A OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE PONTES DE MACARRÃO, QUE SERÁ APLICADA JUNTAMENTE COM OS ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – E.M., OBJETIVA TRABALHAR OS CONCEITOS DA GEOMETRIA ESPACIAL, FAZENDO UMA BREVE REVISÃO DE TODA A GEOMETRIA BÁSICA, QUE É TRABALHADA NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO. A JUSTIFICATIVA DA APLICAÇÃO DESSA OFICINA TEM COMO BASE A MOTIVAÇÃO PARA RETOMADA DOS ESTUDOS DA MATEMÁTICA DE FORMA PRÁTICA NO E.M., CONSIDERANDO O CONTEXTO PANDÊMICO QUE DIFICULTA O ENTENDIMENTO E GERA DESINTERESSE PELOS ESTUDOS MATEMÁTICOS. A CONSTRUÇÃO DAS PONTES DE MACARRÃO É UMA ATIVIDADE QUE DESPERTA O INTERESSE NOS ALUNOS, POR SER UMA ATIVIDADE DIFERENCIADA NO CONTEXTO ESCOLAR, SENDO ASSIM, TORNA-SE MAIS ATRATIVA E AUXILIA NO ENTENDIMENTO DE FORMA MAIS CONCRETA, PERMITINDO A VISUALIZAÇÃO DA APLICAÇÃO MATEMÁTICA DESDE OBRAS MAIS COMPLEXAS DA ENGENHARIA ATÉ SITUAÇÕES CORRIQUEIRAS DO DIA A DIA. O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE SE DARÁ EM FORMA DE OFICINA COMO PROPOSTA PARA PRÁTICA COMPLEMENTAR DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS DA MATEMÁTICA DIRECIONADA AOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PROGRAMA PIBID DO UNI-FACEF – CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE FRANCA, QUE SERÁ APLICADA PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA COM AUXÍLIO DA PROFESSORA SUPERVISORA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA E DA ORIENTADORA DO PRESENTE TRABALHO. SERÃO CONSTRUÍDAS PONTES DE MACARRÃO COM O INTUITO DE EXPLORAR ALGUNS CONCEITOS DE GEOMETRIA ESPACIAL, BEM COMO REVISAR OS PONTOS PRINCIPAIS SOBRE RETAS, ÂNGULOS, TRIÂNGULOS, QUADRILÁTEROS E TRIGONOMETRIA. AS PONTES SERÃO CONSTRUÍDAS COM BASE NO MODELO DE TRELIÇAS PLANAS NAS LATERAIS E TRAVAMENTO DIAGONAL SUPERIOR, MODELO ESSE UTILIZADO, NA ENGENHARIA CIVIL, EM PONTES DE PEQUENO A GRANDE PORTE DEVIDO AO CUSTO MAIS ACESSÍVEL SE COMPARADO ÀS DEMAIS ESTRUTURAS. OS MATERIAIS EMPREGADOS NA CONSTRUÇÃO DAS PONTES SERÃO: MACARRÃO TIPO ESPAGUETE, COLA BRANCA, PAPEL QUADRICULADO PARA CONFECÇÃO DOS MOLDES, TESOURA E RÉGUA. NO DECORRER DA CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA DAS PONTES, SERÃO INTRODUZIDOS E RELEMBRADOS OS CONCEITOS DE RETAS PARALELAS E PERPENDICULARES, TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS, O CONCEITO DE TRELIÇA UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO, DESTACANDO O TRIÂNGULO COMO FIGURA RÍGIDA E JUSTIFICANDO SUA UTILIZAÇÃO NAS ÁREAS CITADAS E O CONCEITO DA FORMAÇÃO DO PRISMA AO JUNTAR AS LATERAIS E AS BASES DA PONTE. A CONSTRUÇÃO DAS PONTES DE MACARRÃO COMEÇARÁ A PARTIR DE DUAS RETAS PARALELAS QUE DARÃO INÍCIO AS LATERAIS DAS PONTES, SENDO O CONCEITO DE PARALELISMO FUNDAMENTAL NA GEOMETRIA PLANA, POIS ESSAS DUAS RETAS NÃO APRESENTAM PONTO EM COMUM, OU SEJA, NÃO SE ENCONTRAM NUNCA, MANTENDO A MESMA DISTÂNCIA EM TODO O SEU COMPRIMENTO. DE ACORDO COM DOLCE E POMPEO (1993, P. 61) “DUAS RETAS SÃO PARALELAS SE, E SOMENTE SE, SÃO COINCIDENTES (IGUAIS) OU SÃO COPLANARES E NÃO TEM NENHUM PONTO COMUM.” EM SEGUIDA, SERÃO ESTRUTURADAS TRÊS RETAS PERPENDICULARES ÀS PARALELAS E EQUIDISTANTES ENTRE SI, DIVIDINDO AS LATERAIS DAS PONTES EM PARTES IGUAIS, SENDO UMA PREPARAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA ESTRUTURA TRELIÇADA, QUE TEM A FUNÇÃO DE PROPORCIONAR RIGIDEZ. OS ELEMENTOS FINAIS QUE DEFINIRÃO A ESTRUTURA EM QUESTÃO COMO UMA TRELIÇA, SÃO AS RETAS DIAGONAIS ENTRE AS PERPENDICULARES QUE DIVIDEM O QUADRILÁTERO EM TRIÂNGULOS, OU SEJA, SÃO RETAS TRANSVERSAIS. SEGUNDO MACHADO (2016, P. 56), TRELIÇAS SÃO ESTRUTURAS COMPOSTAS DE “[...] TRIÂNGULOS INTERLIGADOS, CAPAZES DE SUPORTAR E TRANSPORTAR AS FORÇAS DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO DE MODO EQUILIBRADO, DE FORMA A NÃO PERMITIR QUE A ESTRUTURA ENTORTE OU QUEBRE.” A ESTRUTURA TRELIÇADA É BASEADA EM TRIÂNGULOS, POIS O TRIÂNGULO É A FORMA GEOMÉTRICA MAIS RÍGIDA EXISTENTE, NÃO HAVENDO POSSIBILIDADE DE ALTERAR AS MEDIDAS DE SEUS ÂNGULOS INTERNOS SEM ALTERAR O COMPRIMENTO DE AO MENOS UM DE SEUS LADOS. ASSIM, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE O TRIÂNGULO NÃO SE DEFORMA. A PARTE SUPERIOR DAS PONTES SERÃO TAMBÉM UMA ESTRUTURA TRELIÇADA, MAS COM DUAS DIAGONAIS DE TRAVAMENTO, NA ENGENHARIA CHAMADAS DE CONTRAVENTAMENTO. JÁ OS TABULEIROS (BASES) DAS PONTES, SERÃO CONSTRUÍDOS COM VÁRIAS RETAS NO SENTIDO DO COMPRIMENTO DAS PONTES QUE FORMARÃO ÁREAS PLANAS RETANGULARES. CONFORME DOLCE E POMPEO (1993, P. 315) A ÁREA DE UM RETÂNGULO É DADA PELO PRODUTO ENTRE SEU LADO MAIOR E SEU LADO MENOR, DEFININDO O ESPAÇO OCUPADO POR ESSA FIGURA GEOMÉTRICA. EM SÍNTESE, A JUNÇÃO DE TODOS OS COMPONENTES DAS PONTES (LATERAIS, PARTE SUPERIOR E BASE) FORMARÃO UMA FIGURA TRIDIMENSIONAL, UM PRISMA TRAPEZOIDAL NÃO SÓLIDO. COM A APLICAÇÃO DESSA OFICINA, OS AUTORES ESPERAM QUE SEJAM POSSÍVEIS ALGUNS RESULTADOS POR PARTE DOS EDUCANDOS, PARA QUE O OBJETIVO PRINCIPAL POSSA SER ALCANÇADO, ALÉM DO MAIS, A OFICINA É UMA FORMA DE TRAZER USOS REAIS DA MATEMÁTICA PARA UTILIZAÇÃO NO DIA A DIA, O QUE PERMITIRÁ AOS ALUNOS OBSERVAREM A NECESSIDADE DE SE COMPREENDER ESSA DISCIPLINA NÃO SÓ PARA FINS ESCOLARES, MAS PARA A VIDA E APLICAÇÕES PROFISSIONAIS. ASSIM, OS RESULTADOS ESPERADOS SÃO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DAS PONTES DE FORMA PRÁTICA POR PARTE DOS ALUNOS; O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE TRABALHO EM EQUIPE, COOPERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E O DESENVOLVIMENTO DO TRIPÉ EDUCACIONAL QUE ENVOLVE O CONTEÚDO, A PRÁTICA E A QUESTÃO RELACIONAL, PARA QUE ELES SAIAM DO LUGAR DE ESPECTADORES PARA O LUGAR DE ATORES E PROCUREM, POR SI MESMOS, QUAIS CAMINHOS DEVEM PERCORRER PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS; E, POR ÚLTIMO, O DESPERTAR DO INTERESSE E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS PELA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE CONCRETA, DADO O CONTEXTO DE PANDEMIA E A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS.