Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O BULLYING NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CODÓ NARRADO PELAS PRÓPRIAS VÍTIMAS

Palavra-chaves: BULLYING, EDUCAÇÃO BÁSICA, VÍTIMAS, , Comunicação Oral (CO) ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84840
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 742
    "inscrito_id" => 2599
    "titulo" => "O BULLYING NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CODÓ NARRADO PELAS PRÓPRIAS VÍTIMAS"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DA INTERPRETAÇÃO DOS DEPOIMENTOS DAS VÍTIMAS DE BULLYING NA ESCOLA INTEGRADA MUNICIPAL SENADOR ALEXANDRE COSTA, NO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. A COLETA DAS NARRATIVAS FOI REALIZADA PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, NO ANO DE 2019, A PARTIR DOS ENCONTROS SEMANAIS COM OS DISCENTES DA ESCOLA, PROMOVIDOS PELO SUBPROJETO “BULLYING E VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENFRENTAMENTO DESSA REALIDADE NAS ESCOLAS DE CODÓ–MA”. O OBJETIVO FOI CONHECER OS TIPOS DE BULLYING QUE MAIS OCORRIAM NA ESCOLA FOCO E O PERFIL DAS VÍTIMAS DESSE TIPO DE VIOLÊNCIA QUE ACOMETE DIVERSAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA CONSEGUIR OS DEPOIMENTOS DAS VÍTIMAS FOI ANTECEDIDA DE ENCONTROS E RODAS DE CONVERSAS ACERCA DO TEMA. ESSA MEDIDA FACILITOU AS CONVERSAS INDIVIDUAIS QUE FORAM FEITAS POSTERIORMENTE PELOS BOLSISTAS COM AS VÍTIMAS DE BULLYING PARA A COLETA DE SEUS DEPOIMENTOS. AS CRIANÇAS ENVOLVIDAS NESSE PROCESSO ESTÃO NA FAIXA ETÁRIA DOS 11 AOS 14 ANOS, O QUE CORRESPONDE ÀQUELES QUE FREQUENTAM A ESCOLA DO 6º AO 9º ANO. OS CASOS RELATADOS E ANALISADOS PELA PESQUISA SÃO DE MENINOS E MENINAS QUE SOFRERAM COM A VIOLÊNCIA DO BULLYING, MUITO EMBORA AS MENINAS TENHAM SIDO AS QUE APARECEM COM MAIS FREQUÊNCIA COMO VÍTIMAS DE OUTRAS MENINAS E MENINOS, PODENDO AINDA SER ALVO, ALVO/AUTOR, AUTOR E TESTEMUNHA. O ALVO É O INDIVÍDUO QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE SE DEFENDER. O ALVO/AUTOR É AQUELE QUE REPRODUZ OS MAUS-TRATOS SOFRIDOS EM ALGUÉM MAIS FRÁGIL QUE ELE, FAZENDO AUMENTAR O NÚMERO DE VÍTIMAS. O AUTOR É AQUELE QUE VITIMIZA OS MAIS FRACOS, ESTANDO NUMA SITUAÇÃO DE SUPERIORIDADE. A TESTEMUNHA É AQUELA QUE NÃO PARTICIPA DIRETAMENTE DO BULLYING, MAS PRESENCIA AS AGRESSÕES E CALA-SE POR MEDO DE SER A PRÓXIMA VÍTIMA (FERNANDES; YUNES; TASCHETTO, 2017). O SILÊNCIO DAS VÍTIMAS E TESTEMUNHAS ENCOBREM O DUELO EM QUE UM SE SUBORDINARÁ AO MAIS FORTE DADA A INEXISTÊNCIA DE INTERVENÇÃO OU SUPERVISÃO DE PESSOAS ADULTAS (ROCHA; COSTA; PASSOS NETO, 2013). ESSA SITUAÇÃO FOI EVIDENCIADA POR UMA ALUNA QUE PREFERIA SEMPRE FICAR NA SALA DE AULA PARA NÃO OUVIR