RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA CODÓ-MA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85400 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 723 "inscrito_id" => 2541 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA CODÓ-MA" "resumo" => "O PROJETO “LETRAR: LETRAS E NÚMEROS” FOI CONSTRUÍDO VISANDO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS DE LEITURA/ESCRITA E DA MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS DO 1º AO 2º ANO CONFORME A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC. TENDO COMO PROPÓSITO AVALIAR O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS; PRODUZIR UM DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DAS TURMAS AVALIADAS; ACOMPANHAR ATRAVÉS DE MONITORIAS, NO CONTRA TURNO, OS ALUNOS QUE AINDA NÃO ESTÃO ALFABETIZADOS (3º AO 5º ANO); DESSA FORMA CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO MUNICIPAL, REDUZINDO AS DESIGUALDADES E PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONFORMIDADE COM AS POLÍTICAS E DIRETRIZES DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. EM DECORRÊNCIA DO ALTO NÚMERO DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS NÃO ALFABETIZADO O PROJETO DIRECIONOU SUAS ATIVIDADES OS ALUNOS DO 3º E 5º ANO QUE NÃO ESTEJAM ALFABETIZADOS. DESSE MODO, APRESENTO O RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PERÍODO DO PRIMEIRO MÓDULO E DO SEGUNDO MÓDULO QUE PARTICIPEI DAS FORMAÇÕES, REUNIÕES ORGANIZADAS PELA PROFESSORA COORDENADORA CRISTIANE DIAS MARTINS, EM QUE ATRAVÉS DAS REUNIÕES ERAM REALIZADO O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA REGÊNCIA, DE MODO IGUAL OS PLANOS DE AULA USADOS PARA VERIFICAÇÃO SE ESTAMOS SEGUINDO OS OBJETIVOS DO PROJETO E DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC. UMA VEZ QUE O PROJETO TEM UMA RELAÇÃO COM A BNCC QUE PROPÕE A MESCLA DE DUAS LINHAS DE ENSINO: A PRIMEIRA INDICA PARA A CENTRALIDADE DO TEXTO E PARA O TRABALHO COM AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA, A SEGUNDA SOMA A ISSO O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES QUE PERMITAM AOS ALUNOS REFLETIREM SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. SENDO A DRA. MAGDA BECKER SOARES UMA DAS ESCRITORAS MAIS DISCUTIDAS NAS REUNIÕES E OUTROS ENCONTROS. O PROJETO INICIOU EM NOVEMBRO EM QUE A DOCENTE ORIENTADORA PROFESSORA CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA ATRAVÉS DO GRUPO CRIADO COM OS RESIDENTES E RECEPTORES USANDO O APLICATIVO DE MENSAGENS INSTANTÂNEA, O WHATSAPP COMUNICOU A DATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-RP. NO PRIMEIRO MÓDULO TEVE FORMAÇÃO, REUNIÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PARA A REGÊNCIA. NO SEGUNDO MODULO AS REUNIÕES CONTINUARAM NO MESMO DIA E HORÁRIO E DEU-SE INÍCIO AOS ATENDIMENTOS NÃO PRESENCIAIS E DEVIDO A DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET E O CELULAR PELAS CRIANÇAS QUE IRIAM PARTICIPAR DO PROGRAMA, APÓS CONVERSAS FICOU ACORDADO QUE SERIA ADOTADO O USO DE VÍDEOS PARA FAZER OS ACOMPANHAMENTOS DAS CRIANÇAS QUE NÃO TIVESSEM COMO PARTICIPAR DAS AULAS ONLINE." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO , ENSINO REMOTO , RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA , ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "626bf817d63bc_29042022113711.pdf" "created_at" => "2022-04-29 11:37:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85400 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 723 "inscrito_id" => 2541 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA CODÓ-MA" "resumo" => "O PROJETO “LETRAR: LETRAS E NÚMEROS” FOI CONSTRUÍDO VISANDO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS DE LEITURA/ESCRITA E DA MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS DO 1º AO 2º ANO CONFORME A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC. TENDO COMO PROPÓSITO AVALIAR O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS; PRODUZIR UM DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DAS TURMAS AVALIADAS; ACOMPANHAR ATRAVÉS DE MONITORIAS, NO CONTRA TURNO, OS ALUNOS QUE AINDA NÃO ESTÃO ALFABETIZADOS (3º AO 5º ANO); DESSA FORMA CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO MUNICIPAL, REDUZINDO AS DESIGUALDADES E PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONFORMIDADE COM AS POLÍTICAS E DIRETRIZES DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. EM DECORRÊNCIA DO ALTO NÚMERO DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS NÃO ALFABETIZADO O PROJETO DIRECIONOU SUAS ATIVIDADES OS ALUNOS DO 3º E 5º ANO QUE NÃO ESTEJAM ALFABETIZADOS. DESSE MODO, APRESENTO O RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PERÍODO DO PRIMEIRO MÓDULO E DO SEGUNDO MÓDULO QUE PARTICIPEI DAS FORMAÇÕES, REUNIÕES ORGANIZADAS PELA PROFESSORA COORDENADORA CRISTIANE DIAS MARTINS, EM QUE ATRAVÉS DAS REUNIÕES ERAM REALIZADO O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA REGÊNCIA, DE MODO IGUAL OS PLANOS DE AULA USADOS PARA VERIFICAÇÃO SE ESTAMOS SEGUINDO OS OBJETIVOS DO PROJETO E DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC. UMA VEZ QUE O PROJETO TEM UMA RELAÇÃO COM A BNCC QUE PROPÕE A MESCLA DE DUAS LINHAS DE ENSINO: A PRIMEIRA INDICA PARA A CENTRALIDADE DO TEXTO E PARA O TRABALHO COM AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA, A SEGUNDA SOMA A ISSO O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES QUE PERMITAM AOS ALUNOS REFLETIREM SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. SENDO A DRA. MAGDA BECKER SOARES UMA DAS ESCRITORAS MAIS DISCUTIDAS NAS REUNIÕES E OUTROS ENCONTROS. O PROJETO INICIOU EM NOVEMBRO EM QUE A DOCENTE ORIENTADORA PROFESSORA CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA ATRAVÉS DO GRUPO CRIADO COM OS RESIDENTES E RECEPTORES USANDO O APLICATIVO DE MENSAGENS INSTANTÂNEA, O WHATSAPP COMUNICOU A DATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-RP. NO PRIMEIRO MÓDULO TEVE FORMAÇÃO, REUNIÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PARA A REGÊNCIA. NO SEGUNDO MODULO AS REUNIÕES CONTINUARAM NO MESMO DIA E HORÁRIO E DEU-SE INÍCIO AOS ATENDIMENTOS NÃO PRESENCIAIS E DEVIDO A DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET E O CELULAR PELAS CRIANÇAS QUE IRIAM PARTICIPAR DO PROGRAMA, APÓS CONVERSAS FICOU ACORDADO QUE SERIA ADOTADO O USO DE VÍDEOS PARA FAZER OS ACOMPANHAMENTOS DAS CRIANÇAS QUE NÃO TIVESSEM COMO PARTICIPAR DAS AULAS ONLINE." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO , ENSINO REMOTO , RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA , ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "626bf817d63bc_29042022113711.pdf" "created_at" => "2022-04-29 11:37:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }