS DO PATÓGENO, LOGRANDO UMA INTERDISCIPLINARIDADE COM A HISTÓRIA. DESTARTE, ALUDIMOS A IMPORTÂNCIA E PRODUÇÃO DAS VACINAS, OUTROSSIM, FOI RETRATADO OS TIPOS DE PROFILAXIA QUE INTERFEREM DIRETAMENTE NO PATÓGENO. FINDANDO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS, UNIFORMEMENTE. A ABORDAGEM POSSIBILITA QUE OS ALUNOS TENHAM UMA VISÃO MAIS AMPLA E INTERDISCIPLINAR SOBRE O TEMA QUE, NA TRADICIONAL, É ABORDADO DE FORMA ABSTRATA E DESVINCULADA DO CONTEXTO SOCIAL, CULTURAL, AMBIENTAL E POLÍTICO QUE O ALUNO ESTÁ INSERIDO. DURANTE A APLICAÇÃO DA AULA FOI OBSERVADO QUE MUITOS ALUNOS POSSUÍAM CONHECIMENTO DE SENSO COMUM SOBRE O ASSUNTO E NO DECORRER DA OFICINA FORAM ESCLARECIDOS E EXPLICADOS ATRAVÉS DA METODOLOGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.