OS CONSTANTES INSULTOS DE: GORDA! GORDA! FATO QUE AOS OLHOS DE ALGUNS PARECIA NORMAL. A INTERPRETAÇÃO DOS CASOS DE BULLYING PAUTOU-SE PELA REFLEXÃO QUALITATIVA DOS DADOS À LUZ DAS REFLEXÕES DE ANTUNES E ZUIN (2008), FANTE (2005), FANTE E PEDRA (2008), FERNANDES, YUNES E TASCHETTO (2017), PEREIRA (2002), ROCHA, COSTA E PASSOS NETO (2013), ZEQUINÃO ET AL (2016), BECKER E KASSOUF (2016), ENTRE OUTROS AUTORES QUE NOS AJUDARAM NA COMPREENSÃO DO CONCEITO DO FENÔMENO, COMO ELE OCORRE, OS TIPOS DE BULLYING, O PERFIL DAS VÍTIMAS E A OCORRÊNCIA DESSA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. ASSIM, COM BASE NESSES REFERENCIAIS, A PESQUISA CONSTATOU QUE O MEDO TEM SIDO UM DOS FATORES QUE FAVORECE O BULLYING NA ESCOLA SENADOR ALEXANDRE COSTA E AS VÍTIMAS MAIS COMUNS SÃO AQUELAS QUE TÊM CARACTERÍSTICAS QUE AS DIFEREM OU SOBRESSAEM DAS DEMAIS, TANTO NO CORPO QUANTO NA FORMA DE SE COMPORTAR ENTRE OS PARES. OBSERVOU-SE AINDA QUE, COMO OCORRE EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, OS CASOS DE BULLYING ACONTECEM DESDE O PRIMEIRO DIA DE AULA. FATO QUE LEVOU UMA DISCENTE QUE NARROU O SEU SOFRIMENTO A SE PERGUNTAR: “POR QUE ELES NÃO GOSTAM DE MIM? O QUE FIZ PARA ELES?”. A ESCOLA PARA ELA TORNOU-SE UM LUGAR DESAGRADÁVEL QUE SÓ APÓS ALGUM TEMPO FOI ATENUADO PELA SUA COMPREENSÃO DE QUE ELA PODERIA SEGUIR SEM A COMPANHIA DAQUELES QUE LHE IMPORTUNAVAM. AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING PARA AS CRIANÇAS QUE NARRARAM SUAS EXPERIÊNCIAS AINDA NÃO PODEM SER CONCLUSIVAS, MAS ALGUMAS JÁ FORAM POSSÍVEIS DE SEREM VISTAS NAS MARCAS FIXADAS NO CORPO DE UMA DESSAS VÍTIMAS QUE PASSOU A SE MUTILAR POR CONTA DOS CONSTANTES ATAQUES QUE SOFRIA NA ESCOLA. A VIOLÊNCIA DO BULLYING NÃO ESTÁ DESLIGADA DA VIOLÊNCIA COTIDIANA QUE PASSAM DEZENAS DE CRIANÇAS POBRES EM SEUS LARES NO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. O AUTOR DO BULLYING NA ESCOLA É TAMBÉM NO SEU DIA A DIA UMA VÍTIMA DA PERVERSA DESIGUALDADE SOCIAL QUE PERMEIA A REALIDADE DE MILHARES DE FAMÍLIAS CODOENSE QUE, ESTABELECIDAS NAS PERIFERIAS DA CIDADE, CONHECEM BEM A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA QUE OS CERCA SECULARMENTE. \r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: BULLYING, EDUCAÇÃO BÁSICA, VÍTIMAS.\r\n
      \r\n
      REFERENCIAS\r\n
      \r\n
      ANTUNES, DEBORAH CHRISTINA; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES. DO BULLYING AO PRECONCEITO: OS DESAFIOS DA BARBÁRIE À EDUCAÇÃO. PSICOLOGIA & SOCIEDADE, V. 20, N. 1, P. 33-42, ABR. 2008. DISPONÍVEL EM: HTTPS://DOI.ORG/10.1590/S0102-71822008000100004. ACESSO EM: 25 SET. 2019.\r\n
      \r\n
      BECKER, KALINCA LÉIA; KASSOUF, ANA LÚCIA. VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO AGRESSIVO DOS ALUNOS E O AMBIENTE ESCOLAR. NOVA ECONOMIA, V. 26, N. 2, P. 653-667, MAI./AGO. 2016. DISPONÍVEL EM: HTTPS://DOI.ORG/10.1590/0103-6351/2591. ACESSO EM: 25 SET. 2019\r\n
      \r\n
      FANTE, CLEO. FENÔMENO BULLYING: COMO PREVENIR A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E EDUCAR PARA PAZ. 2. ED. CAMPINAS: VERSUS EDITORA, 2005.\r\n
      \r\n
      FANTE, CLEO; PEDRA, JOSÉ AUGUSTO. BULLYING ESCOLAR: PERGUNTAS E RESPOSTAS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2008.\r\n
      \r\n
      FERNANDES, GRAZIELLI; MARIA ANGELA MATTAR YUNES; LEONIDAS ROBERTO TASCHETTO. BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E DA ESCOLA COMO PROMOTORES DE RESILIÊNCIA. REVISTA SOCIAIS & HUMANAS, SANTA MARIA/RS, V. 30, N. 3, P. 141-154, AGO./DEZ. 2017. DISPONÍVEL EM: HTTPS://PERIODICOS.UFSM.BR/SOCIAISEHUMANAS/ARTICLE/VIEW/27701/0. ACESSO EM: 24 SET. 2019.\r\n
      \r\n
      PEREIRA, BEATRIZ OLIVEIRA. PARA UMA ESCOLA SEM VIOLÊNCIA: ESTUDO E PREVENÇÃO DAS PRÁTICAS AGRESSIVAS ENTRE CRIANÇAS. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 2002.\r\n
      \r\n
      ROCHA, MOANA OLIVEIRA; COSTA, CARMEN LUCIA; PASSOS NETO, IRAZANO. BULLYING E O PAPEL DA SOCIEDADE. CADERNOS DE GRADUAÇÃO - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, V. 1, N. 16, P. 191-199, MAR. 2013. DISPONÍVEL EM: HTTPS://PERIODICOS.SET.EDU.BR/CADERNOHUMANAS/ARTICLE/VIEW/534/259. ACESSO EM: 26 SET. 2019.\r\n
      \r\n
      ZEQUINÃO, MARCELA ALMEIDA ET AL. BULLYING ESCOLAR: UM FENÔMENO MULTIFACETADO. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 42, N. 1, P. 181-198, JAN./MAR. 2016. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.EDUCACAOEPESQUISA.FE.USP.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2016/04/EDUCAÇÃO-E-PESQUISA-V42-N1-2016.PDF. ACESSO EM: 24 SET. 2019.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "BULLYING, EDUCAÇÃO BÁSICA, VÍTIMAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA106_ID2599_18112021195915.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE CARLOS ARAGÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ARAGÃO"
    "autor_email" => "jose.aragao@ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84840
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 742
    "inscrito_id" => 2599
    "titulo" => "O BULLYING NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CODÓ NARRADO PELAS PRÓPRIAS VÍTIMAS"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DA INTERPRETAÇÃO DOS DEPOIMENTOS DAS VÍTIMAS DE BULLYING NA ESCOLA INTEGRADA MUNICIPAL SENADOR ALEXANDRE COSTA, NO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. A COLETA DAS NARRATIVAS FOI REALIZADA PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, NO ANO DE 2019, A PARTIR DOS ENCONTROS SEMANAIS COM OS DISCENTES DA ESCOLA, PROMOVIDOS PELO SUBPROJETO “BULLYING E VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENFRENTAMENTO DESSA REALIDADE NAS ESCOLAS DE CODÓ–MA”. O OBJETIVO FOI CONHECER OS TIPOS DE BULLYING QUE MAIS OCORRIAM NA ESCOLA FOCO E O PERFIL DAS VÍTIMAS DESSE TIPO DE VIOLÊNCIA QUE ACOMETE DIVERSAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA CONSEGUIR OS DEPOIMENTOS DAS VÍTIMAS FOI ANTECEDIDA DE ENCONTROS E RODAS DE CONVERSAS ACERCA DO TEMA. ESSA MEDIDA FACILITOU AS CONVERSAS INDIVIDUAIS QUE FORAM FEITAS POSTERIORMENTE PELOS BOLSISTAS COM AS VÍTIMAS DE BULLYING PARA A COLETA DE SEUS DEPOIMENTOS. AS CRIANÇAS ENVOLVIDAS NESSE PROCESSO ESTÃO NA FAIXA ETÁRIA DOS 11 AOS 14 ANOS, O QUE CORRESPONDE ÀQUELES QUE FREQUENTAM A ESCOLA DO 6º AO 9º ANO. OS CASOS RELATADOS E ANALISADOS PELA PESQUISA SÃO DE MENINOS E MENINAS QUE SOFRERAM COM A VIOLÊNCIA DO BULLYING, MUITO EMBORA AS MENINAS TENHAM SIDO AS QUE APARECEM COM MAIS FREQUÊNCIA COMO VÍTIMAS DE OUTRAS MENINAS E MENINOS, PODENDO AINDA SER ALVO, ALVO/AUTOR, AUTOR E TESTEMUNHA. O ALVO É O INDIVÍDUO QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE SE DEFENDER. O ALVO/AUTOR É AQUELE QUE REPRODUZ OS MAUS-TRATOS SOFRIDOS EM ALGUÉM MAIS FRÁGIL QUE ELE, FAZENDO AUMENTAR O NÚMERO DE VÍTIMAS. O AUTOR É AQUELE QUE VITIMIZA OS MAIS FRACOS, ESTANDO NUMA SITUAÇÃO DE SUPERIORIDADE. A TESTEMUNHA É AQUELA QUE NÃO PARTICIPA DIRETAMENTE DO BULLYING, MAS PRESENCIA AS AGRESSÕES E CALA-SE POR MEDO DE SER A PRÓXIMA VÍTIMA (FERNANDES; YUNES; TASCHETTO, 2017). O SILÊNCIO DAS VÍTIMAS E TESTEMUNHAS ENCOBREM O DUELO EM QUE UM SE SUBORDINARÁ AO MAIS FORTE DADA A INEXISTÊNCIA DE INTERVENÇÃO OU SUPERVISÃO DE PESSOAS ADULTAS (ROCHA; COSTA; PASSOS NETO, 2013). ESSA SITUAÇÃO FOI EVIDENCIADA POR UMA ALUNA QUE PREFERIA SEMPRE FICAR NA SALA DE AULA PARA NÃO OUVIR OS CONSTANTES INSULTOS DE: GORDA! GORDA! FATO QUE AOS OLHOS DE ALGUNS PARECIA NORMAL. A INTERPRETAÇÃO DOS CASOS DE BULLYING PAUTOU-SE PELA REFLEXÃO QUALITATIVA DOS DADOS À LUZ DAS REFLEXÕES DE ANTUNES E ZUIN (2008), FANTE (2005), FANTE E PEDRA (2008), FERNANDES, YUNES E TASCHETTO (2017), PEREIRA (2002), ROCHA, COSTA E PASSOS NETO (2013), ZEQUINÃO ET AL (2016), BECKER E KASSOUF (2016), ENTRE OUTROS AUTORES QUE NOS AJUDARAM NA COMPREENSÃO DO CONCEITO DO FENÔMENO, COMO ELE OCORRE, OS TIPOS DE BULLYING, O PERFIL DAS VÍTIMAS E A OCORRÊNCIA DESSA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. ASSIM, COM BASE NESSES REFERENCIAIS, A PESQUISA CONSTATOU QUE O MEDO TEM SIDO UM DOS FATORES QUE FAVORECE O BULLYING NA ESCOLA SENADOR ALEXANDRE COSTA E AS VÍTIMAS MAIS COMUNS SÃO AQUELAS QUE TÊM CARACTERÍSTICAS QUE AS DIFEREM OU SOBRESSAEM DAS DEMAIS, TANTO NO CORPO QUANTO NA FORMA DE SE COMPORTAR ENTRE OS PARES. OBSERVOU-SE AINDA QUE, COMO OCORRE EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, OS CASOS DE BULLYING ACONTECEM DESDE O PRIMEIRO DIA DE AULA. FATO QUE LEVOU UMA DISCENTE QUE NARROU O SEU SOFRIMENTO A SE PERGUNTAR: “POR QUE ELES NÃO GOSTAM DE MIM? O QUE FIZ PARA ELES?”. A ESCOLA PARA ELA TORNOU-SE UM LUGAR DESAGRADÁVEL QUE SÓ APÓS ALGUM TEMPO FOI ATENUADO PELA SUA COMPREENSÃO DE QUE ELA PODERIA SEGUIR SEM A COMPANHIA DAQUELES QUE LHE IMPORTUNAVAM. AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING PARA AS CRIANÇAS QUE NARRARAM SUAS EXPERIÊNCIAS AINDA NÃO PODEM SER CONCLUSIVAS, MAS ALGUMAS JÁ FORAM POSSÍVEIS DE SEREM VISTAS NAS MARCAS FIXADAS NO CORPO DE UMA DESSAS VÍTIMAS QUE PASSOU A SE MUTILAR POR CONTA DOS CONSTANTES ATAQUES QUE SOFRIA NA ESCOLA. A VIOLÊNCIA DO BULLYING NÃO ESTÁ DESLIGADA DA VIOLÊNCIA COTIDIANA QUE PASSAM DEZENAS DE CRIANÇAS POBRES EM SEUS LARES NO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. O AUTOR DO BULLYING NA ESCOLA É TAMBÉM NO SEU DIA A DIA UMA VÍTIMA DA PERVERSA DESIGUALDADE SOCIAL QUE PERMEIA A REALIDADE DE MILHARES DE FAMÍLIAS CODOENSE QUE, ESTABELECIDAS NAS PERIFERIAS DA CIDADE, CONHECEM BEM A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA QUE OS CERCA SECULARMENTE. \r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: BULLYING, EDUCAÇÃO BÁSICA, VÍTIMAS.\r\n
      \r\n
      REFERENCIAS\r\n
      \r\n
      ANTUNES, DEBORAH CHRISTINA; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES. DO BULLYING AO PRECONCEITO: OS DESAFIOS DA BARBÁRIE À EDUCAÇÃO. PSICOLOGIA & SOCIEDADE, V. 20, N. 1, P. 33-42, ABR. 2008. DISPONÍVEL EM: HTTPS://DOI.ORG/10.1590/S0102-71822008000100004. ACESSO EM: 25 SET. 2019.\r\n
      \r\n
      BECKER, KALINCA LÉIA; KASSOUF, ANA LÚCIA. VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO AGRESSIVO DOS ALUNOS E O AMBIENTE ESCOLAR. NOVA ECONOMIA, V. 26, N. 2, P. 653-667, MAI./AGO. 2016. DISPONÍVEL EM: HTTPS://DOI.ORG/10.1590/0103-6351/2591. ACESSO EM: 25 SET. 2019\r\n
      \r\n
      FANTE, CLEO. FENÔMENO BULLYING: COMO PREVENIR A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E EDUCAR PARA PAZ. 2. ED. CAMPINAS: VERSUS EDITORA, 2005.\r\n
      \r\n
      FANTE, CLEO; PEDRA, JOSÉ AUGUSTO. BULLYING ESCOLAR: PERGUNTAS E RESPOSTAS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2008.\r\n
      \r\n
