Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL INVESTIGADA EM PRÁTICAS DO (PIBID/UTFPR/LÍNGUA PORTUGUESA) - PÔSTER

Palavra-chaves: GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA, INTERMIDIALIDADE, MÍDIAS, MULTILETRAMENTO, PIBID Pôster (PO) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84785
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 83
    "inscrito_id" => 1479
    "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL INVESTIGADA EM PRÁTICAS DO (PIBID/UTFPR/LÍNGUA PORTUGUESA) - PÔSTER"
    "resumo" => "A PARTIR DA NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE AULAS DE PORTUGUÊS SOBRE O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA, PARA UMA TURMA DE 6.° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROMOVIDA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DESENVOLVEU-SE UM TRABALHO MULTIDISCIPLINAR DENTRO DA SALA VIA MEET. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, UTILIZOU-SE COMO BASE BAKHTIN (2011); CLüVER (2006); MARCUSCHI (2003; 2008); ROJO (2012); SILVA (2011); SCHNEUWLY, DOLZ E NOVERRAZ (2004). EMBASADOS NA INTERMIDIALIDADE, OBJETIVOU-SE APRESENTAR AOS ALUNOS TEXTOS QUE COMBINASSEM ELEMENTOS VERBAIS, VISUAIS, SONOROS E AUDIOVISUAIS. AS AULAS TAMBÉM FORAM PAUTADAS NA IDEIA DE MULTILETRAMENTO, PORTANTO O GÊNERO NOTÍCIA FOI ESTUDADO PARA ALÉM DA SIMPLES EXPOSIÇÃO E CONCEITUAÇÃO. ENTENDEU-SE A SALA COMO UM ESPAÇO DE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO E A PROGRESSÃO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS E DE AUMENTO DO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL DOS ESTUDANTES, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS ENVOLVIDAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS QUE ESTES VIVENCIAM. ALÉM DISSO, ADOTOU-SE UMA PRÁTICA DE ENSINO COMO UM PROCESSO CONJUNTO E GRADUAL, DO QUAL O ALUNO É O PROTAGONISTA ATIVO E O PROFESSOR NÃO É MAIS O ÚNICO DETENTOR DO CONHECIMENTO. PARA QUE OS DISCENTES ESTIVESSEM NESTA POSIÇÃO DE AGENTE DO PRÓPRIO APRENDIZADO, ESTIMULOU-SE A INTERAÇÃO POR MEIO DE CAÇA-PALAVRAS, TABELAS, VÍDEOS E PERGUNTAS. ESSA POSTURA MOSTROU-SE FRUTÍFERA, UMA VEZ QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM, DURANTE E APÓS A AULA, AUTONOMIA E AUTENTICIDADE NAS SUAS OBSERVAÇÕES ACERCA DO QUE FOI ESTUDADO. ISSO DEMONSTRA QUE O ENSINO ATRAVESSOU A SUPERFÍCIE INFÉRTIL DO CONHECIMENTO PURAMENTE MECÂNICO E DESCONTEXTUALIZADO DO MUNDO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA, INTERMIDIALIDADE, MÍDIAS, MULTILETRAMENTO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA105_ID1479_21102021193745.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIALI RIBAS DE MATOS"
    "autor_nome_curto" => "NAIALI"
    "autor_email" => "naialiribas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84785
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 83
    "inscrito_id" => 1479
    "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL INVESTIGADA EM PRÁTICAS DO (PIBID/UTFPR/LÍNGUA PORTUGUESA) - PÔSTER"
    "resumo" => "A PARTIR DA NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE AULAS DE PORTUGUÊS SOBRE O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA, PARA UMA TURMA DE 6.° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROMOVIDA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DESENVOLVEU-SE UM TRABALHO MULTIDISCIPLINAR DENTRO DA SALA VIA MEET. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, UTILIZOU-SE COMO BASE BAKHTIN (2011); CLüVER (2006); MARCUSCHI (2003; 2008); ROJO (2012); SILVA (2011); SCHNEUWLY, DOLZ E NOVERRAZ (2004). EMBASADOS NA INTERMIDIALIDADE, OBJETIVOU-SE APRESENTAR AOS ALUNOS TEXTOS QUE COMBINASSEM ELEMENTOS VERBAIS, VISUAIS, SONOROS E AUDIOVISUAIS. AS AULAS TAMBÉM FORAM PAUTADAS NA IDEIA DE MULTILETRAMENTO, PORTANTO O GÊNERO NOTÍCIA FOI ESTUDADO PARA ALÉM DA SIMPLES EXPOSIÇÃO E CONCEITUAÇÃO. ENTENDEU-SE A SALA COMO UM ESPAÇO DE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO E A PROGRESSÃO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS E DE AUMENTO DO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL DOS ESTUDANTES, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS ENVOLVIDAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS QUE ESTES VIVENCIAM. ALÉM DISSO, ADOTOU-SE UMA PRÁTICA DE ENSINO COMO UM PROCESSO CONJUNTO E GRADUAL, DO QUAL O ALUNO É O PROTAGONISTA ATIVO E O PROFESSOR NÃO É MAIS O ÚNICO DETENTOR DO CONHECIMENTO. PARA QUE OS DISCENTES ESTIVESSEM NESTA POSIÇÃO DE AGENTE DO PRÓPRIO APRENDIZADO, ESTIMULOU-SE A INTERAÇÃO POR MEIO DE CAÇA-PALAVRAS, TABELAS, VÍDEOS E PERGUNTAS. ESSA POSTURA MOSTROU-SE FRUTÍFERA, UMA VEZ QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM, DURANTE E APÓS A AULA, AUTONOMIA E AUTENTICIDADE NAS SUAS OBSERVAÇÕES ACERCA DO QUE FOI ESTUDADO. ISSO DEMONSTRA QUE O ENSINO ATRAVESSOU A SUPERFÍCIE INFÉRTIL DO CONHECIMENTO PURAMENTE MECÂNICO E DESCONTEXTUALIZADO DO MUNDO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA, INTERMIDIALIDADE, MÍDIAS, MULTILETRAMENTO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA105_ID1479_21102021193745.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIALI RIBAS DE MATOS"
    "autor_nome_curto" => "NAIALI"
    "autor_email" => "naialiribas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A PARTIR DA NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE AULAS DE PORTUGUÊS SOBRE O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA, PARA UMA TURMA DE 6.° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROMOVIDA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DESENVOLVEU-SE UM TRABALHO MULTIDISCIPLINAR DENTRO DA SALA VIA MEET. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, UTILIZOU-SE COMO BASE BAKHTIN (2011); CLüVER (2006); MARCUSCHI (2003; 2008); ROJO (2012); SILVA (2011); SCHNEUWLY, DOLZ E NOVERRAZ (2004). EMBASADOS NA INTERMIDIALIDADE, OBJETIVOU-SE APRESENTAR AOS ALUNOS TEXTOS QUE COMBINASSEM ELEMENTOS VERBAIS, VISUAIS, SONOROS E AUDIOVISUAIS. AS AULAS TAMBÉM FORAM PAUTADAS NA IDEIA DE MULTILETRAMENTO, PORTANTO O GÊNERO NOTÍCIA FOI ESTUDADO PARA ALÉM DA SIMPLES EXPOSIÇÃO E CONCEITUAÇÃO. ENTENDEU-SE A SALA COMO UM ESPAÇO DE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO E A PROGRESSÃO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS E DE AUMENTO DO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL DOS ESTUDANTES, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS ENVOLVIDAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS QUE ESTES VIVENCIAM. ALÉM DISSO, ADOTOU-SE UMA PRÁTICA DE ENSINO COMO UM PROCESSO CONJUNTO E GRADUAL, DO QUAL O ALUNO É O PROTAGONISTA ATIVO E O PROFESSOR NÃO É MAIS O ÚNICO DETENTOR DO CONHECIMENTO. PARA QUE OS DISCENTES ESTIVESSEM NESTA POSIÇÃO DE AGENTE DO PRÓPRIO APRENDIZADO, ESTIMULOU-SE A INTERAÇÃO POR MEIO DE CAÇA-PALAVRAS, TABELAS, VÍDEOS E PERGUNTAS. ESSA POSTURA MOSTROU-SE FRUTÍFERA, UMA VEZ QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM, DURANTE E APÓS A AULA, AUTONOMIA E AUTENTICIDADE NAS SUAS OBSERVAÇÕES ACERCA DO QUE FOI ESTUDADO. ISSO DEMONSTRA QUE O ENSINO ATRAVESSOU A SUPERFÍCIE INFÉRTIL DO CONHECIMENTO PURAMENTE MECÂNICO E DESCONTEXTUALIZADO DO MUNDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.