Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE

Palavra-chaves: MATEMÁTICA ESCOLAR, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
0 of 0
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84677 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 677 "inscrito_id" => 2406 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE" "resumo" => "O PRESENTE RELATO DIZ RESPEITO ÀS EXPERIÊNCIAS DA PRIMEIRA AUTORA DESTE TEXTO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO/CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS SAÚDE E TECNOLOGIA, NO SUBPROJETO O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR E O SUJEITO DA EXPERIÊNCIA. OBJETIVA-SE SOCIALIZAR OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA CAUSADOS PELO VÍRUS DA COVID-19 VIVENCIADOS PELA RESIDENTE PEDAGÓGICA. O RELATO É FUNDAMENTADO PELAS DISCUSSÕES SOBRE A MATEMÁTICA ESCOLAR, QUE É UMA CRIAÇÃO ESPONTÂNEA E ORIGINAL DO SISTEMA ESCOLAR; E TAMBÉM PELO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO QUE SURGIU COMO UMA SOLUÇÃO PROVISÓRIA PARA DAR SEGUIMENTO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES. A METODOLOGIA UTILIZADA É A ESCRITA DE NARRATIVAS PEDAGÓGICAS QUE REVELAM A EXPERIÊNCIA VIVIDA COM A TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, APRESENTANDO OS RELATOS DA PRODUÇÃO DE UMA VIDEOAULA PELA RESIDENTE. AO FINAL PODE-SE DIZER QUE MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO CENÁRIO PANDÊMICO O RP TEM CONTRIBUÍDO PARA A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, ASSIM COMO NA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA ESCOLAR.O PRESENTE RELATO DIZ RESPEITO ÀS EXPERIÊNCIAS DA PRIMEIRA AUTORA DESTE TEXTO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO/CENTRO" "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA ESCOLAR, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2406_18112021094914.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA DA SILVA SIMÃO" "autor_nome_curto" => "DIANA" "autor_email" => "diana.simao@discente.ufma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84677 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 677 "inscrito_id" => 2406 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE" "resumo" => "O PRESENTE RELATO DIZ RESPEITO ÀS EXPERIÊNCIAS DA PRIMEIRA AUTORA DESTE TEXTO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO/CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS SAÚDE E TECNOLOGIA, NO SUBPROJETO O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR E O SUJEITO DA EXPERIÊNCIA. OBJETIVA-SE SOCIALIZAR OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA CAUSADOS PELO VÍRUS DA COVID-19 VIVENCIADOS PELA RESIDENTE PEDAGÓGICA. O RELATO É FUNDAMENTADO PELAS DISCUSSÕES SOBRE A MATEMÁTICA ESCOLAR, QUE É UMA CRIAÇÃO ESPONTÂNEA E ORIGINAL DO SISTEMA ESCOLAR; E TAMBÉM PELO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO QUE SURGIU COMO UMA SOLUÇÃO PROVISÓRIA PARA DAR SEGUIMENTO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES. A METODOLOGIA UTILIZADA É A ESCRITA DE NARRATIVAS PEDAGÓGICAS QUE REVELAM A EXPERIÊNCIA VIVIDA COM A TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, APRESENTANDO OS RELATOS DA PRODUÇÃO DE UMA VIDEOAULA PELA RESIDENTE. AO FINAL PODE-SE DIZER QUE MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO CENÁRIO PANDÊMICO O RP TEM CONTRIBUÍDO PARA A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, ASSIM COMO NA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA ESCOLAR.O PRESENTE RELATO DIZ RESPEITO ÀS EXPERIÊNCIAS DA PRIMEIRA AUTORA DESTE TEXTO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO/CENTRO" "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA ESCOLAR, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PANDEMIA, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2406_18112021094914.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA DA SILVA SIMÃO" "autor_nome_curto" => "DIANA" "autor_email" => "diana.simao@discente.ufma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE RELATO DIZ RESPEITO ÀS EXPERIÊNCIAS DA PRIMEIRA AUTORA DESTE TEXTO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO/CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS SAÚDE E TECNOLOGIA, NO SUBPROJETO O LETRAMENTO MATEMÁTICO E A IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR E O SUJEITO DA EXPERIÊNCIA. OBJETIVA-SE SOCIALIZAR OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA CAUSADOS PELO VÍRUS DA COVID-19 VIVENCIADOS PELA RESIDENTE PEDAGÓGICA. O RELATO É FUNDAMENTADO PELAS DISCUSSÕES SOBRE A MATEMÁTICA ESCOLAR, QUE É UMA CRIAÇÃO ESPONTÂNEA E ORIGINAL DO SISTEMA ESCOLAR; E TAMBÉM PELO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO QUE SURGIU COMO UMA SOLUÇÃO PROVISÓRIA PARA DAR SEGUIMENTO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES. A METODOLOGIA UTILIZADA É A ESCRITA DE NARRATIVAS PEDAGÓGICAS QUE REVELAM A EXPERIÊNCIA VIVIDA COM A TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, APRESENTANDO OS RELATOS DA PRODUÇÃO DE UMA VIDEOAULA PELA RESIDENTE. AO FINAL PODE-SE DIZER QUE MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO CENÁRIO PANDÊMICO O RP TEM CONTRIBUÍDO PARA A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, ASSIM COMO NA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.