O PRESENTE ESTUDO, REALIZADO NO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, OBJETIVA ANALISAR A UTILIZA??O DE POEMAS EM INGL?S COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS P?BLICAS. ESSE PROJETO FOI BASEADO EM HARMER (2007) SOBRE A IMPORT?NCIA DA LEITURA DE TEXTOS PARA O PROCESSO DE AQUISI??O DA L?NGUA, BEM COMO FIGLIOLO (2016) SOBRE O USO DA POESIA COMO FERRAMENTA DID?TICA. AO ELABORAR O PROJETO, PROCURAMOS CONSIDERAR A VIS?O DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) SOBRE O ENSINO DA L?NGUA INGLESA, O QUAL ENXERGA ESSE PROCESSO DE UMA MANEIRA MAIS CONTEXTUALIZADA. A INVESTIGA??O OBSERVA ALUNOS DE 1? E 2? ANO DE UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE FORTALEZA, CEAR?. TAIS ALUNOS T?M A OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR E CONHECER, POR AULAS REMOTAS, POEMAS E AUTORES NA L?NGUA INGLESA ATRAV?S DE ATIVIDADES NO PROJETO "POCKET POETRY?, O QUAL USA A POESIA EM INGL?S PARA EXPLORAR O LADO INTERPRETATIVO E CR?TICO, BEM COMO GRAMATICAL. O OBJETIVO PRINCIPAL DO PROJETO ?, ENT?O, CONFIRMAR A HIP?TESE DE QUE O USO DE POESIA EM SALA DE AULA ? BEN?FICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE L?NGUA INGLESA. APESAR DE A PESQUISA AINDA ESTAR EM ANDAMENTO, OS RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS MOSTRAM QUE O USO DE POESIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE L?NGUA INGLESA CONTA COM UMA RECEP??O POSITIVA POR PARTE DOS ALUNOS, QUE INTERAGEM E ENGAJAM COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS. DESSA FORMA, A PESQUISA CAMINHA DE ENCONTRO A NOSSA HIP?TESE INICIAL DE QUE A POESIA PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE L?NGUA INGLESA.