Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A FORMAÇÃO INICIAL DOS FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS IX - UNEB

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA, REPRESENTAÇÃO DISCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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FRENTE À GRANDEZA E RELEVÂNCIA DO TEMA, MAIS DO QUE TOMAR POSIÇÕES A CERCA DE COMO DEVEM SER FORMADOS OS PROFESSORES, O PROBLEMA INVESTIGADO FOI: COMO ACONTECE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA TURMA 2017 DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH) CAMPUS IX EM BARREIRAS? DESTA FORMA, ESTE TRABALHO DESDOBROU-SE EM PESQUISAR AS REPRESENTAÇÕES DOS FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNEB-DCH / IX SOBRE A SUA FORMAÇÃO DOCENTE. PRETENDEU-SE ESPECIFICAMENTE ABORDAR AS REPRESENTAÇÕES DOS DISCENTES EM RELAÇÃO AO CURSO, DIAGNOSTICANDO A APREENSÃO DOS SABERES INERENTES À PROFISSÃO DOCENTE QUANTO AOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E ESPECÍFICOS E SINTETIZANDO O OLHAR CONSTRUÍDO PELA TURMA 2017 SOBRE A CARREIRA PROFISSIONAL. A PROPOSTA DESSA PESQUISA JUSTIFICOU-SE EM TRAZER SUBSÍDIOS PARA POSSÍVEIS ADEQUAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA O REDIMENSIONAMENTO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BEM COMO DESDOBRAMENTOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA. O UNIVERSO DE PESQUISADOS NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) NO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH) CAMPUS IX FOI COMPOSTO DE 16 FORMANDOS DA TURMA 2017, MATRICULADOS NO COMPONENTE CURRICULAR (EDC005) ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, SENDO ESTA A ÚLTIMA DISCIPLINA PEDAGÓGICA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO. ESTA PESQUISA PERMEOU POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ABRANGENDO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR 21 QUESTÕES LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE). AS ENTREVISTAS ACONTECERAM ENTRE OS MESES DE SETEMBRO A NOVEMBRO DE 2019. AO AVALIAR O RESULTADO DAS QUESTÕES OBSERVOU-SE SIMILARIDADE NAS RESPOSTAS E POR ESTE MOTIVO OPTOU-SE EM DAR EVIDÊNCIA AQUELAS QUE ABRANGIAM O ÂMAGO DA PESQUISA LEVANDO-SE TAMBÉM EM CONSIDERAÇÃO AS REGRAS DE SUBMISSÃO PARA RESUMO EXPANDIDO. SEGUINDO UMA TENDÊNCIA NACIONAL DE DISCUSSÕES A RESPEITO DOS CURSOS DE LICENCIATURA FOI PERGUNTADO AOS FORMANDOS A SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS OS MOTIVOS QUE OS LEVARAM A OPTAR PELO CURSO LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS? DENTRE OS ALUNOS ENTREVISTADOS, A MAIORIA OPTOU PELO CURSO POR APRESENTAREM AFINIDADE COM A ÁREA DA BIOLOGIA. A FALTA DE OPÇÃO TAMBÉM FOI CITADA POR ESTES FORMANDOS, O QUE SE SUPÕE QUE DEVA ESTAR RELACIONADA AO FATO DE QUE A UNIVERSIDADE OFERECE SOMENTE A MODALIDADE LICENCIATURA, O QUE INEVITAVELMENTE PREPARA PARA A DOCÊNCIA, JÁ QUE ESTA NÃO É O OBJETIVO DA MAIORIA DOS DISCENTES PESQUISADOS. “TODAVIA NÃO É FÁCIL AO LICENCIADO IDENTIFICAR-SE COM A PROFISSÃO DE DOCENTE, CUJA IMAGEM SOCIAL NÃO OFERECE REFERÊNCIAS POSITIVAS, COMUNS E MOBILIZADORAS” (GUIMARÃES, 2004 P. 60). CONTINUANDO COM AS REPRESENTAÇÕES DOS FORMANDOS SOBRE O CURSO, SE FEZ O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM O CURSO? DOS DEZESSEIS ENTREVISTADOS, DOZE AFIRMARAM NÃO ESTAR SATISFEITOS, APESAR DE A MAIORIA DOS FORMANDOS TEREM ESCOLHIDO O CURSO NÃO PELO DESEJO EM SER PROFESSOR, MAS PELA AFINIDADE COM ASSUNTOS BIOLÓGICOS. NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES, O CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNEB-DCH-IX ESTÁ SEM IDENTIDADE, OU SEJA, OS FORMANDOS NÃO SÃO BACHARÉIS, POIS A CARGA HORÁRIA DO CURSO NÃO CONTEMPLA TAL FORMAÇÃO E, TAMBÉM, NÃO SE SENTEM PROFESSORES, PORQUE DESDE O INÍCIO NÃO DESEJAVAM TAL PROFISSÃO SUGERE-SE TAMBÉM QUE TALVEZ O PRÓPRIO CURSO NÃO TENHA PROPORCIONADO CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DESTES FORMANDOS. PARA NENHUM DOS FORMANDOS PESQUISADOS O CURRÍCULO DO CURSO PROPORCIONOU A FORMAÇÃO DE UM “BOM PROFESSOR” DE BIOLOGIA. ESTA PESQUISA ENTENDE A AFIRMAÇÃO POR “BOM PROFESSOR” AQUELE QUE CONTEMPLA AS CARACTERÍSTICAS, HABILIDADES, CONHECIMENTOS, COMPETÊNCIAS E ATITUDES NECESSÁRIAS AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. O RESULTADO AQUI ENCONTRADO NÃO É DIFERENTE DA REALIDADE CURRICULAR DE OUTRAS UNIVERSIDADES, POIS SEGUNDO MALUCELLI (2007), QUEM CONVIVE NO COTIDIANO UNIVERSITÁRIO SABE QUE HÁ UM GRANDE AFÃ EM RELAÇÃO À NECESSIDADE DE MUDANÇA CURRICULAR NESSE ÂMBITO.  AS RESPOSTAS DADAS PELOS PESQUISADOS É QUASE UNANIME: CONSIDERAM UMA PROFISSÃO MUITO IMPORTANTE E NOBRE, PORÉM MUITO DESVALORIZADA. “O PESSIMISMO E A BAIXA AUTOESTIMA GENERALIZADOS, QUASE IMPOSTOS PELO CONTEXTO SOCIAL E PELA CONDIÇÃO PROFISSIONAL VIVIDA NA DOCÊNCIA, SÃO REALIDADES QUE AFETAM SERIAMENTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES” (GUIMARÃES, 2004, P. 90). CONCLUI-SE QUE O CURSO PRIORIZA AS DISCIPLINAS DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO, O QUE CORROBORA COM KRASILCHIK (2008), QUE DIZ QUE O CURRÍCULO FOI ATRAVANCADO POR DISCIPLINAS CHAMADAS INSTRUMENTAIS OU PROFISSIONALIZANTES BASEADO NA RACIONALIDADE TÉCNICA. CONSTATOU-SE QUANTO ÀS REPRESENTAÇÕES DOS FORMANDOS DA TURMA 2017 HAVER UMA INSATISFAÇÃO COM O CURSO EM RAZÃO DO CURRÍCULO EXISTENTE NÃO ARTICULAR O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO COM AS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DE NATUREZA BIOLÓGICA O QUE COMPROMETE A ATIVIDADE FINALÍSTICA QUE É A FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

MUITAS PESQUISAS E TRABALHOS TÊM SIDO REALIZADOS COM O OBJETIVO DE MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO E ESTES TÊM PROPOSTO QUE ESTA QUALIDADE ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES (GIL-PEREZ; CARVALHO, 1993; PEREIRA, 2000; GUIMARÃES, 2004; MALUCELLI, 2007; KRASILCHIK, 2008). PARA AUTORES COMO PEREIRA (2000), E MALUCELLI (2007), AS LICENCIATURAS, EM GERAL, E, TAMBÉM, NESTE CASO, AS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, APRESENTAM-SE COMO CURSOS HÍBRIDOS EM QUE PARTE DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS NÃO SE ARTICULA COM AS DISCIPLINAS DE NATUREZA PEDAGÓGICA. SABENDO-SE DO CONTINGENTE DE PESQUISAS VOLTADAS À EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA BUSCOU-SE NESTE ESTUDO TRAZER À LUZ DA DISCUSSÃO UMA QUESTÃO POUCA AVENTADA NO MEIO ACADÊMICO: A FORMAÇÃO INICIAL SOB O OLHAR DA REPRESENTAÇÃO DISCENTE. 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A FALTA DE OPÇÃO TAMBÉM FOI CITADA POR ESTES FORMANDOS, O QUE SE SUPÕE QUE DEVA ESTAR RELACIONADA AO FATO DE QUE A UNIVERSIDADE OFERECE SOMENTE A MODALIDADE LICENCIATURA, O QUE INEVITAVELMENTE PREPARA PARA A DOCÊNCIA, JÁ QUE ESTA NÃO É O OBJETIVO DA MAIORIA DOS DISCENTES PESQUISADOS. “TODAVIA NÃO É FÁCIL AO LICENCIADO IDENTIFICAR-SE COM A PROFISSÃO DE DOCENTE, CUJA IMAGEM SOCIAL NÃO OFERECE REFERÊNCIAS POSITIVAS, COMUNS E MOBILIZADORAS” (GUIMARÃES, 2004 P. 60). CONTINUANDO COM AS REPRESENTAÇÕES DOS FORMANDOS SOBRE O CURSO, SE FEZ O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: VOCÊ ESTÁ SATISFEITO COM O CURSO? DOS DEZESSEIS ENTREVISTADOS, DOZE AFIRMARAM NÃO ESTAR SATISFEITOS, APESAR DE A MAIORIA DOS FORMANDOS TEREM ESCOLHIDO O CURSO NÃO PELO DESEJO EM SER PROFESSOR, MAS PELA AFINIDADE COM ASSUNTOS BIOLÓGICOS. NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES, O CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNEB-DCH-IX ESTÁ SEM IDENTIDADE, OU SEJA, OS FORMANDOS NÃO SÃO BACHARÉIS, POIS A CARGA HORÁRIA DO CURSO NÃO CONTEMPLA TAL FORMAÇÃO E, TAMBÉM, NÃO SE SENTEM PROFESSORES, PORQUE DESDE O INÍCIO NÃO DESEJAVAM TAL PROFISSÃO SUGERE-SE TAMBÉM QUE TALVEZ O PRÓPRIO CURSO NÃO TENHA PROPORCIONADO CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DESTES FORMANDOS. PARA NENHUM DOS FORMANDOS PESQUISADOS O CURRÍCULO DO CURSO PROPORCIONOU A FORMAÇÃO DE UM “BOM PROFESSOR” DE BIOLOGIA. ESTA PESQUISA ENTENDE A AFIRMAÇÃO POR “BOM PROFESSOR” AQUELE QUE CONTEMPLA AS CARACTERÍSTICAS, HABILIDADES, CONHECIMENTOS, COMPETÊNCIAS E ATITUDES NECESSÁRIAS AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. O RESULTADO AQUI ENCONTRADO NÃO É DIFERENTE DA REALIDADE CURRICULAR DE OUTRAS UNIVERSIDADES, POIS SEGUNDO MALUCELLI (2007), QUEM CONVIVE NO COTIDIANO UNIVERSITÁRIO SABE QUE HÁ UM GRANDE AFÃ EM RELAÇÃO À NECESSIDADE DE MUDANÇA CURRICULAR NESSE ÂMBITO. AS RESPOSTAS DADAS PELOS PESQUISADOS É QUASE UNANIME: CONSIDERAM UMA PROFISSÃO MUITO IMPORTANTE E NOBRE, PORÉM MUITO DESVALORIZADA. “O PESSIMISMO E A BAIXA AUTOESTIMA GENERALIZADOS, QUASE IMPOSTOS PELO CONTEXTO SOCIAL E PELA CONDIÇÃO PROFISSIONAL VIVIDA NA DOCÊNCIA, SÃO REALIDADES QUE AFETAM SERIAMENTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES” (GUIMARÃES, 2004, P. 90). CONCLUI-SE QUE O CURSO PRIORIZA AS DISCIPLINAS DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO, O QUE CORROBORA COM KRASILCHIK (2008), QUE DIZ QUE O CURRÍCULO FOI ATRAVANCADO POR DISCIPLINAS CHAMADAS INSTRUMENTAIS OU PROFISSIONALIZANTES BASEADO NA RACIONALIDADE TÉCNICA. CONSTATOU-SE QUANTO ÀS REPRESENTAÇÕES DOS FORMANDOS DA TURMA 2017 HAVER UMA INSATISFAÇÃO COM O CURSO EM RAZÃO DO CURRÍCULO EXISTENTE NÃO ARTICULAR O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO COM AS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DE NATUREZA BIOLÓGICA O QUE COMPROMETE A ATIVIDADE FINALÍSTICA QUE É A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

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