COM O SURGIMENTO DE UMA NOVA EPIDEMIA, SARS-COV-2, MAIS CONHECIDA COMO CORONAVÍRUS, TODA A SOCIEDADE PRECISOU ADOTAR MEDIDAS DE PREVENÇÃO, SOBRETUDO QUANDO ELA SE PROPAGOU PELO MUNDO INTEIRO, TORNANDO-SE UMA PANDEMIA. DENTRE ESSAS MEDIDAS, O DISTANCIAMENTO SOCIAL FOI A MAIS IMPORTANTE PARA REDUZIR O AVANÇO DA PANDEMIA DA COVID-19 E NÃO SOBRECARREGAR OS SISTEMAS DE SAÚDE, MODIFICANDO SIGNIFICATIVAMENTE O FUNCIONAMENTO DOS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE. NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO, FOI NECESSÁRIA A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIZAÇÃO, AFETANDO ALUNOS E PROFESSORES DE TODO O PLANETA. COM EFEITO, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PRECISARAM BUSCAR FORMAS ALTERNATIVAS PARA POSSIBILITAR O ENSINO NESSE CENÁRIO PANDÊMICO. UM DOS MEIOS EMPREGADOS POR ALGUMAS INSTITUIÇÕES FOI A ADOÇÃO DE AULAS ONLINES, POSSIBILITADA PELO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS. ESSAS TECNOLOGIAS ESTÃO PRESENTES NO COTIDIANO DO ALUNO E DO PROFESSOR E TORNARAM-SE OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DAS ESCOLAS PARA NÃO INTERROMPER DEFINITIVAMENTE OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. NO BRASIL, POR EXEMPLO, A DEMANDA POR APLICATIVOS DE EDUCAÇÃO MAIS QUE DOBROU EM MARÇO DE 2020, PRIMEIRO MÊS DA PANDEMIA. EM DECORRÊNCIA DISSO, É POSSÍVEL DIZER QUE O USO DE APLICATIVOS SE TORNOU FORTE ALIADO PARA AS AULAS VIRTUAIS, AUXILIANDO O ENSINO DO PROFESSOR E À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. CONCORDANDO COM O PENSAMENTO DE DIVERSOS AUTORES, CONSIDERAMOS QUE A UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TICS PODE POTENCIALIZAR MUDANÇAS FUNDAMENTAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, VIABILIZANDO NOVAS FORMAS DE APRENDER EM CONTEXTOS DIVERSIFICADOS, REAIS OU VIRTUAIS. A UTILIZAÇÃO DESSES ARTEFATOS TECNOLÓGICOS POSSIBILITA QUE O INDIVÍDUO AMPLIE SUAS POSSIBILIDADES DE VIVENCIAR PROCESSOS CRIATIVOS, NA MEDIDA EM QUE POTENCIALIZA NOVAS CONSTRUÇÕES. POR OUTRO LADO, O USO DAS TICS PODE ESCAMOTEAR PROCESSOS DE AUTOMAÇÃO QUE IMPEDEM O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO INDIVÍDUO, OU SEJA, O USO DESTE OU DAQUELE ARTEFATO, POR SI SÓ, NÃO INDICA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. COMO PROFESSORES DE MATEMÁTICA, EM FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA, TEMOS OBSERVADO QUE DISCENTES, DOCENTES E GESTORES EDUCACIONAIS NÃO CONHECEM MUITOS APLICATIVOS OU OS UTILIZAM DE MODO INCIPIENTE. EM FACE DESTA PROBLEMÁTICA, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É IDENTIFICAR OS APLICATIVOS MAIS UTILIZADOS POR ESTUDANTES PARA APRENDER MATEMÁTICA. PARA ATINGIR O OBJETIVO PRETENDIDO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO JUNTO A 97 ESTUDANTES, SENDO 28 DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E 