ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX, ACREDITAVA-SE QUE ENQUANTO MAIS AVANÇO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, MAIS RICA E DESENVOLVIDA SERIA A SOCIEDADE, É ESSA IDEIA É ENTENDIDA COMO MODELO LINEAR DE PROGRESSO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E SOCIAL (SANTOS, 2011). CONTRAPONDO-SE A ESSA IDEIA, POR VOLTA DE 1960-70, SURGE O MOVIMENTO/ENFOQUE CTS (CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE), COM PERSPECTIVA DE CONTESTAR ESSE MODELO DE DESENVOLVIMENTO, CONTESTAR O DETERMINISMO TECNOLÓGICO, DISCUTIR A NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA E DESMISTIFICAR A CIÊNCIA COMO REDENTORA E SALVACIONISTA DA HUMANIDADE (AULER; DELIZOICOV, 2006). EM ALGUMAS PUBLICAÇÕES ESSE MOVIMENTO/ENFOQUE É DENOMINADO POR CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE (CTSA). ISSO PORQUE ALGUNS AUTORES CONSIDERAM QUE, AO TRATAR SOBRE AS QUESTÕES INERENTES AS INTER-RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, JÁ ENVOLVEM AS QUESTÕES AMBIENTAIS, JÁ OUTROS PESQUISADORES CONSIDERAM QUE É FUNDAMENTAL DESTACAR O AMBIENTE, ASSIM COMO SÃO DESTACADOS A CIÊNCIA, A TECNOLOGIA E A SOCIEDADE (SANTOS, 2011). CONFORME DISCORRE SANTOS (2011), NA PERSPECTIVA DE UM MAIOR ENTENDIMENTO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA POR PARTE DA SOCIEDADE, O ENFOQUE CTS BUSCA CONTRIBUIR COM A PROMOÇÃO DE UMA CORRETA/ADEQUADA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. DESSA FORMA, ESSE ENFOQUE PRECISA/PERSPECTIVA INFLUENCIAR TANTO A ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES COMO A PRODUÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS. FRENTE AO EXPOSTO, ESSE TRABALHO DISCORRE SOBRE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO CONHECER E ANALISAR, À LUZ DO ENFOQUE CTS, COMO O TEMA VACINAS É APRESENTADO NO LIVRO DIDÁTICO DO ATUAL PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) DE CIÊNCIAS DOS QUATRO ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COM ESSE OBJETIVO, ESSA PESQUISA E CLASSIFICADA COMO PESQUISA QUALITATIVA, NO QUE DIZ RESPEITO A SUA ABORDAGEM, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE LEVANTAMENTO, EM RELAÇÃO AO SEU PROCEDIMENTO, E PESQUISA EXPLORATÓRIA, EM RELAÇÃO AO SEU OBJETIVO (GIL, 2010). TENDO EM VISTA ESTE OBJETIVO, ESSA PESQUISA LEVANTOU INFORMAÇÕES JUNTO AOS SEGUINTES LIVROS DIDÁTICOS QUE FORAM ADOTADOS POR ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ALTAMIRA-PA. SÃO ELES: OBRA 1. UBESCO, JOÃO ET AL. CIÊNCIAS: ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS. 5. ED. SÃO PAULO: SARAIVA, 2018; OBRA 2. GEWANDSZNADER, FERNANDO; PACCA, HELENA. TELÁRIS: CIÊNCIAS: ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS. 3. ED. SÃO PAULO: ÁTICA, 2018. A ANÁLISE DESSAS OBRAS RECAIU SOBRE O CAPÍTULO QUE TRATA SOBRE O TEMA VACINAS. ALÉM DO ENFOQUE CTS, ESSA ANÁLISE FOI GUIADA PELA SEGUINTE HABILIDADE INDICADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), PARA O 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: “ARGUMENTAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO PARA A SAÚDE PÚBLICA, COM BASE EM INFORMAÇÕES SOBRE A MANEIRA COMO A VACINA ATUA NO ORGANISMO E O PAPEL HISTÓRICO DA VACINAÇÃO PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA E PARA A ERRADICAÇÃO DE DOENÇAS” (BRASIL, 2017 P. 347). O TRABALHO DE ANÁLISE FOI PAUTADO NAS SEGUINTES CATEGORIAS: 1. NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA; 2. CIÊNCIA COMO REDENTORA E SALVACIONISTA; 3. LINEARIDADE DO TRABALHO CIENTÍFICO; E 4. ESTEREOTIPO CIENTÍFICO. NESTA PESQUISA, É CONSIDERADO COMO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA, TODAS AQUELAS IDEIAS QUE PERCEBE/CONCEBE A CIÊNCIA COMO UM TRABALHO NEUTRO, DESENVOLVIDO POR PESSOAS NEUTRAS, QUE NÃO SOFREM INFLUÊNCIAS POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS, ALÉM DISSO, SÃO LIVRES DE INTERESSES PESSOAIS E/OU DE INTERESSES ORIUNDOS DOS DIFERENTES SETORES SOCIAIS DE PODER POLÍTICOS, RELIGIOSOS, ECONÔMICOS, CULTURAIS, GEOPOLÍTICOS ETC. (AULER; DELIZOICOV, 2006). EM RELAÇÃO A IDEIA DE CIÊNCIA COMO SENDO A REDENTORA E SALVACIONISTA DA HUMANIDADE, ESTA É UMA IDEIA QUE PERCEBE/CONCEBE A CIÊNCIA COMO AQUELA QUE, COM NEUTRALIDADE, SEMPRE ENCONTRA RESPOSTAS PARA NOSSAS INQUIETAÇÕES/PROBLEMAS, TANTO AQUELES DE ORIGEM NATURAIS, COMO AQUELES ORIGINADOS PELO NOSSO MODO DE SE E VIVER EM SOCIEDADE. (AULER; DELIZOICOV, 2006). JÁ EM RELAÇÃO A IDEIA DE CIÊNCIA COMO UM TRABALHO LINEAR, ESSA É UMA IDEIA QUE CONCEBE/PERCEBE QUE A CIÊNCIA SEMPRE PARTE DO NÃO SABER ALGO, E VAI DE FORMA DIRETA/LINEAR, PARA O SABER, SEM ERROS E/OU EQUÍVOCOS. (AULER; DELIZOICOV, 2006). JÁ EM RELAÇÃO AO ESTEREOTIPO CIENTÍFICO, ISSO OCORRE QUANDO OS CIENTISTAS SÃO SEMPRE APRESENTADOS ENGESSADOS EM UM MODELO PADRÃO DE PESSOAS, COM UM ESTILO/PERFIL DE VIDA TAMBÉM PADRONIZADO, QUASE SEMPRE TRABALHANDO, COM SEUS JALECOS BRANCOS, EM UM ÚNICO MODELO DE LABORATÓRIO. (AULER; DELIZOICOV, 2006). COM ESTE ARRANJO METODOLÓGICO, A PESQUISA OBTEVE OS SEGUINTES RESULTADOS: EM AMBAS AS OBRAS, NÃO FOI ENCONTRADO NENHUM PONTO QUE APRESENTA A CIÊNCIA COMO NEUTRA, A CIÊNCIA COMO REDENTORA E SALVACIONISTA, TÃO POUCO FOI ENCONTRADO ALGUM PONTO QUE SE PODE INTERPRETAR COMO EXEMPLO DE ESTEREOTIPO CIENTÍFICO, E ISSO MOSTRA QUE ESSAS OBRAS JÁ INCORPORARAM PARTE DESSAS IDEIAS SOBRE CTS/CTSA. NO QUE DIZ RESPEITO