O PROJETO “LETRAR: LETRAS E NÚMEROS” FOI CONSTRUÍDO VISANDO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS DE LEITURA/ESCRITA E DA MATEMÁTICA DAS CRIANÇAS DO 1º AO 2º ANO CONFORME A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC. TENDO COMO PROPÓSITO AVALIAR O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS; PRODUZIR UM DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DAS TURMAS AVALIADAS; ACOMPANHAR ATRAVÉS DE MONITORIAS, NO CONTRA TURNO, OS ALUNOS QUE AINDA NÃO ESTÃO ALFABETIZADOS (3º AO 5º ANO); DESSA FORMA CONTRIBUIR COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO MUNICIPAL, REDUZINDO AS DESIGUALDADES E PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONFORMIDADE COM AS POLÍTICAS E DIRETRIZES DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. EM DECORRÊNCIA DO ALTO NÚMERO DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS NÃO ALFABETIZADO O PROJETO DIRECIONOU SUAS ATIVIDADES OS ALUNOS DO 3º E 5º ANO QUE NÃO ESTEJAM ALFABETIZADOS. DESSE MODO, APRESENTO O RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PERÍODO DO PRIMEIRO MÓDULO E DO SEGUNDO MÓDULO QUE PARTICIPEI DAS FORMAÇÕES, REUNIÕES ORGANIZADAS PELA PROFESSORA COORDENADORA CRISTIANE DIAS MARTINS, EM QUE ATRAVÉS DAS REUNIÕES ERAM REALIZADO O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA REGÊNCIA, DE MODO IGUAL OS PLANOS DE AULA USADOS PARA VERIFICAÇÃO SE ESTAMOS SEGUINDO OS OBJETIVOS DO PROJETO E DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC. UMA VEZ QUE O PROJETO TEM UMA RELAÇÃO COM A BNCC QUE PROPÕE A MESCLA DE DUAS LINHAS DE ENSINO: A PRIMEIRA INDICA PARA A CENTRALIDADE DO TEXTO E PARA O TRABALHO COM AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA, A SEGUNDA SOMA A ISSO O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES QUE PERMITAM AOS ALUNOS REFLETIREM SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. SENDO A DRA. MAGDA BECKER SOARES UMA DAS ESCRITORAS MAIS DISCUTIDAS NAS REUNIÕES E OUTROS ENCONTROS. O PROJETO INICIOU EM NOVEMBRO EM QUE A DOCENTE ORIENTADORA PROFESSORA CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA ATRAVÉS DO GRUPO CRIADO COM OS RESIDENTES E RECEPTORES USANDO O APLICATIVO DE MENSAGENS INSTANTÂNEA, O WHATSAPP COMUNICOU A DATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-RP. NO PRIMEIRO MÓDULO TEVE FORMAÇÃO, REUNIÃO E PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PARA A REGÊNCIA. NO SEGUNDO MODULO AS REUNIÕES CONTINUARAM NO MESMO DIA E HORÁRIO E DEU-SE INÍCIO AOS ATENDIMENTOS NÃO PRESENCIAIS E DEVIDO A DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET E O CELULAR PELAS CRIANÇAS QUE IRIAM PARTICIPAR DO PROGRAMA, APÓS CONVERSAS FICOU ACORDADO QUE SERIA ADOTADO O USO DE VÍDEOS PARA FAZER OS ACOMPANHAMENTOS DAS CRIANÇAS QUE NÃO TIVESSEM COMO PARTICIPAR DAS AULAS ONLINE.