Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA CODÓ-MA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO REMOTO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ALFABETIZAÇÃO Relato de Experiência(RE) ET 07: Alfabetização e letramentos
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85400
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 723
    "inscrito_id" => 2541
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA CODÓ-MA"
    "resumo" => "O PROJETO “LETRAR: LETRAS E NÚMEROS” FOI CONSTRUÍDO VISANDO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS DE LEITURA/ESCRITA E DA MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS DO 1º AO 2º ANO CONFORME A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC. TENDO COMO PROPÓSITO AVALIAR O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS; PRODUZIR UM DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DAS TURMAS AVALIADAS; ACOMPANHAR ATRAVÉS DE MONITORIAS, NO CONTRA TURNO, OS ALUNOS QUE AINDA NÃO ESTÃO ALFABETIZADOS (3º AO 5º ANO); DESSA FORMA CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO MUNICIPAL, REDUZINDO AS DESIGUALDADES E PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONFORMIDADE COM AS POLÍTICAS E DIRETRIZES DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. EM DECORRÊNCIA DO ALTO NÚMERO DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS NÃO ALFABETIZADO O PROJETO DIRECIONOU SUAS ATIVIDADES OS ALUNOS DO 3º E 5º ANO QUE NÃO ESTEJAM ALFABETIZADOS. DESSE MODO, APRESENTO O RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PERÍODO DO PRIMEIRO MÓDULO E DO SEGUNDO MÓDULO QUE PARTICIPEI DAS FORMAÇÕES, REUNIÕES ORGANIZADAS PELA PROFESSORA COORDENADORA CRISTIANE DIAS MARTINS, EM QUE ATRAVÉS DAS REUNIÕES ERAM REALIZADO O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA REGÊNCIA, DE MODO IGUAL OS PLANOS DE AULA USADOS PARA VERIFICAÇÃO SE ESTAMOS SEGUINDO OS OBJETIVOS DO PROJETO E DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC. UMA VEZ QUE O PROJETO TEM UMA RELAÇÃO COM A BNCC QUE PROPÕE A MESCLA DE DUAS LINHAS DE ENSINO: A PRIMEIRA INDICA PARA A CENTRALIDADE DO TEXTO E PARA O TRABALHO COM AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA, A SEGUNDA SOMA A ISSO O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES QUE PERMITAM AOS ALUNOS REFLETIREM SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. SENDO A DRA. MAGDA BECKER SOARES UMA DAS ESCRITORAS MAIS DISCUTIDAS NAS REUNIÕES E OUTROS ENCONTROS. O PROJETO INICIOU EM NOVEMBRO EM QUE A DOCENTE ORIENTADORA PROFESSORA CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA ATRAVÉS DO GRUPO CRIADO COM OS RESIDENTES E RECEPTORES USANDO O APLICATIVO DE MENSAGENS INSTANTÂNEA, O WHATSAPP COMUNICOU A DATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-RP. NO PRIMEIRO MÓDULO TEVE FORMAÇÃO, REUNIÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PARA A REGÊNCIA. NO SEGUNDO MODULO AS REUNIÕES CONTINUARAM NO MESMO DIA E HORÁRIO E DEU-SE INÍCIO AOS ATENDIMENTOS NÃO PRESENCIAIS E DEVIDO A DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET E O CELULAR PELAS CRIANÇAS QUE IRIAM PARTICIPAR DO PROGRAMA, APÓS CONVERSAS FICOU ACORDADO QUE SERIA ADOTADO O USO DE VÍDEOS PARA FAZER OS ACOMPANHAMENTOS DAS CRIANÇAS QUE NÃO TIVESSEM COMO PARTICIPAR DAS AULAS ONLINE."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO , ENSINO REMOTO , RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA , ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "626bf817d63bc_29042022113711.pdf"
    "created_at" => "2022-04-29 11:37:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85400
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 723
    "inscrito_id" => 2541
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA RESIDENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA CODÓ-MA"
    "resumo" => "O PROJETO “LETRAR: LETRAS E NÚMEROS” FOI CONSTRUÍDO VISANDO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS DE LEITURA/ESCRITA E DA MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS DO 1º AO 2º ANO CONFORME A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC. TENDO COMO PROPÓSITO AVALIAR O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS; PRODUZIR UM DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DAS TURMAS AVALIADAS; ACOMPANHAR ATRAVÉS DE MONITORIAS, NO CONTRA TURNO, OS ALUNOS QUE AINDA NÃO ESTÃO ALFABETIZADOS (3º AO 5º ANO); DESSA FORMA CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO MUNICIPAL, REDUZINDO AS DESIGUALDADES E PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONFORMIDADE COM AS POLÍTICAS E DIRETRIZES DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. EM DECORRÊNCIA DO ALTO NÚMERO DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS NÃO ALFABETIZADO O PROJETO DIRECIONOU SUAS ATIVIDADES OS ALUNOS DO 3º E 5º ANO QUE NÃO ESTEJAM ALFABETIZADOS. DESSE MODO, APRESENTO O RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PERÍODO DO PRIMEIRO MÓDULO E DO SEGUNDO MÓDULO QUE PARTICIPEI DAS FORMAÇÕES, REUNIÕES ORGANIZADAS PELA PROFESSORA COORDENADORA CRISTIANE DIAS MARTINS, EM QUE ATRAVÉS DAS REUNIÕES ERAM REALIZADO O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA REGÊNCIA, DE MODO IGUAL OS PLANOS DE AULA USADOS PARA VERIFICAÇÃO SE ESTAMOS SEGUINDO OS OBJETIVOS DO PROJETO E DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC. UMA VEZ QUE O PROJETO TEM UMA RELAÇÃO COM A BNCC QUE PROPÕE A MESCLA DE DUAS LINHAS DE ENSINO: A PRIMEIRA INDICA PARA A CENTRALIDADE DO TEXTO E PARA O TRABALHO COM AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA, A SEGUNDA SOMA A ISSO O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES QUE PERMITAM AOS ALUNOS REFLETIREM SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. SENDO A DRA. MAGDA BECKER SOARES UMA DAS ESCRITORAS MAIS DISCUTIDAS NAS REUNIÕES E OUTROS ENCONTROS. O PROJETO INICIOU EM NOVEMBRO EM QUE A DOCENTE ORIENTADORA PROFESSORA CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA ATRAVÉS DO GRUPO CRIADO COM OS RESIDENTES E RECEPTORES USANDO O APLICATIVO DE MENSAGENS INSTANTÂNEA, O WHATSAPP COMUNICOU A DATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-RP. NO PRIMEIRO MÓDULO TEVE FORMAÇÃO, REUNIÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PARA A REGÊNCIA. NO SEGUNDO MODULO AS REUNIÕES CONTINUARAM NO MESMO DIA E HORÁRIO E DEU-SE INÍCIO AOS ATENDIMENTOS NÃO PRESENCIAIS E DEVIDO A DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET E O CELULAR PELAS CRIANÇAS QUE IRIAM PARTICIPAR DO PROGRAMA, APÓS CONVERSAS FICOU ACORDADO QUE SERIA ADOTADO O USO DE VÍDEOS PARA FAZER OS ACOMPANHAMENTOS DAS CRIANÇAS QUE NÃO TIVESSEM COMO PARTICIPAR DAS AULAS ONLINE."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO , ENSINO REMOTO , RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA , ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "626bf817d63bc_29042022113711.pdf"
    "created_at" => "2022-04-29 11:37:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PROJETO “LETRAR: LETRAS E NÚMEROS” FOI CONSTRUÍDO VISANDO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS DE LEITURA/ESCRITA E DA MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS DO 1º AO 2º ANO CONFORME A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC. TENDO COMO PROPÓSITO AVALIAR O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS; PRODUZIR UM DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DAS TURMAS AVALIADAS; ACOMPANHAR ATRAVÉS DE MONITORIAS, NO CONTRA TURNO, OS ALUNOS QUE AINDA NÃO ESTÃO ALFABETIZADOS (3º AO 5º ANO); DESSA FORMA CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO MUNICIPAL, REDUZINDO AS DESIGUALDADES E PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONFORMIDADE COM AS POLÍTICAS E DIRETRIZES DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. EM DECORRÊNCIA DO ALTO NÚMERO DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS NÃO ALFABETIZADO O PROJETO DIRECIONOU SUAS ATIVIDADES OS ALUNOS DO 3º E 5º ANO QUE NÃO ESTEJAM ALFABETIZADOS. DESSE MODO, APRESENTO O RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PERÍODO DO PRIMEIRO MÓDULO E DO SEGUNDO MÓDULO QUE PARTICIPEI DAS FORMAÇÕES, REUNIÕES ORGANIZADAS PELA PROFESSORA COORDENADORA CRISTIANE DIAS MARTINS, EM QUE ATRAVÉS DAS REUNIÕES ERAM REALIZADO O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA REGÊNCIA, DE MODO IGUAL OS PLANOS DE AULA USADOS PARA VERIFICAÇÃO SE ESTAMOS SEGUINDO OS OBJETIVOS DO PROJETO E DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC. UMA VEZ QUE O PROJETO TEM UMA RELAÇÃO COM A BNCC QUE PROPÕE A MESCLA DE DUAS LINHAS DE ENSINO: A PRIMEIRA INDICA PARA A CENTRALIDADE DO TEXTO E PARA O TRABALHO COM AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA, A SEGUNDA SOMA A ISSO O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES QUE PERMITAM AOS ALUNOS REFLETIREM SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. SENDO A DRA. MAGDA BECKER SOARES UMA DAS ESCRITORAS MAIS DISCUTIDAS NAS REUNIÕES E OUTROS ENCONTROS. O PROJETO INICIOU EM NOVEMBRO EM QUE A DOCENTE ORIENTADORA PROFESSORA CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA ATRAVÉS DO GRUPO CRIADO COM OS RESIDENTES E RECEPTORES USANDO O APLICATIVO DE MENSAGENS INSTANTÂNEA, O WHATSAPP COMUNICOU A DATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-RP. NO PRIMEIRO MÓDULO TEVE FORMAÇÃO, REUNIÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PARA A REGÊNCIA. NO SEGUNDO MODULO AS REUNIÕES CONTINUARAM NO MESMO DIA E HORÁRIO E DEU-SE INÍCIO AOS ATENDIMENTOS NÃO PRESENCIAIS E DEVIDO A DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET E O CELULAR PELAS CRIANÇAS QUE IRIAM PARTICIPAR DO PROGRAMA, APÓS CONVERSAS FICOU ACORDADO QUE SERIA ADOTADO O USO DE VÍDEOS PARA FAZER OS ACOMPANHAMENTOS DAS CRIANÇAS QUE NÃO TIVESSEM COMO PARTICIPAR DAS AULAS ONLINE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.