ESTE TRABALHO FAZ PARTE DA MINHA PESQUISA DE MESTRADO NA QUAL TRATEI DE CONTRIBUIÇÕES DO CINEMA NACIONAL E DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DIALÓGICA COM BASE NA FILOSOFIA E PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA MINHA PESQUISA VEIO COM AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ESTUDANTES SOBRE OS CONCEITOS CIENTÍFICOS. DIVERSOS PESQUISADORES EM DIFERENTES PAÍSES TRATARAM DESSAS NOÇÕES DOS ESTUDANTES POR ANOS E SE TORNOU NECESSÁRIO UMA SISTEMATIZAÇÃO DE TUDO QUE FOI PESQUISADO. ASSIM, BUSCANDO CONTRIBUIR COM ESSA SISTEMATIZAÇÃO, O MEU OBJETIVO COM ESSE TRABALHO É INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE CONCEITOS ECOLÓGICOS NA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIA NO BRASIL E NO EXTERIOR. PARA ISSO, REALIZEI UM MAPEAMENTO DE TRABALHOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS EM DOIS SITES DE PESQUISA VIRTUAL COM DIFERENTES DESCRITORES, E COM ESSE TRABALHO ENCONTREI 4 PESQUISAS REALIZADAS FORA DO BRASIL QUE APRESENTAM DIVERSAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE CONCEITOS ECOLÓGICOS. COM ESSA BREVE SISTEMATIZAÇÃO ESPERO CONTRIBUIR COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE BUSCAM TRABALHAR SEUS CONTEÚDOS PARTINDO DAS IDEIAS E VISÕES QUE OS ESTUDANTES CARREGAM CONSIGO DE SABERES CONSTRUÍDOS EM OUTROS CONTEXTOS QUE NÃO O DA ESCOLA.