A NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO, PARA COLABORAR COM O ISOLAMENTO SOCIAL E DIMINUIÇÃO DE CASOS DEVIDO AO SARS-COV-2, NA PANDEMIA DA COVID-19, FEZ COM QUE PROFESSORES E ESTUDANTES SE ADAPTASSEM AS TECNOLOGIAS E APARELHOS TECNOLÓGICOS. NO DECORRER DO ANO, VÁRIAS ESTRATÉGIAS FORAM UTILIZADAS PARA ATRAIR A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES PARA OS ASSUNTOS TRABALHADOS NAS AULAS, MAS PRÓXIMO AO ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2021, OS ESTUDANTES COMEÇARAM A DIMINUIR SUAS INTERAÇÕES E SUA FREQUÊNCIA NAS AULAS ONLINE, O QUE DEIXOU AS AULAS MAIS MECÂNICAS E EXAUSTIVAS, ENTÃO HOUVE A NECESSIDADE EM SE RENOVAR E UTILIZAR ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO, INTERESSE E INTERAÇÃO DOS DISCENTES. DIVERSOS TEMAS FORAM ESCOLHIDOS E APLICADOS, NO ENTANTO DESTACA-SE NESTA PESQUISA A UTILIZAÇÃO DA FRANQUIA POKÉMON. DIANTE DISSO, ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA OBJETIVA DISCUTIR A UTILIZAÇÃO DOS ASPECTOS BIOLÓGICOS ENCONTRADOS NA FRANQUIA POKÉMON E RELACIONAR A ASSUNTOS VISTOS NO ANO LETIVO DE 2021, COM O INTUITO DE REVISAR OS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, FOI UTILIZADO COMO METODOLOGIA A CONSULTA BIBLIOGRÁFICA PARA LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DESSAS RELAÇÕES COM OS CONTEÚDOS TRABALHADOS. DURANTE A APLICAÇÃO DA AULA, PODE-SE OBSERVAR UM AUMENTO NA PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS DISCENTES SOBRE AS INFORMAÇÕES PASSADAS E AO SEU TÉRMINO FOI DISPONIBILIZADO UM QUESTIONÁRIO, AO QUAL, FOI EXTRAÍDA OUTRAS INFORMAÇÕES EM RELAÇÃO A COMPREENSÃO, A RELAÇÃO AO OBJETIVO DA TEMÁTICA E APROVAÇÃO DOS ASSUNTOS RELACIONADOS.