Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO PIBID EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, PANDEMIA, DESAFIOS, Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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HOUVE PA?SES QUE CHEGARAM A UM COMPLETO BLOQUEIO DA CIRCULA??O DE PESSOAS EM SUAS CIDADES, DEVIDO A ADO??O DO CHAMADO LOCKDOWN, S? PERMITINDO A SA?DA PARA SERVI?OS ESSENCIAIS, TAIS COMO A COMPRA DE ALIMENTOS E REM?DIOS. TRATANDO-SE DO BRASIL - PA?S DE DIMENS?ES CONTINENTAIS E DE POPULA??O NUMEROSA - COM DESIGUALDADES SOCIAIS ALARMANTES E UM SISTEMA DE SA?DE DEFICIENTE, AS POL?TICAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E OS SUBS?DIOS ECON?MICOS ? POPULA??O FORAM CONSIDERADOS, POR ESPECIALISTAS, FUNDAMENTAIS PARA MINIMIZAR COLAPSOS NOS SERVI?OS DE SA?DE E EVITAR A MORTE DE BRASILEIROS POR FALTA DE ASSIST?NCIA M?DICA. MEDIANTE A ISSO, MESMO QUE POR MUITAS VEZES O GOVERNO FEDERAL TENHA DESRESPEITADO AS RECOMENDA??ES ADVINDAS DA PR?PRIA OMS, A AUTONOMIA DOS ESTADOS E DOS MUNIC?PIOS FORAM ESSENCIAIS, POIS ESTES LAN?ARAM DECRETOS DE FECHAMENTO DAS UNIDADES DE ENSINO, AL?M DA SUSPEN??O DE TRANSPORTES INTERESTADUAIS, DA PROIBI??O DE EVENTOS E ENTRE OUTRAS MEDIDAS, BUSCANDO AMENIZAR O CONT?GIO DA DOEN?A. NO QUE TANGE ? ?REA EDUCACIONAL, COM A INTERRUP??O DAS AULAS PRESENCIAIS, HOUVE A NECESSIDADE DE BUSCAR NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA DAR CONTINUIDADE AO CALEND?RIO LETIVO. ASSIM, ADOTOU-SE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS INSTITUI??ES DE ENSINO SUPERIOR E NA EDUCA??O B?SICA, QUE CONSISTE EM AULAS ASS?NCRONAS E S?NCRONAS POR MEIO DE PLATAFORMAS DIGITAIS, DISTRIBUI??O DE CADERNOS DE ATIVIDADES E ORIENTA??ES DOCENTES POR APLICATIVOS DE COMUNICA??O. ESSE CONTEXTO AT?PICO ACARRETOU DIFERENTES DESAFIOS PARA COORDENADORES, DOCENTES E DISCENTES, PELA NECESSIDADE DE TEREM QUE SE ADAPTAR RAPIDAMENTE A UMA NOVA MODALIDADE DE ENSINO QUE N?O ? ACESS?VEL A TODOS, E QUE N?O SUBSTITUI A QUALIDADE DO ENSINO PRESENCIAL. DECERTO, ESSAS ALTERA??ES TAMB?M COMPROMETERAM O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS NO ?MBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID), SOBRE O QUAL ESTA PESQUISA SE DEBRU?A, NO INTUITO DE  IDENTIFICAR QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS CONSTATADOS POR BOLSISTAS DO REFERIDO PROGRAMA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR? (UEPA), NUMA PERSPECTIVA DE TRA?AR UM DIAGN?STICO QUALITATIVO DA FORMA??O INICIAL DOCENTE DOS ENVOLVIDOS, BEM COMO DAS CONTRIBUI??ES ?S ESCOLAS DA EDUCA??O B?SICA CONTEMPLADAS POR ESTE. PARA TANTO, ? NECESS?RIA UMA BREVE REVIS?O HIST?RICA DA FORMA??O DOS PROFESSORES NO BRASIL, DESTACANDO AQUILO QUE FOR PERTINENTE ? CRIA??O DO PIBID, E SUA RELEV?NCIA PARA A RELA??O TEORIA E PR?TICA DOCENTE, DESSE MODO, PERCEBER-SE-?O AS IMPLICA??ES DO ENSINO EMERGENCIAL ADOTADAS NO EM DECORR?NCIA DA PANDEMIA. AS AN?LISE E REFLEX?ES PARTEM DO FATO DE QUE UM DOS PROBLEMAS COMUMENTE ENCONTRADOS NA FORMA??O DE LICENCIADOS ? A DIFICULDADE DE ENSINAR A PR?TICA DOCENTE DO COTIDIANO ESCOLAR, QUE CERTAMENTE DIFERE DO AMBIENTE ACAD?MICO. EM OUTRAS PALAVRAS, MESMO QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA POSSUAM DISCIPLINAS PARA A PR?TICA DE ENSINO, A REALIDADE ESCOLAR ? MUITO MAIS COMPLEXA, POR ISSO, ? PELA VIV?NCIA PR?TICA QUE OS DISCENTES, NOS PRIMEIROS ANOS DE CURSO, S?O INSERIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO PESQUISADORES EM EDUCA??O. MAS, EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E INTERATIVIDADE DIGITAL, ONDE N?O H? A SALA DE AULA, COM TODA A SUA ROTINA E ESTRUTURA F?SICA, HOUVERAM ALTERA??ES NO ENVOLVIMENTO ENTRE OS PROJETOS QUE OPORTUNIZAM A CONEX?O ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, NESSE CASO, O PIBID. ENT?O, FAZ-SE IMPORTANTE VERIFICAR O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO ESTE PROGRAMA SE ADAPTOU E PROMOVEU AS ATIVIDADES DOS BOLSISTAS ENVOLVIDOS NOS SUBPROJETOS DE DIFERENTES ?REAS DO CONHECIMENTO? OBJETIVANDO RESPOSTAS ? QUEST?O, FORAM ELABORADOS QUESTION?RIOS DIGITAIS NO GOOGLE FORMUL?RIO DESTINADOS AOS DOZE CURSOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO INSTITUCIONAL DA UEPA ?UNIVERSIDADE E ESCOLA: CONSTRUINDO SABERES E TRAJET?RIAS PARA A SUPERA??O DOS DESAFIOS DA/NA FORM(A??O) DE PROFESSORES NO CONTEXTO AMAZ?NICO?, VINCULADO ? COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR (CAPES). OS QUESTION?RIOS CONTINHAM PERGUNTAS ACERCA DO PERFIL DO BOLSISTA, DAS SUAS EXPERI?NCIAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PER?ODO DE 11/2020 A 10/2021. OBTEVE-SE RETORNO DE SOMENTE CINCO CURSOS, SENDO ELES: QU?MICA (BEL?M), PEDAGOGIA (S?O MIGUEL DO GUAM?), HIST?RIA (VIGIA), GEOGRAFIA (IGARAP?-A?U), EDUCA??O F?SICA (ALTAMIRA), SENDO VINTE FORMUL?RIOS RESPONDIDOS POR BOLSISTAS, UM POR SUPERVISOR E DOIS POR COORDENADORAS DE ?REA. MESMO DIANTE DA BAIXA PARTICIPA??O DO P?BLICO-ALVO FRENTE AO N?MERO TOTAL DE SUBPROJETOS EXISTENTES, OBSERVARAM-SE PADR?ES NAS RESPOSTAS QUE PODEM SER PASS?VEIS DE GENERALIZA??O, A CONSIDERAR AS ESTRAT?GIAS DE ENSINO ADOTADAS PELAS ESCOLAS NO ESTADO DO PAR?, PARA O N?O ATRASO DAS ATIVIDADES LETIVAS. PORTANTO, OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE NO QUE SE REFERE AO OBJETIVO PRINCIPAL DO PIBID ? ?PROMOVER A INTERA??O UNIVERSIDADE-ESCOLA, PROPICIANDO UMA EXPERI?NCIA INICIAL PARA GRADUANDOS DE LICENCIATURA NO AMBIENTE ESCOLAR? ? TODAS AS REPOSTAS RELATARAM A IMPOSSIBILIDADE DESSA VIV?NCIA, O QUE LOGICAMENTE J? SE ESPERAVA PELA REALIDADE PAND?MICA VIGENTE, CONTUDO, OS RELATOS DEIXARAM EVIDENTES QUE OS PROFESSORES(AS) PRECISAM ESTAR PREPARADOS PARA SE READAPTAREM N?O S? A EVENTUAIS SITUA??ES DA SALA DE AULA/ESCOLA, MAS TAMB?M A UMA TOTAL MUDAN?A NO MODO DE SE TRANSMITIR OS CONTE?DOS AOS ALUNOS E DE POSSIBILITAR A CONSTRU??O DE SABERES NUMA REALIDADE DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. NESSE SENTIDO, FICOU ENTENDIDO QUE OS DESAFIOS DE SE RECORRER ?S FERRAMENTAS DIGITAIS E US?-LAS DO MELHOR MODO PARA AMENIZAR OS DANOS DESSE APRENDIZADO REMOTO, TAMB?M S?O LEVADOS COMO EXPERI?NCIA POTENCIALMENTE QUALITATIVAS PARA A FORMA??O DOS BOLSISTAS, BEM COMO O APRIMORAMENTO DA PR?TICA DOCENTE DOS SUPERVISORES E COORDENADORES DE ?REA. PARA AL?M DISSO, OS RESULTADOS TAMB?M MANIFESTARAM QUE ALGUNS DOS SUBPROJETOS CONSEGUIRAM CUMPRIR COM A??ES PREVISTAS NOS SEUS CRONOGRAMAS OU ENT?O READAPTARAM-NAS DE FORMAS POSS?VEIS DE EFETIVA??O, SEM DESRESPEITAR O DISTANCIAMENTO SOCIAL. COMO EVIDENCIOU-SE NO RELATO DA BOLSISTA ANA CL?UDIA: ?OPORTUNIZOU-SE APRENDER A FAZER PLANOS DE AULAS, ELABORAR - JUNTAMENTE COM OS SUPERVISORES - OS CADERNOS DE ATIVIDADES REMOTAS, ESTUDO E DISCUSS?O TE?RICA E AINDA A PRODU??O DE ARTIGOS?. COM ISSO, PODE-SE CONSTATAR QUE MESMO NAS ATUAIS CIRCUNST?NCIAS, O PIBID TEM SE REVELADO UM IMPORTANTE ESPA?O DE CONTATO COM A VIV?NCIA DA PROFISS?O DOCENTE, QUE N?O SE ENCERRA NO AMBIENTE TRADICIONAL ESCOLAR, MAS QUE ? RESILIENTE E FLEX?VEL FRENTE OS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

UMA CRISE SANIT?RIA VEM AFETANDO O MUNDO DESDE O FINAL DE 2019, QUANDO SURGIU - NA CHINA - O NOVO CORONAV?RUS (SARS-COV-2), CAUSADOR DA PANDEMIA DA COVID-19. AP?S O AVAN?O DOS CASOS A OUTROS PA?SES DA ?SIA, EUROPA E DEMAIS CONTINENTES, A ORGANIZA??O MUNDIAL DA SA?DE (OMS) - EM MAR?O DE 2020 - DECRETOU, OFICIALMENTE, UMA PANDEMIA. POR SE TRATAR DE UMA DOEN?A VIRAL DE ALTO GRAU DE CONT?GIO, DE POUCO CONHECIMENTO CIENT?FICO, DA AUS?NCIA DE VACINA E, TAMB?M, DA FALTA DE UMA CONDUTA TERAP?UTICA EFICAZ, AS INSTITUI??ES GOVERNAMENTAIS FORAM OBRIGADAS A PROCURAR VIAS N?O FARMACOL?GICAS DE REDU??O DA TRANSMISS?O DO V?RUS, DENTRE ELAS PODEM SER CITADAS: A UTILIZA??O DE M?SCARAS, O DISTANCIAMENTO SOCIAL E A HIGIENIZA??O DAS M?OS. LOGO, DE MODO GRADUAL, OS PA?SES FORAM ADOTANDO MEDIDAS PARA EVITAR AGLOMERA??ES DE PESSOAS, COMO POR EXEMPLO, O FECHAMENTO DE ESCOLAS E DE UNIVERSIDADES. HOUVE PA?SES QUE CHEGARAM A UM COMPLETO BLOQUEIO DA CIRCULA??O DE PESSOAS EM SUAS CIDADES, DEVIDO A ADO??O DO CHAMADO LOCKDOWN, S? PERMITINDO A SA?DA PARA SERVI?OS ESSENCIAIS, TAIS COMO A COMPRA DE ALIMENTOS E REM?DIOS. TRATANDO-SE DO BRASIL - PA?S DE DIMENS?ES CONTINENTAIS E DE POPULA??O NUMEROSA - COM DESIGUALDADES SOCIAIS ALARMANTES E UM SISTEMA DE SA?DE DEFICIENTE, AS POL?TICAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E OS SUBS?DIOS ECON?MICOS ? POPULA??O FORAM CONSIDERADOS, POR ESPECIALISTAS, FUNDAMENTAIS PARA MINIMIZAR COLAPSOS NOS SERVI?OS DE SA?DE E EVITAR A MORTE DE BRASILEIROS POR FALTA DE ASSIST?NCIA M?DICA. MEDIANTE A ISSO, MESMO QUE POR MUITAS VEZES O GOVERNO FEDERAL TENHA DESRESPEITADO AS RECOMENDA??ES ADVINDAS DA PR?PRIA OMS, A AUTONOMIA DOS ESTADOS E DOS MUNIC?PIOS FORAM ESSENCIAIS, POIS ESTES LAN?ARAM DECRETOS DE FECHAMENTO DAS UNIDADES DE ENSINO, AL?M DA SUSPEN??O DE TRANSPORTES INTERESTADUAIS, DA PROIBI??O DE EVENTOS E ENTRE OUTRAS MEDIDAS, BUSCANDO AMENIZAR O CONT?GIO DA DOEN?A. NO QUE TANGE ? ?REA EDUCACIONAL, COM A INTERRUP??O DAS AULAS PRESENCIAIS, HOUVE A NECESSIDADE DE BUSCAR NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA DAR CONTINUIDADE AO CALEND?RIO LETIVO. ASSIM, ADOTOU-SE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS INSTITUI??ES DE ENSINO SUPERIOR E NA EDUCA??O B?SICA, QUE CONSISTE EM AULAS ASS?NCRONAS E S?NCRONAS POR MEIO DE PLATAFORMAS DIGITAIS, DISTRIBUI??O DE CADERNOS DE ATIVIDADES E ORIENTA??ES DOCENTES POR APLICATIVOS DE COMUNICA??O. ESSE CONTEXTO AT?PICO ACARRETOU DIFERENTES DESAFIOS PARA COORDENADORES, DOCENTES E DISCENTES, PELA NECESSIDADE DE TEREM QUE SE ADAPTAR RAPIDAMENTE A UMA NOVA MODALIDADE DE ENSINO QUE N?O ? ACESS?VEL A TODOS, E QUE N?O SUBSTITUI A QUALIDADE DO ENSINO PRESENCIAL. DECERTO, ESSAS ALTERA??ES TAMB?M COMPROMETERAM O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS NO ?MBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID), SOBRE O QUAL ESTA PESQUISA SE DEBRU?A, NO INTUITO DE IDENTIFICAR QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS CONSTATADOS POR BOLSISTAS DO REFERIDO PROGRAMA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR? (UEPA), NUMA PERSPECTIVA DE TRA?AR UM DIAGN?STICO QUALITATIVO DA FORMA??O INICIAL DOCENTE DOS ENVOLVIDOS, BEM COMO DAS CONTRIBUI??ES ?S ESCOLAS DA EDUCA??O B?SICA CONTEMPLADAS POR ESTE. PARA TANTO, ? NECESS?RIA UMA BREVE REVIS?O HIST?RICA DA FORMA??O DOS PROFESSORES NO BRASIL, DESTACANDO AQUILO QUE FOR PERTINENTE ? CRIA??O DO PIBID, E SUA RELEV?NCIA PARA A RELA??O TEORIA E PR?TICA DOCENTE, DESSE MODO, PERCEBER-SE-?O AS IMPLICA??ES DO ENSINO EMERGENCIAL ADOTADAS NO EM DECORR?NCIA DA PANDEMIA. AS AN?LISE E REFLEX?ES PARTEM DO FATO DE QUE UM DOS PROBLEMAS COMUMENTE ENCONTRADOS NA FORMA??O DE LICENCIADOS ? A DIFICULDADE DE ENSINAR A PR?TICA DOCENTE DO COTIDIANO ESCOLAR, QUE CERTAMENTE DIFERE DO AMBIENTE ACAD?MICO. EM OUTRAS PALAVRAS, MESMO QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA POSSUAM DISCIPLINAS PARA A PR?TICA DE ENSINO, A REALIDADE ESCOLAR ? MUITO MAIS COMPLEXA, POR ISSO, ? PELA VIV?NCIA PR?TICA QUE OS DISCENTES, NOS PRIMEIROS ANOS DE CURSO, S?O INSERIDOS NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO PESQUISADORES EM EDUCA??O. MAS, EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E INTERATIVIDADE DIGITAL, ONDE N?O H? A SALA DE AULA, COM TODA A SUA ROTINA E ESTRUTURA F?SICA, HOUVERAM ALTERA??ES NO ENVOLVIMENTO ENTRE OS PROJETOS QUE OPORTUNIZAM A CONEX?O ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, NESSE CASO, O PIBID. ENT?O, FAZ-SE IMPORTANTE VERIFICAR O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO ESTE PROGRAMA SE ADAPTOU E PROMOVEU AS ATIVIDADES DOS BOLSISTAS ENVOLVIDOS NOS SUBPROJETOS DE DIFERENTES ?REAS DO CONHECIMENTO? OBJETIVANDO RESPOSTAS ? QUEST?O, FORAM ELABORADOS QUESTION?RIOS DIGITAIS NO GOOGLE FORMUL?RIO DESTINADOS AOS DOZE CURSOS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO INSTITUCIONAL DA UEPA ?UNIVERSIDADE E ESCOLA: CONSTRUINDO SABERES E TRAJET?RIAS PARA A SUPERA??O DOS DESAFIOS DA/NA FORM(A??O) DE PROFESSORES NO CONTEXTO AMAZ?NICO?, VINCULADO ? COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR (CAPES). OS QUESTION?RIOS CONTINHAM PERGUNTAS ACERCA DO PERFIL DO BOLSISTA, DAS SUAS EXPERI?NCIAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PER?ODO DE 11/2020 A 10/2021. OBTEVE-SE RETORNO DE SOMENTE CINCO CURSOS, SENDO ELES: QU?MICA (BEL?M), PEDAGOGIA (S?O MIGUEL DO GUAM?), HIST?RIA (VIGIA), GEOGRAFIA (IGARAP?-A?U), EDUCA??O F?SICA (ALTAMIRA), SENDO VINTE FORMUL?RIOS RESPONDIDOS POR BOLSISTAS, UM POR SUPERVISOR E DOIS POR COORDENADORAS DE ?REA. MESMO DIANTE DA BAIXA PARTICIPA??O DO P?BLICO-ALVO FRENTE AO N?MERO TOTAL DE SUBPROJETOS EXISTENTES, OBSERVARAM-SE PADR?ES NAS RESPOSTAS QUE PODEM SER PASS?VEIS DE GENERALIZA??O, A CONSIDERAR AS ESTRAT?GIAS DE ENSINO ADOTADAS PELAS ESCOLAS NO ESTADO DO PAR?, PARA O N?O ATRASO DAS ATIVIDADES LETIVAS. PORTANTO, OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE NO QUE SE REFERE AO OBJETIVO PRINCIPAL DO PIBID ? ?PROMOVER A INTERA??O UNIVERSIDADE-ESCOLA, PROPICIANDO UMA EXPERI?NCIA INICIAL PARA GRADUANDOS DE LICENCIATURA NO AMBIENTE ESCOLAR? ? TODAS AS REPOSTAS RELATARAM A IMPOSSIBILIDADE DESSA VIV?NCIA, O QUE LOGICAMENTE J? SE ESPERAVA PELA REALIDADE PAND?MICA VIGENTE, CONTUDO, OS RELATOS DEIXARAM EVIDENTES QUE OS PROFESSORES(AS) PRECISAM ESTAR PREPARADOS PARA SE READAPTAREM N?O S? A EVENTUAIS SITUA??ES DA SALA DE AULA/ESCOLA, MAS TAMB?M A UMA TOTAL MUDAN?A NO MODO DE SE TRANSMITIR OS CONTE?DOS AOS ALUNOS E DE POSSIBILITAR A CONSTRU??O DE SABERES NUMA REALIDADE DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. NESSE SENTIDO, FICOU ENTENDIDO QUE OS DESAFIOS DE SE RECORRER ?S FERRAMENTAS DIGITAIS E US?-LAS DO MELHOR MODO PARA AMENIZAR OS DANOS DESSE APRENDIZADO REMOTO, TAMB?M S?O LEVADOS COMO EXPERI?NCIA POTENCIALMENTE QUALITATIVAS PARA A FORMA??O DOS BOLSISTAS, BEM COMO O APRIMORAMENTO DA PR?TICA DOCENTE DOS SUPERVISORES E COORDENADORES DE ?REA. PARA AL?M DISSO, OS RESULTADOS TAMB?M MANIFESTARAM QUE ALGUNS DOS SUBPROJETOS CONSEGUIRAM CUMPRIR COM A??ES PREVISTAS NOS SEUS CRONOGRAMAS OU ENT?O READAPTARAM-NAS DE FORMAS POSS?VEIS DE EFETIVA??O, SEM DESRESPEITAR O DISTANCIAMENTO SOCIAL. COMO EVIDENCIOU-SE NO RELATO DA BOLSISTA ANA CL?UDIA: ?OPORTUNIZOU-SE APRENDER A FAZER PLANOS DE AULAS, ELABORAR - JUNTAMENTE COM OS SUPERVISORES - OS CADERNOS DE ATIVIDADES REMOTAS, ESTUDO E DISCUSS?O TE?RICA E AINDA A PRODU??O DE ARTIGOS?. COM ISSO, PODE-SE CONSTATAR QUE MESMO NAS ATUAIS CIRCUNST?NCIAS, O PIBID TEM SE REVELADO UM IMPORTANTE ESPA?O DE CONTATO COM A VIV?NCIA DA PROFISS?O DOCENTE, QUE N?O SE ENCERRA NO AMBIENTE TRADICIONAL ESCOLAR, MAS QUE ? RESILIENTE E FLEX?VEL FRENTE OS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM.

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