REIS, Maria Regina Alves Dos. Africanidades e afrobrasilidades na sala de aula-eja. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8484>. Acesso em: 05/11/2024 14:54
O presente artigo mostra as atividades desenvolvidas no projeto africanidades e afrobrasilidades na sala de aula-EJA. Este projeto propõe contribuir para ampliar o debate em torno da História da África e cultura afro- brasileira na sala de aula - EJA sendo desenvolvimento a partir das orientações reflexivas presentes nas diretrizes curriculares nacionais para a educação étnico –raciais e em consonância com o projeto político pedagógico da Escola Estadual Professor Cardoso-Alagoa Nova -PB, visando despertar para uma ação reflexiva e crítica que dialogue com os diversos saberes e fazeres dos afrodescendentes para a construção de uma educação antirracista. Nesse sentido refletimos junto à comunidade escolar sobre as representações dos afro-brasileiros e africanos na Historiografia Brasileira. O projeto possibilitou aos alunos um outro olhar sobre a História da África e a cultura afro-brasileira através e leituras compartilhadas em grupo, trabalhos e planejamentos dos seminários que serão apresentados pelos próprios alunos, atividades em dupla e em equipe. A lei 10.639/03 determina que todas as escolas brasileiras da educação básica, privadas ou públicas, devem incorporar em suas práticas a questão das relações étnico raciais. Para fundamentar a discurssão contamos com acontribuição de teóricos como: Favero (2010), que discute sobre a questão do preconceito racial dentro do ambiente escolar, GOMES, 2006. MUNANGA, 1999. Nilma Lino Gomes que mostram uma proposta pedagógica que contempla a diversidade étnica e racial dos sujeitos da EJA.