ESTE TEXTO FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DAS DISCUSSÕES DO SUBPROJETO “LER, ESCREVER E CONTAR: O TRABALHO COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA” DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) VINCULADO AO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR (IM) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ), DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM A REDE MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU, TENDO A ESCOLA CAMPO: A ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO, LOCALIZADA NO CENTRO DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU NA BAIXADA FLUMINENSE. INICIALMENTE CONSTRUÍDO PELA EQUIPE DE 8 BOLSISTAS, 2 VOLUNTÁRIOS, 1 SUPERVISOR E 1 COORDENADOR, AQUI REPRESENTADOS PELOS AUTORES LOCADOS ACIMA.O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL SELECIONAR E CONTEXTUALIZAR ALGUMAS QUESTÕES SOBRE PROCESSO DE LETRAMENTO NO BRASIL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, DESTACANDO UMA AUTORA PRINCIPAL QUE ABORDA O LETRAMENTO EM SEUS ESCRITOS, A PROFESSORA EMÉRITA MAGDA SOARES. OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DA PESQUISA REITERAM A IMPORTÂNCIA DA ESPECIFICIDADE DO LETRAMENTO. POR FIM, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DO DEBATE DAS ESPECIFICIDADES DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO COM OS PROFESSORES/AS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA QUE TORNE O PROCESSO DA AQUISIÇÃO DO CÓDIGO ALFABÉTICO E DO SEU USO SOCIAL ACESSÍVEL A TODOS E TODAS.