O PRESENTE RELATO DIZ RESPEITO ÀS EXPERIÊNCIAS DA PRIMEIRA AUTORA DESTE TEXTO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO/CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS SAÚDE E TECNOLOGIA, NO SUBPROJETO O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR E O SUJEITO DA EXPERIÊNCIA. OBJETIVA-SE SOCIALIZAR OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA CAUSADOS PELO VÍRUS DA COVID-19 VIVENCIADOS PELA RESIDENTE PEDAGÓGICA. O RELATO É FUNDAMENTADO PELAS DISCUSSÕES SOBRE A MATEMÁTICA ESCOLAR, QUE É UMA CRIAÇÃO ESPONTÂNEA E ORIGINAL DO SISTEMA ESCOLAR; E TAMBÉM PELO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO QUE SURGIU COMO UMA SOLUÇÃO PROVISÓRIA PARA DAR SEGUIMENTO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES. A METODOLOGIA UTILIZADA É A ESCRITA DE NARRATIVAS PEDAGÓGICAS QUE REVELAM A EXPERIÊNCIA VIVIDA COM A TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, APRESENTANDO OS RELATOS DA PRODUÇÃO DE UMA VIDEOAULA PELA RESIDENTE. AO FINAL PODE-SE DIZER QUE MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO CENÁRIO PANDÊMICO O RP TEM CONTRIBUÍDO PARA A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, ASSIM COMO NA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA ESCOLAR.