Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A DOBRADURA, O CUBO MÁGICO E A MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE POTENCIAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, POTENCIAÇÃO, Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE ESTUDOS, REFLEXÕES E DISCUSSÕES QUE OCORRERAM DURANTE OS ENCONTROS DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) NO PERÍODO DE 13 A 19 DE ABRIL DE 2021. A EXPERIÊNCIA DESCRITA FOI DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DE 6º ANO DA ESCOLA ESTADUAL ADAILE MARIA LEITE SITUADA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ NO NOROESTE DO PARANÁ, COM O OBJETIVO DE INTRODUZIR O CONCEITO DE POTÊNCIA DE FORMA DIFERENCIADA A PARTIR DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DO USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, NO CASO ESPECÍFICO, DA DOBRADURA E DO CUBO MÁGICO, BEM COMO DE TORNAR O ALUNO UM SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PARA O COMPRIMENTO DESSE OBJETIVO NOS PAUTAMOS NOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PROPOSTOS POR AUSUBEL. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA REALIZADA PERCEBEMOS O QUANTO A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS E RECURSOS DE MANEIRA INTENCIONAL CORROBORAM E POTENCIALIZAM A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PELOS ALUNOS PERMITINDO TAMBÉM UMA INTERAÇÃO SIGNIFICATIVA ENTRE PROFESSOR-ALUNO E ENTRE ALUNOS, MESMO EM MEIO A MODALIDADE DE ENSINO REMOTO VIGENTE.

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