O PAPEL DO IDEB NA ATUAL POLÍTICA EDUCACIONAL E OS IMPACTOS NO COTIDIANO ESCOLAR – COMO COLABORA O DIRETOR ESCOLAR NESTE CONTEXTO?
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84875 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 799 "inscrito_id" => 2090 "titulo" => "O PAPEL DO IDEB NA ATUAL POLÍTICA EDUCACIONAL E OS IMPACTOS NO COTIDIANO ESCOLAR – COMO COLABORA O DIRETOR ESCOLAR NESTE CONTEXTO?" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO INTEGRA A INVESTIGAÇÃO EM CURSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS DA FACULDADE DE PROFESSORES DA UERJ. A PESQUISA VOLTADA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA COM OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. O ESTUDO DIALOGA COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE MONITORAM E EXERCEM CONTROLE SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO, INTRINSECAMENTE LIGADAS A ATUAÇÃO DO DIRETOR, QUE “INVESTIDO NA DIREÇÃO, ELE CONCENTRA UM PODER QUE LHE CABE COMO FUNCIONÁRIO DO ESTADO” (PARO, 2015, P.43), DESEMPENHANDO UM IMPORTANTE PAPEL NA ELABORAÇÃO, COORDENAÇÃO E CUMPRIMENTO DAS DEMANDAS IMPOSTAS E/OU CONSTRUÍDAS PELA ESCOLA. O TRABALHO E A AUTONOMIA DO DIRETOR ESTÃO LIGADOS A FATORES EXTERNOS E INTERNOS, ISTO É, AOS DIRECIONAMENTOS EMANADOS DE ÓRGÃOS EXTERNOS, HIERARQUICAMENTE SUPERIORES, QUE DETERMINAM O CUMPRIMENTO A LEIS E DIRETRIZES. NESTE CONTEXTO, O DIRETOR ATUA EM CONSONÂNCIA COM O DISPOSTO NA LDB (LEI Nº 9394/96), NO PNE - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (LEI 13.005/2014), E NO PRESCRITO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), ENTRE OUTRAS NORMATIVAS. DESTA FORMA, A ESCOLA SOB SUA GESTÃO É AVALIADA SEGUNDO PARÂMETROS NACIONAIS ESTABELECIDOS, ATRAVÉS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS QUE AFEREM O NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS, E O CRUZAMENTO DE DADOS DE REPROVAÇÃO E EVASÃO, CONSTITUINDO O QUE É DENOMINADO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB, CRIADO PELO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP, EM 2007. COM O OBJETIVO DE MEDIR A QUALIDADE DO ENSINO NACIONAL, O IDEB UTILIZA DIFERENTES INDICADORES PARA DEFINIR SE O DESEMPENHO DA ESCOLA É SATISFATÓRIO, ESTABELECENDO METAS QUE GRADATIVAMENTE VÃO AUMENTANDO. A INVESTIGAÇÃO, AINDA QUE INICIAL, APRESENTA CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES ACERCA DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NA ESCOLA EM PROL DO OBJETIVO DE ALCANÇAR A META DETERMINADA PELO IDEB. O IDEB CONSTITUI-SE EM REFERÊNCIA PARA MENSURAR A QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, E ESTÃO NA BASE DE SUA CONCEPÇÃO O ESTÍMULO AO INDIVIDUALISMO E A MERITOCRACIA. AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA SÃO PARTE DESTA POLÍTICA LIBERAL, ONDE A MERITOCRACIA ESTÁ FUNDAMENTADA NUMA SUPOSTA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES, E NÃO NA IGUALDADE DE RESULTADOS. DESDE PONTO DE VISTA, SÃO DESCONSIDERADAS AS CONDIÇÕES DE QUE PARTEM OS ESTUDANTES, POR EXEMPLO. DESVIA-SE O FOCO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS COMO PRODUTORAS DE RESULTADOS DESIGUAIS. PROVAS NESTE FORMATO ESTIMULAM O MÉRITO PESSOAL, PELA CONQUISTA DE UM BOM DESEMPENHO. FREITAS (2012) ALERTA PARA O RISCO IMPLÍCITO NESTAS POLÍTICAS QUE SELECIONAM DISCIPLINAS DESCONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DE UMA MATRIZ FORMATIVA, QUANTO AO ESTREITAMENTO CURRICULAR PROVOCADO QUANDO OS PROFESSORES PRECISAM SELECIONAR DISCIPLINAS EM DETRIMENTO DE OUTRAS, E NESTA DISCUSSÃO ESPECIFICAMENTE, PARA ALCANÇAR A META DO IDEB. A PESQUISA ESTÁ ANCORADA NA CONCEPÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, FUNDAMENTADA POR DERMEVAL SAVIANI (2007, 2011), CUJO PRINCÍPIO ESTÁ NO HOMEM CONSTITUIR-SE HISTORICAMENTE ENQUANTO SUJEITO, RESGATANDO A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA ESCOLAR EMANCIPATÓRIA, QUE ASSEGURE A DISTRIBUIÇÃO DO SABER SISTEMATIZADO PELA HUMANIDADE E A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS. COM APORTE TEÓRICO CONSONANTE À METODOLOGIA DE PESQUISA PROPOSTA, A ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTRUTURADA NAS ETAPAS REVISÃO DE LITERATURA, APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS (ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS) E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS EM 5 (CINCO) ESCOLAS MUNICIPAIS, PERMITIRÁ UMA ANÁLISE CRÍTICA COERENTE COM OS PRESSUPOSTOS ELENCADOS. O OBJETIVO IDENTIFICAR AS AÇÕES DO DIRETOR QUE PROMOVEM QUALIDADE DE ENSINO E QUE COLABORAM PARA QUE O DESEMPENHO MELHORE DEMANDA UMA DISCUSSÃO ACERCA DO DESEMPENHO ESCOLAR ASSOCIADO A PROPOSTA DO IDEB, O QUE NOS PERMITE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. É IMPRESCINDÍVEL PROBLEMATIZAR A IDEIA DE QUE ESCOLAS COM BOM DESEMPENHO SÃO ESCOLAS DE QUALIDADE DE ENSINO, BEM COMO AÇÕES VOLTADAS UNICAMENTE PARA O ALCANCE MECANICISTA DE ÍNDICES, NÃO IMPLICAM NECESSARIAMENTE EM PROMOVER A TÃO NECESSÁRIA QUALIDADE DE ENSINO. SEM PRETENSÃO DE DISCUTIR NESTE TEXTO A QUESTÃO EM TODA A SUA ABRANGÊNCIA, A PESQUISA EM ANDAMENTO TEM COMO EXPECTATIVA COLABORAR PARA A REFLEXÃO SOBRE A DEMOCRACIA E A FUNÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DA ESCOLA, E SOBRE COMO OS MECANISMOS DE DOMINAÇÃO SE ESTABELECEM NA SOCIEDADE E NA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PADRONIZAÇÃO CURRICULAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA103_ID2090_18112021231057.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA MARÇAL GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "IZABEL MARÇAL" "autor_email" => "izabelmarcal@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84875 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 799 "inscrito_id" => 2090 "titulo" => "O PAPEL DO IDEB NA ATUAL POLÍTICA EDUCACIONAL E OS IMPACTOS NO COTIDIANO ESCOLAR – COMO COLABORA O DIRETOR ESCOLAR NESTE CONTEXTO?" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO INTEGRA A INVESTIGAÇÃO EM CURSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS DA FACULDADE DE PROFESSORES DA UERJ. A PESQUISA VOLTADA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA COM OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE ENSINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. O ESTUDO DIALOGA COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE MONITORAM E EXERCEM CONTROLE SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO, INTRINSECAMENTE LIGADAS A ATUAÇÃO DO DIRETOR, QUE “INVESTIDO NA DIREÇÃO, ELE CONCENTRA UM PODER QUE LHE CABE COMO FUNCIONÁRIO DO ESTADO” (PARO, 2015, P.43), DESEMPENHANDO UM IMPORTANTE PAPEL NA ELABORAÇÃO, COORDENAÇÃO E CUMPRIMENTO DAS DEMANDAS IMPOSTAS E/OU CONSTRUÍDAS PELA ESCOLA. O TRABALHO E A AUTONOMIA DO DIRETOR ESTÃO LIGADOS A FATORES EXTERNOS E INTERNOS, ISTO É, AOS DIRECIONAMENTOS EMANADOS DE ÓRGÃOS EXTERNOS, HIERARQUICAMENTE SUPERIORES, QUE DETERMINAM O CUMPRIMENTO A LEIS E DIRETRIZES. NESTE CONTEXTO, O DIRETOR ATUA EM CONSONÂNCIA COM O DISPOSTO NA LDB (LEI Nº 9394/96), NO PNE - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (LEI 13.005/2014), E NO PRESCRITO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), ENTRE OUTRAS NORMATIVAS. DESTA FORMA, A ESCOLA SOB SUA GESTÃO É AVALIADA SEGUNDO PARÂMETROS NACIONAIS ESTABELECIDOS, ATRAVÉS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS QUE AFEREM O NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS, E O CRUZAMENTO DE DADOS DE REPROVAÇÃO E EVASÃO, CONSTITUINDO O QUE É DENOMINADO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB, CRIADO PELO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP, EM 2007. COM O OBJETIVO DE MEDIR A QUALIDADE DO ENSINO NACIONAL, O IDEB UTILIZA DIFERENTES INDICADORES PARA DEFINIR SE O DESEMPENHO DA ESCOLA É SATISFATÓRIO, ESTABELECENDO METAS QUE GRADATIVAMENTE VÃO AUMENTANDO. A INVESTIGAÇÃO, AINDA QUE INICIAL, APRESENTA CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES ACERCA DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NA ESCOLA EM PROL DO OBJETIVO DE ALCANÇAR A META DETERMINADA PELO IDEB. O IDEB CONSTITUI-SE EM REFERÊNCIA PARA MENSURAR A QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, E ESTÃO NA BASE DE SUA CONCEPÇÃO O ESTÍMULO AO INDIVIDUALISMO E A MERITOCRACIA. AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA SÃO PARTE DESTA POLÍTICA LIBERAL, ONDE A MERITOCRACIA ESTÁ FUNDAMENTADA NUMA SUPOSTA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES, E NÃO NA IGUALDADE DE RESULTADOS. DESDE PONTO DE VISTA, SÃO DESCONSIDERADAS AS CONDIÇÕES DE QUE PARTEM OS ESTUDANTES, POR EXEMPLO. DESVIA-SE O FOCO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS COMO PRODUTORAS DE RESULTADOS DESIGUAIS. PROVAS NESTE FORMATO ESTIMULAM O MÉRITO PESSOAL, PELA CONQUISTA DE UM BOM DESEMPENHO. FREITAS (2012) ALERTA PARA O RISCO IMPLÍCITO NESTAS POLÍTICAS QUE SELECIONAM DISCIPLINAS DESCONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DE UMA MATRIZ FORMATIVA, QUANTO AO ESTREITAMENTO CURRICULAR PROVOCADO QUANDO OS PROFESSORES PRECISAM SELECIONAR DISCIPLINAS EM DETRIMENTO DE OUTRAS, E NESTA DISCUSSÃO ESPECIFICAMENTE, PARA ALCANÇAR A META DO IDEB. A PESQUISA ESTÁ ANCORADA NA CONCEPÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, FUNDAMENTADA POR DERMEVAL SAVIANI (2007, 2011), CUJO PRINCÍPIO ESTÁ NO HOMEM CONSTITUIR-SE HISTORICAMENTE ENQUANTO SUJEITO, RESGATANDO A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA ESCOLAR EMANCIPATÓRIA, QUE ASSEGURE A DISTRIBUIÇÃO DO SABER SISTEMATIZADO PELA HUMANIDADE E A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS. COM APORTE TEÓRICO CONSONANTE À METODOLOGIA DE PESQUISA PROPOSTA, A ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTRUTURADA NAS ETAPAS REVISÃO DE LITERATURA, APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS (ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS) E ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS EM 5 (CINCO) ESCOLAS MUNICIPAIS, PERMITIRÁ UMA ANÁLISE CRÍTICA COERENTE COM OS PRESSUPOSTOS ELENCADOS. O OBJETIVO IDENTIFICAR AS AÇÕES DO DIRETOR QUE PROMOVEM QUALIDADE DE ENSINO E QUE COLABORAM PARA QUE O DESEMPENHO MELHORE DEMANDA UMA DISCUSSÃO ACERCA DO DESEMPENHO ESCOLAR ASSOCIADO A PROPOSTA DO IDEB, O QUE NOS PERMITE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. É IMPRESCINDÍVEL PROBLEMATIZAR A IDEIA DE QUE ESCOLAS COM BOM DESEMPENHO SÃO ESCOLAS DE QUALIDADE DE ENSINO, BEM COMO AÇÕES VOLTADAS UNICAMENTE PARA O ALCANCE MECANICISTA DE ÍNDICES, NÃO IMPLICAM NECESSARIAMENTE EM PROMOVER A TÃO NECESSÁRIA QUALIDADE DE ENSINO. SEM PRETENSÃO DE DISCUTIR NESTE TEXTO A QUESTÃO EM TODA A SUA ABRANGÊNCIA, A PESQUISA EM ANDAMENTO TEM COMO EXPECTATIVA COLABORAR PARA A REFLEXÃO SOBRE A DEMOCRACIA E A FUNÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DA ESCOLA, E SOBRE COMO OS MECANISMOS DE DOMINAÇÃO SE ESTABELECEM NA SOCIEDADE E NA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PADRONIZAÇÃO CURRICULAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA103_ID2090_18112021231057.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABEL CRISTINA MARÇAL GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "IZABEL MARÇAL" "autor_email" => "izabelmarcal@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }