O PRESENTE TRABALHO, OBJETIVA A REFLEXÃO E DISCUSSÃO ACERCA DOS DESAFIOS OCASIONADOS PELO ENSINO REMOTO, EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS/RN E AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN, CAMPUS AVANÇADO DE PAU DOS FERROS CAPF. ATRAVÉS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, A PESQUISA TRATOU DA IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PRÉ-ESCOLA E NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL E CULTURAL DAS CRIANÇAS E AS CONSEQUÊNCIAS QUE O PRESENTE CONTEXTO PANDÊMICO TROUXE A ESTE DESENVOLVIMENTO. DESTACOU-SE TAMBÉM, A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DO PIBID, QUE DESENVOLVEM PLANEJAMENTOS E ATIVIDADES LÚDICAS, COMO FORMA DE FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS.