Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM HORTA CASEIRA – CULTIVOS EM GARRAFAS PETS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, ENSINO, PANDEMIA, HORTA CASEIRA Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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COM MODIFICAÇÕES EXPRESSIVAS, O ENSINO E O APRENDIZADO GANHARAM A DENOMINAÇÃO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL QUE PASSOU A CONTAR COM A INTERMEDIAÇÃO DOS MEIOS DIGITAIS, DE PROGRAMAS DE RÁDIO E TV E DA ADOÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM ORIENTAÇÃO DE LEITURAS, ATIVIDADES E EXERCÍCIOS INDICADOS COM ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS QUE FORAM DISTRIBUÍDOS AOS ALUNOS E/OU SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS (CUNHA; SILVA; SILVA, 2020). NO ENTANTO UM GRUPO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CAMPUS PELOTAS – VISCONDE DA GRAÇA (CAVG), DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL), QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DECIDIRAM TENTAR MANTER NÃO SÓ O VÍNCULO COM OS ESTUDANTES, MAS A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS TEMAS A SEREM ENSINADOS EFETIVADOS DE MANEIRA PRÁTICA E QUE EXPLORASSEM O CONTEÚDO JUNTAMENTE COM O SEU COTIDIANO. DESSA FORMA, A ATIVIDADE AQUI RELATADA, PARTIA DA PREMISSA QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRIAM MANTER AS MOTIVAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM E UMA MAIOR CONEXÃO COM A ESCOLA, COM OS PROFESSORES E COLEGAS SE PUDEREM REALIZAR SUAS ATIVIDADES EM SUAS RESIDÊNCIAS A PARTIR DE QUESTÕES QUE ENVOLVAM AÇÕES RELACIONADAS AOS SEUS HÁBITOS, BEM COMO AS RELAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS VINDOS DA ESCOLA E AQUELES QUE SEUS FAMILIARES POSSUEM. ASSIM, PROPOMOS UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA O TIPO PESQUISA-AÇÃO QUE OBJETIVOU VERIFICAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES COM RELAÇÃO AO CUIDADO NA PLANTAÇÃO E CULTIVO DE SEMENTES QUE RECEBERAM, ELENCANDO O CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DADO EM SALA DE AULA, A RECICLAGEM E A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. ESSA PROPOSTA FOI APLICADA EM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PELOTAS – RS, FRENTE A UMA SUGESTÃO DE ENSINO REALIZADA ATRAVÉS DO PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM HORTA CASEIRA – CULTIVOS EM GARRAFAS PETS. COMO JÁ MENCIONADO, OS ALUNOS REALIZAM SUAS ATIVIDADES ESCOLARES EM SUAS RESIDÊNCIAS POR CONTA DA PANDEMIA. TENDO EM VISTA QUE BUSCÁVAMOS PROPOR UM TRABALHO COM RELEVÂNCIA SOCIAL, ECONÔMICA E AMBIENTAL, PROCURAMOS DAR ABRANGÊNCIA AOS CONTEÚDOS ESCOLARES, TRABALHANDO COM MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO AO PARTICIPAR DE GRUPOS SOCIAIS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. O PRINCIPAL DESÍGNIO FOI AGREGAR AO COTIDIANO DOS ESTUDANTES A IMPORTÂNCIA DA REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS BEM COMO A PRODUÇÃO DE TEMPEROS E FLORES COM A FINALIDADE DE USO DOMÉSTICO COMO REQUISITO DE ACOMPANHAMENTO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS. O PROCESSO METODOLÓGICO INICIOU-SE COM UMA REVISÃO DE LITERATURA QUE NOS AUXILIOU A DELIMITAR NOSSAS ESCOLHAS. POSTERIORMENTE FORAM DEFINIDOS OS TEMPEROS E AS FLORES A SEREM DISTRIBUÍDAS AOS ALUNOS PARA QUE FIZESSEM O CULTIVO EM SUAS CASAS. PARA TAL, ELABOROU-SE KITS CONTENDO DOIS TIPOS DE SEMENTES, UM SACO COM O SUBSTRATO, 2 GARRAFAS PETS CORTADAS E ADESIVADAS, UM RELATÓRIO PARA PREENCHIMENTO AO LONGO DO PROCESSO, ALÉM DE UM MATERIAL AUTOEXPLICATIVO REFERENTE AS SEMENTES E MODO DE PLANTIO. OS KITS FORAM ENTREGUES AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS ATRAVÉS DE DRIVE-THRU NO