69 DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO MUNICÍPIO PALMEIRA DOS ÍNDIOS, ALAGOAS, BRASIL. A ESCOLHA DESSES ALUNOS PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO ESTÁ RELACIONADA ÀS AÇÕES QUE ESTAMOS DESENVOLVENDO NO PROJETO DE MATEMÁTICA VINCULADO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. O QUESTIONÁRIO ERA COMPOSTO POR DUAS PARTES: A PRIMEIRA PARTE SERVIU PARA ELABORAR UMA BREVE DESCRIÇÃO DOS ESTUDANTES PARTÍCIPES DA PESQUISA, SEUS CURSOS E PERÍODOS DE ESTUDO; A SEGUNDA PARTE APRESENTAVA 16 APLICATIVOS – CANVA, DOCUMENTOS DO GOOGLE, ESCAPE ROOM, GEOGEBRA, GOOGLE CLASSROOM, GOOGLE TAREFAS, JAMBOARD, KAHOOT, KHAN ACADEMY, MICROSOFT OFFICE, NEARPOD, PADLET, PODCATS, QUIZLET, SOCRATIVE, WORDWALL – PARA QUE ELES ASSINALASSEM AQUELES QUE CONHECIAM OU UTILIZAVAM PARA ESTUDAR MATEMÁTICA, SENDO OFERTADA A OPÇÃO DELES ACRESCENTAREM OUTROS NÃO ELENCADOS NO QUESTIONÁRIO. A ESCOLHA DESTES APLICATIVOS CONSIDEROU TRABALHOS ANTERIORES SOBRE A PROBLEMÁTICA E NOSSA VIVÊNCIA ENQUANTO PROFESSORES, EM FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA, NO PIBID/UNEAL. PARA ANALISAR OS RESULTADOS, DIVIDIMOS OS APLICATIVOS SELECIONADOS EM DOIS GRUPOS OU CATEGORIAS: APLICATIVOS GERAIS E APLICATIVOS ESPECIFICAMENTE RELACIONADOS À MATEMÁTICA. NO PRIMEIRO GRUPO, APLICATIVOS GERAIS, ELENCAMOS OS SEGUINTES APLICATIVOS: CANVA, DOCUMENTOS DO GOOGLE, ESCAPE ROOM, GOOGLE CLASSROOM, GOOGLE TAREFAS, JAMBOARD, KAHOOT, MICROSOFT OFFICE, NEARPOD, PADLET, PODCATS, QUIZLET, SOCRATIVE, WORDWALL. EM RELAÇÃO AOS APLICATIVOS ESPECIFICAMENTE RELACIONADOS À MATEMÁTICA, DESTACAMOS: GEOGEBRA; KHAN ACADEMY. OS RESULTADOS DO QUESTIONÁRIO DESTACAM QUE A PLATAFORMA “GOOGLE SALA DE AULA” É A PLATAFORMA MAIS UTILIZADA E CONHECIDA PELOS PARTICIPANTES. EM TERMOS PERCENTUAIS, CONSTATAMOS QUE 92,2% DOS ESTUDANTES JÁ ESTÃO FAMILIARIZADOS COM O GOOGLE CLASRROOM E 63,9 % USAM DOCUMENTOS DO GOOGLE. OS DEMAIS APLICATIVOS SÃO CONHECIDOS POR MENOS DA METADE DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, INCLUSIVE OS APLICATIVOS ESPECÍFICOS PARA APRENDER MATEMÁTICA. O KHAN ACADEMY, POR EXEMPLO, FOI CITADO POR 35,8% DOS ESTUDANTES E O GEOGEBRA, POR 26,8%. É INTERESSANTE OBSERVAR QUE DENTRE OS RESULTADOS, ENCONTRAMOS UMA MAIOR UTILIZAÇÃO EM PLATAFORMAS DE GESTÃO DE ATIVIDADES E DE EDIÇÃO DE TEXTO PELOS ESTUDANTES. É NOTÓRIO TAMBÉM UMA BAIXA UTILIZAÇÃO DOS APLICATIVOS FEITOS PARA TRABALHAR ESPECIFICAMENTE MATEMÁTICA. A NOSSO VER, ESSES RESULTADOS INDICAM A RELEVÂNCIA DA CONTINUIDADE DESTA INVESTIGAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA NESSE E EM OUTROS CONTEXTOS. ALÉM DISSO, APONTA PARA NECESSÁRIA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE O USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE AO ENSINO E À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA.