O TRABALHO APRESENTA AS REFLEXÕES E ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE NÚMEROS REALIZADA POR MEIO DO PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UMA HQ (HISTÓRIA EM QUADRINHOS) EM UM PROJETO VOLTADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DENOMINADO CLUBE DE MATEMÁTICA – CLUMAT. A NECESSIDADE DE INVESTIGAÇÕES COMO A QUE DEU ORIGEM A ESSE TRABALHO SE JUSTIFICA ENTRE TANTOS MOTIVOS PELO IMPERATIVO DE MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR E, CONEXO A ISSO, À OFERTA DE PROPOSTAS FORMATIVAS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA QUE VALORIZEM O LÚDICO, A COLETIVIDADE E A HISTORICIDADE DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, CARACTERÍSTICAS ESSAS ENCONTRADAS NO SEIO DO CLUMAT. TAIS AÇÕES ACONTECERAM NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, CAMPUS SUDOESTE, SEDE QUIRINÓPOLIS, COM APROXIMADAMENTE 30 (TRINTA) LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA E 150 (CENTO E CINQUENTA) ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESTE TEXTO É COMPREENDER A RELEVÂNCIA DO USO DE HQS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO CONCEITO DE NÚMEROS E PARA QUE SE TENHA O ALCANCE DO MESMO FOI DESENVOLVIDO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA UM EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO QUE PERDUROU UM ANO LETIVO E QUE TEVE TODAS SUAS AÇÕES GRAVADAS PARA POSTERIOR COLETA DE DADOS. TODAS AS AÇÕES DO REFERIDO EXPERIMENTO FORAM ALICERÇADAS TEORICAMENTE NOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DA ATIVIDADE E NA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL, ALÉM DE TER COMO PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA AS ATIVIDADES ORIENTADORAS DE ENSINO. É INEGÁVEL QUE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) SEJAM OBRAS RICAS EM SIMBOLOGIA E, PODEM SER VISTAS COMO OBJETO DE LAZER, ESTUDO E INVESTIGAÇÃO. DESTA FORMA, A MANEIRA COMO ELAS SÃO APRESENTADAS EM COMPLETA INTER-RELAÇÃO COM AS IMAGENS, SE CONFIGURA EM CONVITE À INTERAÇÃO DO LEITOR AO CONTEÚDO QUE A MESMA OFERTA A ELE. PORTANTO, PRETENDEMOS DESTACAR O VALOR PEDAGÓGICO DAS HQS EM SUA CONTÍNUA INSERÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. ACREDITAMOS QUE AS HQS PODEM SIM SER UMA POSSIBILIDADE DE INCREMENTO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR, EM ESPECIAL AO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR. A HQ APRESENTADA E ELABORADA NO SEIO DO CLUMAT QUE É UM PROJETO VOLTADO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA TEVE TANTO SEU ENREDO, SUA DIAGRAMAÇÃO, EDIÇÃO, COMO SEUS DESENHOS FEITO PELOS PARTICIPANTES DO CLUBE – OS CLUBISTAS-. EM NOSSOS ESTUDOS, TEMOS COMPREENDIDO QUE A SOCIEDADE PERPASSA POR MUDANÇAS EM TODOS OS SEUS SEGMENTOS, SENDO QUE TAIS MUDANÇAS REFLETEM DIRETAMENTE NA VIDA DO SER HUMANO E EM COMO ELE PENSA E MATERIALIZA ISSO NO CONTEXTO ESCOLAR. ATUALMENTE, O MOMENTO TEM DESENCADEADO NECESSIDADES DE SE REPENSAR A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA ESCOLA. UM DOS MAIORES DESAFIOS PARA OS PROFESSORES É FAZER COM QUE OS CONTEÚDOS APRESENTADOS NA FORMA DE TEXTOS, FÓRMULAS E AULAS EXPOSITIVAS DESPERTEM O DESEJO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NESSE VIÉS, ESSE TRABALHO TRÁS A BAILA A IDEIA DE QUE AS HQS POSSAM PROMOVER UMA INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ENSINADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. TAIS ARGUMENTOS SÃO SUSTENTADOS NA ANÁLISE DOS DADOS DE PARTE DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA DAS ESCOLAS PARCEIRAS DO CLUMAT AO TRABALHAREM COM ESSA HQ. APRESENTAR-SE-Á NESSE TRABALHO UMA ANÁLISE QUE DESTACA COMO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PODEM SER UM ELEMENTO IMPORTANTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS, EM ESPECIAL DO CONCEITO DE NÚMERO, DANDO DESTAQUE AO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS ALUNOS A RESPEITO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS PELA HUMANIDADE E DE SUA DEPENDÊNCIA COM A ORGANIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM PELO PROFESSOR. DIANTE DESSA PERSPECTIVA, PROPOMOS QUE OS PROFESSORES UTILIZEM AS HQS COMO POSSIBILIDADES PARA AUXILIAR NESTE PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO INTENCIONAL DO ENSINO DE MATEMÁTICA QUE OCORRE EM SALA DE AULA. A ESCOLHA PELO USO DAS HQS COMO FORMA DE MATERIALIZARMOS UM ENSINO LÚDICO E QUE TENHA SIGNIFICAÇÃO PARA O ALUNO SE FEZ ENTRE TANTOS MOTIVOS, TAMBÉM POR TERMOS ENCONTRADO NELAS ELEMENTOS CAPAZES DE PERMITIR QUE OS ALUNOS SE APROPRIASSEM DESSE CONCEITO DE FORMA A GERAR A APRENDIZAGEM QUE AQUI É ENTENDIDA A PARTIR DE NOSSA BASE TEÓRICA, COMO A APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS QUE EXISTEM NO MEIO SOCIOCULTURAL ESCOLAR. DESTA MANEIRA, AS HQS APRESENTAM POTENCIAL PARA MEDIAR O ENSINO À APRENDIZAGEM ESCOLAR. NESSE VIÉS, DEFENDEMOS QUE AS HQS PODEM TRATAR QUALQUER TIPO DE CONHECIMENTO ESCOLAR, ENTRE ESTES, O MATEMÁTICO. SENDO ASSIM, CONCLUÍMOS QUE AS HQS, PODEM FAZER O TRATAMENTO HISTÓRICO DA INFORMAÇÃO E ABORDAR TEMAS DIVERSOS, MOSTRANDO-SE VALIOSAS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ELAS PODEM PERMITIR A APREENSÃO DO CONTEÚDO PARA ALÉM DA RESSIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL. NESSE CASO EM ESPECIFICO, CONVERGINDO PARA A NECESSIDADE DE ENTENDIMENTO DO CONCEITO DE NÚMERO DESVELANDO-O EM SUA GÊNESE, INDO ALÉM DA SIMPLES ESCRITA OU FALA REPETIDA DOS NUMERAIS, POR MEIO DA CONTAGEM ROTINEIRA, QUE NÃO LHES PROPICIA SEQUER A APROPRIAÇÃO DA SEQUÊNCIA NUMÉRICA, UMA VEZ QUE COMPREENDÊ-LA PASSA PELA APROPRIAÇÃO DA NOÇÃO DE SUCESSÃO NUMÉRICA, A QUAL SOMENTE PODE SER ALCANÇADA SE O CONCEITO EM SI ESTIVER APROPRIADO PELO SUJEITO. DIANTE DE TUDO ISSO DEFENDEMOS QUE AS HQS PODEM E DEVEM SER VISTAS SOB OUTRAS PERSPECTIVAS DENTRO DA REALIDADE ATUAL PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR, PARA QUE O PROFESSOR NÃO AS UTILIZE TÃO SOMENTE COMO FERRAMENTA DE NARRAÇÃO, MAS TAMBÉM, CONSTRUÇÃO DO SABER NO DEVIR HISTÓRICO ACERCA DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, PERMITINDO ASSIM A FORMAÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO-ALUNO, TENDO ENTRE SEUS OBJETIVOS O ESTABELECIMENTO DE UM INTERCÂMBIO ENTRE OS EVENTOS HISTÓRICOS DA ESPÉCIE HUMANA QUE FORAM CRUCIAIS PARA O SURGIMENTO DE DETERMINADOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MATERIALIZADOS NO FORMATO DE CONCEITOS, ENTRE ESTES O DE NÚMEROS APRESENTADO NESSA HQ EM ESPECIAL.