À CATEGORIA LINEARIDADE DO TRABALHO CIENTÍFICO, PERCEBEU-SE QUE ESTE É UM PONTO A SER MELHORADO EM UMA DESSAS OBRAS. EM GEWANDSZNAJDER (2018, P. 147), NO LIVRO PARA O 7ª ANO, APÓS DIZER QUE: “A VARÍOLA É UMA DOENÇA CAUSADA POR UM VÍRUS E TRANSMITIDA POR GOTÍCULAS DE SALIVA NO AR OU POR OBJETOS CONTAMINADOS, COMO COPOS E TALHERES” E DIZER QUE “A DOENÇA PROVOCA FEBRE E LESÕES NA PELE QUE DEIXAM CICATRIZES E PODEM ATÉ MATAR”, COMPLETA O PARÁGRAFO COM O SEGUINTE TRECHO QUE, NA VISÃO DESSE ESTUDO, PODE ATÉ SER PERCEBIDO/INTERPRETADO COMO LINEARIDADE DO TRABALHO CIENTÍFICO: “EM ALGUMAS PARTES DO MUNDO, DURANTE O SÉCULO XVIII, PERCEBEU-SE QUE COLOCAR CRIANÇAS EM CONTATO COM O MATERIAL QUE SAÍA DAS FERIDAS DE PACIENTES COM VARÍOLA PODIA PROTEGÊ-LAS CONTRA A DOENÇA”. ESSES TRÊS TRECHOS FORAM APRESENTADOS EM UM ÚNICO PARÁGRAFO, E FOI TUDO QUE FOI FALADO SOBRE O PROCESSO DESSAS DESCOBERTAS. ESSA FRAGILIDADE, POSSIVELMENTE, VEM DA NECESSIDADE DE OS AUTORES COLOCAREM UMA GRANDE QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES EM UM ESPAÇO BEM REDUZIDO, QUE SÃO ESSES LIVROS, IMPEDINDO QUE ESSES AUTORES APRESENTEM UMA DESCOBERTA CIENTÍFICA SEM INCORRER EM UMA TRAJETÓRIA LINEAR, SEM ERROS/EQUÍVOCOS E OBSTÁCULOS. ALÉM DE ATENDER À VÁRIAS EXIGÊNCIAS APRESENTADAS PELOS EDITAIS DO PNLD, OS EDITORES DESSES LIVROS PRECISAM APRESENTAR UMA OBRA COMPLETA EM TERMOS DE CONTEÚDOS ESCOLARES, EM UMA EXTENSÃO DE QUANTIDADES DE PÁGINAS RAZOÁVEL PARA SER FACILMENTE TRANSPORTADO E UTILIZADO PELOS ALUNOS, E ISSO, OBVIAMENTE, PODE COMPROMETER O MODO COMO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO É APRESENTADA NESSES LIVROS. FRENTE A ESSA FRAGILIDADE, JUSTIFICA-SE A IMPORTÂNCIA DE OS PROFESSORES PERCEBEREM ESSES LIVROS COMO APENAS MAIS UM APOIO E PARTE DO MATERIAL UTILIZADO/CONSULTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SUAS AULAS, MEDIANTE AS SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS QUAIS OS ALUNOS SÃO SUBMETIDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, ENFIM, PARA DESENVOLVEREM UMA DETERMINADA APRENDIZAGEM INTENCIONAL E SISTEMATIZADA. EM COMPLEMENTO A ISSO ENTENDE-SE QUE POR MELHOR QUE SEJA UM LIVRO DIDÁTICO, O PROFESSOR COMO RESPONSÁVEL PELO PLANO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, DEVE SABER QUE SEU PLANO DE AULA SEMPRE NECESSITARÁ DE MAIS UMA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA (LIBÂNEO, 2013). FRENTE AO EXPOSTO, A PESQUISA FOI CONCLUÍDA CONSIDERANDO QUE AS DUAS OBRAS ANALISADAS TRATAM SOBRE O TEMA VACINA DE FORMA COERENTE COM O ENFOQUE CTS, PORÉM, SÃO OBRAS, OBVIAMENTE, NÃO COMPLETAS, E POR ISSO, NÃO PODEM SER O ÚNICO MATERIAL DO PLANO DE ENSINO DE QUALQUER PROFESSOR.