O TRABALHO SUBMETIDO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DOS GRADUANDOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO (HISTÓRIA E EDUCAÇÃO FÍSICA). COM O FOCO NA FORMAÇÃO CONTÍNUA E PRÁTICA DA DOCÊNCIA, RELATAMOS DE QUE MODO O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUIU/CONTRIBUI NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PRÁTICA EM NOSSA GRADUAÇÃO, E DE QUE MODO O CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO VIVENCIADO NOS DIAS ATUAIS TEM INFLUENCIADO NA REALIZAÇÃO DO ÊXITO DE TAL ATIVIDADE. CONTUDO, PARA A REALIZAÇÃO DO ENSAIO, FOI UTILIZADO COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS OBRAS DO EDUCADOR E FILÓSOFO PAULO FREIRE: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES E À PRÁTICA; PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. POR FIM, OS RESULTADOS ALÇANDO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA FORAM EXPOSTOS ATRAVÉS DE UMA TROCA DE CONHECIMENTO ENTRE OS RESIDENTES E COMPONENTES DE MODO GERAL DA INSTITUIÇÃO DE ATUAÇÃO, RESULTADO DE UM PROCESSO DE AMADURECIMENTO E APRENDIZAGEM À PRÁTICA DA DOCÊNCIA.