O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) É UMA PROPOSTA QUE OBJETIVA VALORIZAR A APROXIMAÇÃO ENTRE FUTUROS(AS) PROFESSORES E AS SALAS DE AULA DA REDE PÚBLICA. DEVIDO AO ATUAL CONTEXTO DE PANDEMIA PELO VÍRUS SARS-COV-2, HOUVE A NECESSIDADE DE ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS PRESENCIAIS QUE FORAM INVIABILIZADAS, CRIANDO NOVAS ESTRATÉGIAS A SEREM ADOTADAS NAS AULAS DO ENSINO REMOTO. O COMEÇO DO PROJETO FOI MARCADO POR CICLOS FORMATIVOS COM ENFOQUE EM AUTORES DO PENSAMENTO SISTÊMICO, COMO FRITJOF CAPRA, H. MATURANA, EDGAR MORIN, ENTRE OUTROS. NOS MOMENTOS FORMATIVOS COM O PROFESSOR SUPERVISOR OCORRERAM OBSERVAÇÕES DAS AULAS E O ESTUDO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO NEWTON, SUCEDIDA PELA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM BIOQUÍMICA, COMPOSTA POR AULAS QUE ABORDARAM AS BASES BIOQUÍMICAS E METABOLISMO ENERGÉTICO. O MATERIAL REALIZADO PELOS(AS) PIBIDIANOS(AS) FOI MINISTRADO AOS(ÀS) ESTUDANTES ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET, CONSTITUÍDO DE AULAS EXPOSITIVAS E LÚDICAS ATRAVÉS DO PROGRAMA POWER POINT. TAMBÉM FORAM APLICADOS MATERIAIS EDUCACIONAIS POR MEIO DE OUTRAS PLATAFORMAS, COMO KAHOOT E QUIZUR, PROMOVENDO DIÁLOGO E FIXAÇÃO DA MATÉRIA. AO FIM DA ETAPA FICOU EVIDENTE QUE O ENSINO DE FORMA REMOTA APRESENTA SUAS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES. SENDO ASSIM, PODE-SE EVIDENCIAR A PROBLEMÁTICA DAS INIQUIDADES SOCIAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS, ONDE O ENSINO REMOTO ATUOU COMO UMA ESPÉCIE DE AFASTAMENTO, AUMENTANDO A EVASÃO ESCOLAR. PARA TANTO, NECESSITA-SE DE ANÁLISE, ATRAVÉS DE DIÁLOGOS E PLANEJAMENTO COM A COMUNIDADE BUSCANDO MELHORIAS SOCIAIS E ESSAS EM PROL DA EDUCAÇÃO.