PÁTIO DA ESCOLA COM A OBSERVÂNCIA DE TODAS AS REGRAS DE PROTEÇÃO E DISTANCIAMENTO SOCIAL. NA PRIMEIRA ETAPA O TRABALHO, CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE 21 ALUNOS, QUE FORAM DIVIDIDOS EM GRUPO NO WHATSAPP PARA QUE PUDESSEM CONVERSAR, TIRAR DÚVIDAS E MANDAR FOTOS DA EVOLUÇÃO DAS SUAS SEMENTES E REALIZAR A ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL. NA SEGUNDA ETAPA, FOI PROPOSTO AOS ALUNOS A ELABORAÇÃO DE UM LIVRO DE RECEITAS QUE CONTIVESSEM PRATOS QUE PUDESSEM SER PREPARADOS COM O TEMPERO QUE PRODUZIRAM, BEM COMO, A ESCRITA DE UMA CURIOSIDADE RELACIONADA A FLOR CULTIVADA. ESSA ETAPA AINDA SE ENCONTRA EM ANDAMENTO. AO LONGO DA EXECUÇÃO DO PROJETO, FORAM OBSERVADAS E COLETADAS OPINIÕES, COMENTÁRIOS DOS ESTUDANTES E DE SEUS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS, COMO TAMBÉM, A ENTREGA DE 15 RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS. ESSE MATERIAL ESTÁ SENDO ANALISADO COM O AUXÍLIO METODOLÓGICO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2016). NOS RESULTADOS PRELIMINARES, PUDEMOS VERIFICAR QUE O PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM HORTA CASEIRA – CULTIVOS EM GARRAFAS PETS, ATINGIU SEUS OBJETIVOS PROMOVENDO A MANUTENÇÃO DA INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, A VALORIZAÇÃO DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES E SEUS FAMILIARES E A OPORTUNIDADE DE OFERECER MOMENTOS EM QUE OS PARTICIPANTES CONSTRUAM O SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A PANDEMIA DA COVID-19, QUE CHEGOU AO BRASIL EM FEVEREIRO DE 2020, PODE SER CONSIDERADA A MAIOR CRISE MUNDIAL APÓS A SEGUNDA GUERRA, POIS TROUXE IMPACTOS SIGNIFICATIVOS NA SAÚDE, NA ECONOMIA E NA POLÍTICA. NO BRASIL, ALÉM DA CIFRA ABSURDA DE ÓBITOS, A DESINFORMAÇÃO, A DÚVIDA NA CIÊNCIA, O DESEMPREGO E A FOME SÃO FATORES QUE ACOMPANHARAM A CHEGADA DO VÍRUS. NA EDUCAÇÃO, DESTACAMOS QUE A PORTARIA Nº 188 DE 03 DE FEVEREIRO DE 2020, NA QUAL O GOVERNO DECLARA A EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA NACIONAL (BRASIL, 2020), FOI O INÍCIO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SÉRIE DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO, CONTROLE E CONTENÇÃO DA PANDEMIA QUE LEVARAM AO ISOLAMENTO SOCIAL E, CONSEQUENTEMENTE, O FECHAMENTO DAS ESCOLAS PELA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS. O MOMENTO PANDÊMICO EXIGIU QUE ESTABELECIMENTOS EDUCACIONAIS, PROFESSORES E ALUNOS TIVESSEM SUAS HABITUAIS ATIVIDADES REINVENTADAS. 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DESSA FORMA, A ATIVIDADE AQUI RELATADA, PARTIA DA PREMISSA QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRIAM MANTER AS MOTIVAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM E UMA MAIOR CONEXÃO COM A ESCOLA, COM OS PROFESSORES E COLEGAS SE PUDEREM REALIZAR SUAS ATIVIDADES EM SUAS RESIDÊNCIAS A PARTIR DE QUESTÕES QUE ENVOLVAM AÇÕES RELACIONADAS AOS SEUS HÁBITOS, BEM COMO AS RELAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS VINDOS DA ESCOLA E AQUELES QUE SEUS FAMILIARES POSSUEM. ASSIM, PROPOMOS UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA O TIPO PESQUISA-AÇÃO QUE OBJETIVOU VERIFICAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES COM RELAÇÃO AO CUIDADO NA PLANTAÇÃO E CULTIVO DE SEMENTES QUE RECEBERAM, ELENCANDO O CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DADO EM SALA DE AULA, A RECICLAGEM E A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. ESSA PROPOSTA FOI APLICADA EM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PELOTAS – RS, FRENTE A UMA SUGESTÃO DE ENSINO REALIZADA ATRAVÉS DO PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM HORTA CASEIRA – CULTIVOS EM GARRAFAS PETS. 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