      FERNANDES, GRAZIELLI; MARIA ANGELA MATTAR YUNES; LEONIDAS ROBERTO TASCHETTO. BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E DA ESCOLA COMO PROMOTORES DE RESILIÊNCIA. REVISTA SOCIAIS & HUMANAS, SANTA MARIA/RS, V. 30, N. 3, P. 141-154, AGO./DEZ. 2017. DISPONÍVEL EM: HTTPS://PERIODICOS.UFSM.BR/SOCIAISEHUMANAS/ARTICLE/VIEW/27701/0. ACESSO EM: 24 SET. 2019.\r\n
      \r\n
      PEREIRA, BEATRIZ OLIVEIRA. PARA UMA ESCOLA SEM VIOLÊNCIA: ESTUDO E PREVENÇÃO DAS PRÁTICAS AGRESSIVAS ENTRE CRIANÇAS. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 2002.\r\n
      \r\n
      ROCHA, MOANA OLIVEIRA; COSTA, CARMEN LUCIA; PASSOS NETO, IRAZANO. BULLYING E O PAPEL DA SOCIEDADE. CADERNOS DE GRADUAÇÃO - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, V. 1, N. 16, P. 191-199, MAR. 2013. DISPONÍVEL EM: HTTPS://PERIODICOS.SET.EDU.BR/CADERNOHUMANAS/ARTICLE/VIEW/534/259. ACESSO EM: 26 SET. 2019.\r\n
      \r\n
      ZEQUINÃO, MARCELA ALMEIDA ET AL. BULLYING ESCOLAR: UM FENÔMENO MULTIFACETADO. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 42, N. 1, P. 181-198, JAN./MAR. 2016. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.EDUCACAOEPESQUISA.FE.USP.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2016/04/EDUCAÇÃO-E-PESQUISA-V42-N1-2016.PDF. ACESSO EM: 24 SET. 2019.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "BULLYING, EDUCAÇÃO BÁSICA, VÍTIMAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA106_ID2599_18112021195915.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE CARLOS ARAGÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ARAGÃO"
    "autor_email" => "jose.aragao@ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

RESUMO O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DA INTERPRETAÇÃO DOS DEPOIMENTOS DAS VÍTIMAS DE BULLYING NA ESCOLA INTEGRADA MUNICIPAL SENADOR ALEXANDRE COSTA, NO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. A COLETA DAS NARRATIVAS FOI REALIZADA PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, NO ANO DE 2019, A PARTIR DOS ENCONTROS SEMANAIS COM OS DISCENTES DA ESCOLA, PROMOVIDOS PELO SUBPROJETO “BULLYING E VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENFRENTAMENTO DESSA REALIDADE NAS ESCOLAS DE CODÓ–MA”. O OBJETIVO FOI CONHECER OS TIPOS DE BULLYING QUE MAIS OCORRIAM NA ESCOLA FOCO E O PERFIL DAS VÍTIMAS DESSE TIPO DE VIOLÊNCIA QUE ACOMETE DIVERSAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA CONSEGUIR OS DEPOIMENTOS DAS VÍTIMAS FOI ANTECEDIDA DE ENCONTROS E RODAS DE CONVERSAS ACERCA DO TEMA. ESSA MEDIDA FACILITOU AS CONVERSAS INDIVIDUAIS QUE FORAM FEITAS POSTERIORMENTE PELOS BOLSISTAS COM AS VÍTIMAS DE BULLYING PARA A COLETA DE SEUS DEPOIMENTOS. AS CRIANÇAS ENVOLVIDAS NESSE PROCESSO ESTÃO NA FAIXA ETÁRIA DOS 11 AOS 14 ANOS, O QUE CORRESPONDE ÀQUELES QUE FREQUENTAM A ESCOLA DO 6º AO 9º ANO. OS CASOS RELATADOS E ANALISADOS PELA PESQUISA SÃO DE MENINOS E MENINAS QUE SOFRERAM COM A VIOLÊNCIA DO BULLYING, MUITO EMBORA AS MENINAS TENHAM SIDO AS QUE APARECEM COM MAIS FREQUÊNCIA COMO VÍTIMAS DE OUTRAS MENINAS E MENINOS, PODENDO AINDA SER ALVO, ALVO/AUTOR, AUTOR E TESTEMUNHA. O ALVO É O INDIVÍDUO QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE SE DEFENDER. O ALVO/AUTOR É AQUELE QUE REPRODUZ OS MAUS-TRATOS SOFRIDOS EM ALGUÉM MAIS FRÁGIL QUE ELE, FAZENDO AUMENTAR O NÚMERO DE VÍTIMAS. O AUTOR É AQUELE QUE VITIMIZA OS MAIS FRACOS, ESTANDO NUMA SITUAÇÃO DE SUPERIORIDADE. A TESTEMUNHA É AQUELA QUE NÃO PARTICIPA DIRETAMENTE DO BULLYING, MAS PRESENCIA AS AGRESSÕES E CALA-SE POR MEDO DE SER A PRÓXIMA VÍTIMA (FERNANDES; YUNES; TASCHETTO, 2017). O SILÊNCIO DAS VÍTIMAS E TESTEMUNHAS ENCOBREM O DUELO EM QUE UM SE SUBORDINARÁ AO MAIS FORTE DADA A INEXISTÊNCIA DE INTERVENÇÃO OU SUPERVISÃO DE PESSOAS ADULTAS (ROCHA; COSTA; PASSOS NETO, 2013). ESSA SITUAÇÃO FOI EVIDENCIADA POR UMA ALUNA QUE PREFERIA SEMPRE FICAR NA SALA DE AULA PARA NÃO OUVIR OS CONSTANTES INSULTOS DE: GORDA! GORDA! FATO QUE AOS OLHOS DE ALGUNS PARECIA NORMAL. A INTERPRETAÇÃO DOS CASOS DE BULLYING PAUTOU-SE PELA REFLEXÃO QUALITATIVA DOS DADOS À LUZ DAS REFLEXÕES DE ANTUNES E ZUIN (2008), FANTE (2005), FANTE E PEDRA (2008), FERNANDES, YUNES E TASCHETTO (2017), PEREIRA (2002), ROCHA, COSTA E PASSOS NETO (2013), ZEQUINÃO ET AL (2016), BECKER E KASSOUF (2016), ENTRE OUTROS AUTORES QUE NOS AJUDARAM NA COMPREENSÃO DO CONCEITO DO FENÔMENO, COMO ELE OCORRE, OS TIPOS DE BULLYING, O PERFIL DAS VÍTIMAS E A OCORRÊNCIA DESSA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. ASSIM, COM BASE NESSES REFERENCIAIS, A PESQUISA CONSTATOU QUE O MEDO TEM SIDO UM DOS FATORES QUE FAVORECE O BULLYING NA ESCOLA SENADOR ALEXANDRE COSTA E AS VÍTIMAS MAIS COMUNS SÃO AQUELAS QUE TÊM CARACTERÍSTICAS QUE AS DIFEREM OU SOBRESSAEM DAS DEMAIS, TANTO NO CORPO QUANTO NA FORMA DE SE COMPORTAR ENTRE OS PARES. OBSERVOU-SE AINDA QUE, COMO OCORRE EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, OS CASOS DE BULLYING ACONTECEM DESDE O PRIMEIRO DIA DE AULA. FATO QUE LEVOU UMA DISCENTE QUE NARROU O SEU SOFRIMENTO A SE PERGUNTAR: “POR QUE ELES NÃO GOSTAM DE MIM? O QUE FIZ PARA ELES?”. A ESCOLA PARA ELA TORNOU-SE UM LUGAR DESAGRADÁVEL QUE SÓ APÓS ALGUM TEMPO FOI ATENUADO PELA SUA COMPREENSÃO DE QUE ELA PODERIA SEGUIR SEM A COMPANHIA DAQUELES QUE LHE IMPORTUNAVAM. AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING PARA AS CRIANÇAS QUE NARRARAM SUAS EXPERIÊNCIAS AINDA NÃO PODEM SER CONCLUSIVAS, MAS ALGUMAS JÁ FORAM POSSÍVEIS DE SEREM VISTAS NAS MARCAS FIXADAS NO CORPO DE UMA DESSAS VÍTIMAS QUE PASSOU A SE MUTILAR POR CONTA DOS CONSTANTES ATAQUES QUE SOFRIA NA ESCOLA. A VIOLÊNCIA DO BULLYING NÃO ESTÁ DESLIGADA DA VIOLÊNCIA COTIDIANA QUE PASSAM DEZENAS DE CRIANÇAS POBRES EM SEUS LARES NO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. O AUTOR DO BULLYING NA ESCOLA É TAMBÉM NO SEU DIA A DIA UMA VÍTIMA DA PERVERSA DESIGUALDADE SOCIAL QUE PERMEIA A REALIDADE DE MILHARES DE FAMÍLIAS CODOENSE QUE, ESTABELECIDAS NAS PERIFERIAS DA CIDADE, CONHECEM BEM A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA QUE OS CERCA SECULARMENTE. PALAVRAS-CHAVE: BULLYING, EDUCAÇÃO BÁSICA, VÍTIMAS. REFERENCIAS ANTUNES, DEBORAH CHRISTINA; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES. DO BULLYING AO PRECONCEITO: OS DESAFIOS DA BARBÁRIE À EDUCAÇÃO. PSICOLOGIA & SOCIEDADE, V. 20, N. 1, P. 33-42, ABR. 2008. DISPONÍVEL EM: HTTPS://DOI.ORG/10.1590/S0102-71822008000100004. ACESSO EM: 25 SET. 2019. BECKER, KALINCA LÉIA; KASSOUF, ANA LÚCIA. VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO AGRESSIVO DOS ALUNOS E O AMBIENTE ESCOLAR. NOVA ECONOMIA, V. 26, N. 2, P. 653-667, MAI./AGO. 2016. DISPONÍVEL EM: HTTPS://DOI.ORG/10.1590/0103-6351/2591. ACESSO EM: 25 SET. 2019 FANTE, CLEO. FENÔMENO BULLYING: COMO PREVENIR A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E EDUCAR PARA PAZ. 2. ED. CAMPINAS: VERSUS EDITORA, 2005. FANTE, CLEO; PEDRA, JOSÉ AUGUSTO. BULLYING ESCOLAR: PERGUNTAS E RESPOSTAS. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2008. FERNANDES, GRAZIELLI; MARIA ANGELA MATTAR YUNES; LEONIDAS ROBERTO TASCHETTO. BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E DA ESCOLA COMO PROMOTORES DE RESILIÊNCIA. REVISTA SOCIAIS & HUMANAS, SANTA MARIA/RS, V. 30, N. 3, P. 141-154, AGO./DEZ. 2017. DISPONÍVEL EM: HTTPS://PERIODICOS.UFSM.BR/SOCIAISEHUMANAS/ARTICLE/VIEW/27701/0. ACESSO EM: 24 SET. 2019. PEREIRA, BEATRIZ OLIVEIRA. PARA UMA ESCOLA SEM VIOLÊNCIA: ESTUDO E PREVENÇÃO DAS PRÁTICAS AGRESSIVAS ENTRE CRIANÇAS. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 2002. ROCHA, MOANA OLIVEIRA; COSTA, CARMEN LUCIA; PASSOS NETO, IRAZANO. BULLYING E O PAPEL DA SOCIEDADE. CADERNOS DE GRADUAÇÃO - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, V. 1, N. 16, P. 191-199, MAR. 2013. DISPONÍVEL EM: HTTPS://PERIODICOS.SET.EDU.BR/CADERNOHUMANAS/ARTICLE/VIEW/534/259. ACESSO EM: 26 SET. 2019. ZEQUINÃO, MARCELA ALMEIDA ET AL. BULLYING ESCOLAR: UM FENÔMENO MULTIFACETADO. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 42, N. 1, P. 181-198, JAN./MAR. 2016. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.EDUCACAOEPESQUISA.FE.USP.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2016/04/EDUCAÇÃO-E-PESQUISA-V42-N1-2016.PDF. ACESSO EM: 24 SET. 2019.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.